Segundo maior mercado mundial, os EUA encerraram o 1º semestre com queda nas vendas de veículos novos. Segundo o site Marklines, foram comercializadas 6.863.968 unidades no período, quase 18% a menos do que há um ano. Em números absolutos, quase 1,5 milhão de unidades deixaram de chegar às ruas.
Na disputa entre as montadoras, a Toyota (887.040) se manteve no topo, mas desta vez com vantagem bem menor em relação à Ford (863.605). O pódio foi completado pela Chevrolet (726.435). No top 20, ninguém perdeu mais espaço do que a Honda (453.347, -39%). Com a menor queda entre as dez primeiras (-7%), a Jeep (379.945) ficou à frente da Nissan (362.459). Nona, a Tesla (282.071) foi a única do top 10 com desempenho positivo (+103%).
POS. |
MARCA |
1º SEM. 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º SEM. 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
TOYOTA |
887.040 |
12,9% |
1.090.126 |
13,0% |
-18,6% |
2º |
FORD |
863.605 |
12,6% |
941.016 |
11,3% |
-8,2% |
3º |
CHEVROLET |
726.435 |
10,6% |
895.496 |
10,7% |
-18,9% |
4º |
HONDA |
453.347 |
6,6% |
745.126 |
8,9% |
-39,2% |
5º |
JEEP |
379.945 |
5,5% |
407.983 |
4,9% |
-6,9% |
6º |
NISSAN |
362.459 |
5,3% |
546.764 |
6,5% |
-33,7% |
7º |
HYUNDAI |
336.513 |
4,9% |
419.991 |
5,0% |
-19,9% |
8º |
KIA |
321.916 |
4,7% |
360.094 |
4,3% |
-10,6% |
9º |
TESLA |
282.071 |
4,1% |
139.301 |
1,7% |
102,5% |
10º |
RAM |
276.026 |
4,0% |
350.671 |
4,2% |
-21,3% |
11º |
SUBARU |
263.795 |
3,8% |
321.250 |
3,8% |
-17,9% |
12º |
GMC |
253.495 |
3,7% |
302.526 |
3,6% |
-16,2% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
167.981 |
2,4% |
182.473 |
2,2% |
-7,9% |
14º |
BMW |
152.615 |
2,2% |
168.041 |
2,0% |
-9,2% |
15º |
MAZDA |
142.803 |
2,1% |
184.703 |
2,2% |
-22,7% |
16º |
VOLKSWAGEN |
142.280 |
2,1% |
201.810 |
2,4% |
-29,5% |
17º |
LEXUS |
131.088 |
1,9% |
157.712 |
1,9% |
-16,9% |
18º |
DODGE |
85.315 |
1,2% |
126.304 |
1,5% |
-32,5% |
19º |
AUDI |
85.150 |
1,2% |
120.652 |
1,4% |
-29,4% |
20º |
CHRYSLER |
66.048 |
1,0% |
58.634 |
0,7% |
12,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
6.863.968 |
100,0% |
8.355.351 |
100,0% |
-17,8% |
Já entre os modelos, as picapes dominaram o pódio com a Ford F-Series (299.345) novamente no topo, mas desta vez com a Chevrolet Silverado (261.827) à frente da Ram Pick-up (244.984). Com pouco mais de 200 mil unidades – resultado estimado -, o Toyota RAV4 manteve-se como líder entre os veículos de passeio. Camry (135.925) e Corolla (116.832), ambos da Toyota, foram os sedãs no top 10.
Único entre os primeiros colocados a crescer (+25%), o Jeep Grand Cherokee (134.369) foi o 6º. Com reestilização recém-apresentada no Brasil, o Chevrolet Equinox (116.679) foi o 10º, praticamente estável em relação a 2021. 13º, o Tesla Model Y (107.999) foi o premium mais vendido – no top 25, aliás, a marca ainda emplacou o Model 3 (90.099) e o Model S (73.673).
Veio da Honda o destaque negativo do período: com 70.335 unidades, o Civic registrou a maior queda do top 50 (-54%), despencando para um modesto 26º lugar. Outro sedã em mau momento comercial foi o Nissan Sentra (44.375), que perdeu 4 em cada 10 compradores. 42º colocado, o Jeep Compass (46.335) registrou um incremento superior a 35%.
