Fábrica da GM em Gravataí já fez Celta e agora completa 22 anos
Complexo industrial gaúcho produz atualmente Onix e Onix Plus
Responsável atualmente pela produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus, a fábrica da General Motors em Gravataí está completando 22 anos de operação. Com mais de 4.000.000 de unidades produzidas nessas duas décadas, o complexo industrial localizado no sul do país é o maior da GM em toda a América do Sul.
Segundo a General Motors, a capacidade fabril da unidade é de até 63 unidades por hora, o que significa uma produção de 330 mil veículos por ano na linha de montagem gaúcha. Inaugurada em 20 de julho de 2000, a fábrica teve como primeiro carro produzido o Chevrolet Celta, hatch compacto popular que chegou com a difícil missão de substituir o Corsa na época – que pouco tempo depois se provou uma decisão acertada da empresa.
O complexo industrial de Gravataí se destacava naqueles tempos por concentrar a cadeia de fornecedores no entorno do local de produção, o que acabava acelerando o processo de produção. Isso porque a fábrica acabava recebendo diversos componentes já montados, como rodas, pneus e chicotes elétricos, assim a fábrica não ficava dependendo de serviços logísticos mais afastados, como era comum em outras fábricas.
Da abertura da fábrica até os dias de hoje, foram feitos os modelos Celta, Prisma (quando este ainda era um sedã derivado do Celta), Onix e Prisma (já baseado no Onix). A GM ainda destaca o lado sustentável da unidade fabril gaúcha, que traz a certificação “zero aterro” há 10 anos, o que segundo a empresa evitou que 358 mil toneladas de resíduos fossem parar em aterros sanitários.
O espaço ainda tem 50,3 hectares de áreas de conservação ambiental, além de cerca de 162 hectares de áreas verdes. A empresa destaca ainda os projetos de preservação da biodiversidade local, com trabalho de educação ambiental para a comunidade.
Vale lembrar que a fábrica de Gravataí foi uma das que mais sofreram com a pandemia no período de 2021, já que a produção foi paralisada diversas vezes por conta da falta de componentes, principalmente semicondutores. Isso fez o Onix perder até a liderança entre os carros de passeio por aqui no ano passado, que acabou ficando atrás do Hyundai HB20.
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Fonte: LinkedIn GM South America
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