Depois de apresentar a nova Multistrada V4S, a Ducati deve revelar mais uma moto para o mercado brasileiro. Por meio de suas redes sociais, a operação nacional da empresa publicou um teaser dizendo apenas "que uma novidade monstruosa vem aí". Com isso, ficou mais fácil saber qual será o próximo lançamento da Ducati no Brasil.
Tanto pela dica quanto pela foto, a marca está antecipando a chegada da nova geração da Monster, um dos modelos de maior sucesso da Ducati em sua história recente. A esportiva sem carenagens foi revelada ainda no final de 2020. Para o mercado brasileiro, deve ser apresentada oficialmente nas próximas semanas, com a chegada às lojas devendo ocorrer até o final do ano.
Quando foi apresentada em 2020, a Ducati explicou que a filosofia da nova Monster era trazer a moto de volta às suas origens. Então ela ganhou mais potência e um novo quadro para deixá-la mais leve e ágil. O motor Testastretta 11 graus de 937 cm³ entrega 112 cv de potência a 9.250 rpm e 9,5 kgfm de torque a 6.500 rpm.
O novo quadro frontal de alumínio da Monster 2021 é derivado da Panigale V4 e pesa apenas 3 kg - 60% menos que o quadro de treliça da geração anterior. Já o sub-chassi traseiro ficou 1,9 kg mais leve, ajudando a moto a ter um peso total (seco) de somente 166 kg, o que é um ganho de respeitáveis 18 kg na comparação com a Monster antiga.
Outros recursos apresentados para o modelo global incluem painel TFT colorido de 4,3", iluminação full-LED (incluindo setas), freios ABS com função curva, controle de tração, controle de empinada (anti-Wheelie), controle de largada e um novo câmbio de 6 marchas com quick-shifter para cima e para baixo. Os modos de pilotagem são três: Sport, Touring e Urban. E a manete da embreagem é mais leve e tolerante que do modelo anterior. Resta saber se ela manterá esta configuração no Brasil também.
A suspensão consiste num garfo invertido de 43 mm na dianteira e um monoamortecedor ajustável na traseira, junto com uma balança de alumínio. As rodas de liga leve vêm vestidas com pneus Pirelli Diablo Rosso III. Os freios são Brembro com disco duplo radial semi-flutuante de 320 mm na dianteira e disco simples de 245 mm na traseira.
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