POS. |
MODELO |
1º SEM. 2022 |
% MERCADO 2022 |
1º SEM. 2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
1º |
FORD F-SERIES |
299.345 |
4,4% |
362.031 |
4,3% |
-17,3% |
2º |
CHEVROLET SILVERADO |
261.827 |
3,8% |
291.321 |
3,5% |
-10,1% |
3º |
RAM PICK-UP |
244.984 |
3,6% |
313.069 |
3,7% |
-21,7% |
4º |
TOYOTA RAV4* |
201.222 |
2,9% |
221.195 |
2,6% |
-9,0% |
5º |
TOYOTA CAMRY |
135.925 |
2,0% |
177.671 |
2,1% |
-23,5% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
134.369 |
2,0% |
107.924 |
1,3% |
24,5% |
7º |
GMC SIERRA |
118.938 |
1,7% |
138.411 |
1,7% |
-14,1% |
8º |
TOYOTA HIGHLANDER |
117.403 |
1,7% |
144.380 |
1,7% |
-18,7% |
9º |
TOYOTA COROLLA |
116.832 |
1,7% |
155.531 |
1,9% |
-24,9% |
10º |
CHEVROLET EQUINOX |
116.679 |
1,7% |
118.667 |
1,4% |
-1,7% |
11º |
HONDA CR-V |
116.602 |
1,7% |
213.199 |
2,6% |
-45,3% |
12º |
TOYOTA TACOMA |
108.648 |
1,6% |
139.296 |
1,7% |
-22,0% |
13º |
TESLA MODELY |
107.999 |
1,6% |
76.428 |
0,9% |
41,3% |
14º |
FORD EXPLORER |
102.917 |
1,5% |
118.241 |
1,4% |
-13,0% |
15º |
JEEP WRANGLER |
99.498 |
1,4% |
118.666 |
1,4% |
-16,2% |
16º |
TESLA MODEL3 |
90.099 |
1,3% |
51.511 |
0,6% |
74,9% |
17º |
NISSAN ROGUE |
87.676 |
1,3% |
182.288 |
2,2% |
-51,9% |
18º |
HYUNDAI TUCSON |
84.071 |
1,2% |
83.517 |
1,0% |
0,7% |
19º |
MAZDA CX-5 |
81.804 |
1,2% |
88.113 |
1,1% |
-7,2% |
20º |
HONDA ACCORD |
80.422 |
1,2% |
114.707 |
1,4% |
-29,9% |
21º |
NISSAN ALTIMA |
78.609 |
1,1% |
61.928 |
0,7% |
26,9% |
22º |
SUBARU OUTBACK |
77.341 |
1,1% |
87.619 |
1,0% |
-11,7% |
23º |
FORD ESCAPE |
73.920 |
1,1% |
85.492 |
1,0% |
-13,5% |
24º |
TESLA MODEL S |
73.673 |
1,1% |
5.157 |
0,1% |
1328,6% |
25º |
HONDA HR-V |
73.016 |
1,1% |
68.441 |
0,8% |
6,7% |
26º |
HONDA CIVIC |
70.335 |
1,0% |
152.956 |
1,8% |
-54,0% |
27º |
SUBARU CROSSTREK |
70.050 |
1,0% |
64.214 |
0,8% |
9,1% |
28º |
TOYOTA 4RUNNER |
66.829 |
1,0% |
69.949 |
0,8% |
-4,5% |
29º |
FORD BRONCO SPORT |
58.549 |
0,9% |
60.514 |
0,7% |
-3,2% |
30º |
CHRYSLER PACIFICA |
58.464 |
0,9% |
24.218 |
0,3% |
141,4% |
31º |
CHEVROLET MALIBU |
58.169 |
0,8% |
31.886 |
0,4% |
82,4% |
32º |
FORD BRONCO |
54.842 |
0,8% |
801 |
0,0% |
- |
33º |
LEXUS RX |
53.769 |
0,8% |
56.644 |
0,7% |
-5,1% |
34º |
HYUNDAI SANTA FE |
53.532 |
0,8% |
63.110 |
0,8% |
-15,2% |
35º |
KIA SPORTAGE |
52.356 |
0,8% |
47.461 |
0,6% |
10,3% |
36º |
FORD EDGE |
51.453 |
0,7% |
39.355 |
0,5% |
30,7% |
37º |
SUBARU FORESTER |
50.937 |
0,7% |
95.965 |
1,1% |
-46,9% |
38º |
HYUNDAI ELANTRA |
48.844 |
0,7% |
74.057 |
0,9% |
-34,0% |
39º |
GMC TERRAIN |
47.702 |
0,7% |
33.533 |
0,4% |
42,3% |
40º |
KIA TELLURIDE |
46.893 |
0,7% |
45.438 |
0,5% |
3,2% |
41º |
HONDA PILOT |
46.435 |
0,7% |
76.560 |
0,9% |
-39,3% |
42º |
JEEP COMPASS |
46.335 |
0,7% |
34.154 |
0,4% |
35,7% |
43º |
CHEVROLET TAHOE |
45.047 |
0,7% |
50.935 |
0,6% |
-11,6% |
44º |
NISSAN SENTRA |
44.375 |
0,6% |
77.859 |
0,9% |
-43,0% |
45º |
TOYOTA TUNDRA |
44.316 |
0,6% |
43.865 |
0,5% |
1,0% |
46º |
CHEVROLET TRAVERSE |
44.304 |
0,6% |
83.431 |
1,0% |
-46,9% |
47º |
CHEVROLET COLORADO |
44.190 |
0,6% |
38.859 |
0,5% |
13,7% |
48º |
HYUNDAI PALISADE |
43.637 |
0,6% |
43.501 |
0,5% |
0,3% |
49º |
NISSAN FRONTIER |
43.168 |
0,6% |
26.394 |
0,3% |
63,6% |
50º |
FORD TRANSIT |
41.828 |
0,6% |
51.713 |
0,6% |
-19,1% |
Fontes: GoodCarBadCar / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal