Responsável pela produção do Gol e Voyage, a fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) terá que suspender mais uma vez suas operações. E o motivo é o mesmo das últimas vezes em que a linha de montagem do interior paulista parou: a crise de semicondutores. Com essa nova paralisação, a unidade terá um turno suspenso e assim aproximadamente 800 trabalhadores terão férias coletivas entre os dias 8 e 26 de agosto.
Segundo o site Automotive Business, as informações acerca dessa nova paralisação vieram do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), que afirmou que a Volkswagen protocolou o aviso de férias nesta sexta-feira (22). Para variar a justificativa foi a falta de componentes, principalmente os famosos semicondutores – insumo tão básico para a produção de veículos hoje quanto aço da carroceria ou a borracha dos pneus e coxins. Antes das férias entre 8 e 26 de agosto, a VW desligará a fábrica em 29 de julho.
A Volkswagen confirmou em comunicado enviado ao Automotive Business a decisão de conceder férias coletivas aos funcionários no final de agosto.
"A Volkswagen do Brasil informa que protocolou junto às entidades férias coletivas de 20 dias para os colaboradores da fábrica de Taubaté/SP, a partir de 8/8/22, em razão da falta de semicondutores”.
Com a pandemia mundial, a falta de semicondutores virou uma pedra no sapato das fabricantes de veículos, isso sem mencionar os demais setores da indústria. Falando de Volkswagen, a fábrica de Taubaté (SP) sofre há algum tempo com sucessivas paralisações, seja de linha de montagem ou de turnos. Em junho, a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), reduziu a jornada de trabalho de seus funcionários, o que por consequência diminui a produção da unidade, que hoje faz Nivus, Polo, Saveiro e Virtus. Houve ainda a redução em 12% do salário dos colaboradores.
Vale lembrar que as sucessivas paralisações em fábricas da Volkswagen afetaram bastante a marca no mercado nacional, com a dupla Polo e Virtus despencando no ranking de vendas desde o ano passado. A dupla vai ganhar uma reestilização importante ainda este ano, enquanto o Polo Track será a nova versão de entrada do do hatch que fará sua estreia em 2023. Sua missão será substituir os atuais Gol e Voyage na gama de entrada da fabricante, pois ambos saem de linha neste ano.
Caso sirva de alento, a fábrica de Taubaté começou a ser modernizada para produzir o novo Polo Track, como parte do novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da VW para a América Latina. Em junho a fabricante disse que as modificações na fábrica começaram em dezembro de 2021 e mais de 90% do projeto já foi executado. Estão previstos para a unidade ainda novos modelos feitos com base na plataforma MQB-A0, à exemplo do novo Gol, que será um modelo totalmente novo no melhor estilo “mini-Nivus”, segundo o jornalista João Brigato do site Auto+. Sua estreia é esperada para 2025.
Fonte: Automotive Business
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