Os preços do combustíveis deu uma aliviada nas últimas semanas, com as mudanças no ICMS, porém ainda custa muito encher o tanque de um carro. Muito tem sido dito sobre como reduzir o consumo de combustível e muitos sempre falam sobre os pneus. Jonathan Benson, do canal Tyre Reviews, falou um pouco sobre o quanto os pneus afetam o rendimento de um veículo.
Primeiro, Benson fala da dica mais comum sobre os pneus: mantenha-os sempre calibrados, seguindo a recomendação do manual do carro, pois pneus mais duros oferecem menos menos resistência ao rolamento. Colocar mais ar do que o necessário também é ruim, pois pneus superinflados vão desgastar mais rapidamente. É uma recomendação bem conhecida, mas a ideia por trás é reduzir ao máximo a resistência à rodagem. Hoje em dia, há pneus no mercado que destacam este atributo, então pode ser bom investir em um destes pneus na hora de trocar.
O vídeo acima mostra dois pneus com baixa resistência à rodagem, o Continental EcoContact 6 (vendido no Brasil) e o Michelin E. Primacy. Citando um teste independente, os pneus realmente são melhores do que as versões normais, com o composto da Michelin mostrando ser 30% mais eficiente. No entanto, o vídeo explica que os pneus são só uma parte de como um veículo usa e distribui sua energia. No final das contas, pneus de ultra-baixa resistência ao rolamento oferecem um ganho de combustível pequeno. Ainda assim, é melhor do que nada.
Infelizmente, este tipo de pneu tem um ponto negativo importante, com um problema de tração no asfalto molhado. Uma das formas de reduzir a resistência à rodagem é usar sulcos mais rasos, para que tenha menos ar entre o asfalto e o pneu. Só que isto significa que a chance de aquaplanar é maior e o vídeo mostra um teste provando que os pneus da Continental e da Michelin perderam bastante tração no piso molhado. Em um dos casos, a performance de um pneu de ultra-baixa resistência de uma marca premium foi levemente melhor do que o de um pneu barato.
O vídeo termina falando sobre os investimentos que as fabricantes de pneus tem feito para alcançar um equilibro melhor entre baixa resistência de rodagem e tração - enquanto gastam fortunas para criar os pneus sem ar. Até lá, o jeito mais barato de economizar um pouco de combustível é manter os pneus bem calibrados.
Fonte: Tyre Reviews via YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia