Quando a Honda apresentou o novo Civic Type R na semana passada, não disse qualquer detalhe sobre as especificações técnicas, afirmando somente que terá um 2.0 turbo mais potente do que o anterior. Fazer mistério não adiantou muita coisa, pois a potência acabou revelada no folheto de apresentação do carro para os clientes no Japão, mostrando que terá 330 cv, 10 cv a mais do que a geração anterior. O esportivo será lançado no Brasil em 2023.
De acordo com o site Tire Meets Road, a Honda começou a mandar o material do novo Civic Type R para alguns clientes no Japão e, em uma das páginas, estão os detalhes sobre o motor 2.0 turbo de quatro cilindros. Na versão japonesa, o hot hatch contará com 330 cv a 6.500 rpm e um torque máximo de 42,8 kgfm entre 2.600 e 4.000 rpm. Isto significa que ficou 10 cv mais potente, enquanto o torque subiu 2 kgfm.
Ainda não sabemos se esta será exatamente a potência do Civic Type R que será vendido no Brasil. Isto porque o esportivo teve uma variante um pouco mais fraca em alguns mercados como os Estados Unidos, por conta das emissões. Tudo indica que o carro virá do Japão, mas precisamos esperar por uma confirmação por parte da empresa.
Este aumento leve na potência era esperado. Apesar dos primeiros rumores falarem que o carro poderia ter um sistema híbrido para chegar aos 400 cv, as informações de bastidores que apareceram logo depois já apontavam que o Type R seria mais potente, porém não tanto assim. Mesmo que sejam apenas 10 cv e 2 kgfm a mais, o hatchback já bateu alguns recordes em relação ao seu antecessor.
Claro, ainda faltam mais informações para entender o quão melhor o Civic Type R. Não há informações sobre o que foi alterado no motor para chegar a esta potência. Além disso, não temos o peso do hot hatch, algo que influencia bastante um esportivo deste tipo. E vamos ter que esperar a Honda revelar os números de desempenho, como 0 a 100 km/h e velocidade máxima. A única coisa que a fabricante disse além de que teria um 2.0 mais potente é que conta com uma "carroceria altamente rígida e leve".
Um detalhe interessante para comentar são as rodas, que estão menores do que antes. A nova geração usa rodas de 19 polegadas com pneus 265/30, enquanto o anterior tinha rodas de 20 polegadas com pneus 245/30. A Honda ainda trocou o Continental ContiSport 6 pelo Michelin Pilot Sport 4S.
Todos os detalhes técnicos e preços para o mercado global serão revelados entre setembro e novembro, quando o novo Honda Civic Type R começará a chegar às concessionárias em alguns mercados. Para o mercado brasileiro, a fabricante confirmou que o lançamento acontecerá apenas em 2023, desembarcando no mesmo momento que o Toyota GR Corolla, seu futuro rival também confirmado para o Brasil.
Fonte: Tire Meets Road
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda Civic Type R fica mais caro e se aproxima de R$ 280 mil nos EUA
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Honda Civic Type R vs. Toyota GR Corolla: qual vendeu mais em 2023?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste: Honda Civic Type R encontra Civic Si para a passagem do bastão