No Brasil, o topo da linha de sedãs da Toyota é o Camry, um modelo de porte médio. Só que a marca não para aí no Japão, com opções maiores. Por lá, o rival de modelos como BMW Série 7 e Mercedes-Benz Classe S é o Crown, um sedã executivo muito popular pela Ásia e que sobrevive há 16 gerações. Para esta geração, a Toyota decidiu transformá-lo em um modelo global para mais de 40 países.
É um sedã bem curioso. Medindo 4,93 metros de comprimento, chama a atenção por seu porte e isto vai além do tamanho. Isto porque o novo Toyota Crown tenta ser mais aventureiro, quase como se fosse um crossover. Tem suspensão elevada e cobertura plástica nas caixas de roda e nas laterais. Parece que isto será uma nova moda, pois o novo Peugeot 408 também tenta ser um sedã crossover e a Ford trabalha em um substituto do Fusion com esta pegada.
Seu design é inspirado no BZ4X, o primeiro elétrico de produção da Toyota, adotando uma grade bem larga no para-choque, faróis estreitos e uma frente "bicuda". Do lado de dentro, já parece mais com um dos carros da Lexus, por causa do console central alto. Sendo vendido com duas motorizações híbridas, será um carro que combinará luxo, tecnologia e uma quantidade modesta de potência.
A Toyota venderá o Crown com duas motorizações diferentes, ambas híbridas. As versões XLE e Limited utilizarão um 2.5 de quatro cilindros, combinado a dois motores elétricos, na quarta geração do sistema eletrificado, que também equipa o RAV4. Tem um modo EV dedicado a distâncias curtas e em baixa velocidade, prometendo fazer cerca de 16 km/litro no consumo combinado. A única opção de transmissão é a eCVT.
A configuração topo de linha Platinum é para quem quer mais força. Sai o 2.5 aspirado para entrar um 2.4 turbo de quatro cilindros, também combinado a dois motores elétricos. A Toyota diz que contará com 345 cv de potência combinada, mas que o consumo cai para 11,9 km/litro. E troca o eCVT por um câmbio automático de 6 marchas, contando até com paddle shifters atrás do volante.
Todas contarão com tração integral, mas a versão Platinum tem algo chamado E-Four Advanced, sendo o primeiro carro da Toyota a usar este sistema. De acordo com a marca, esta tecnologia transfere até 80% da tração para as rodas traseiras, o que faz com que o Crown Platinum seja um pouco mais divertido de dirigir.
A suspensão recebeu uma atenção especial. Enquanto as versões XLE e Limited usarão um sistema multi-link na traseira, algo que a maioria dos carros com a plataforma TNGA fazem, a configuração Platinum utiliza uma suspensão adaptativa variável. A Toyota diz que minimiza o balanço da carroceria e aumenta a agilidade. E ainda tem dois modos extras de condução, incluindo um para ajuste individual, de acordo com as preferências do usuário.
Mesmo que o seu design seja bem incomum, ainda é possível mexer em alguns elementos do Crown, como colocar rodas de 19" de dois tons ou de até 21". Um exemplo é a pintura de duas cores do carro nas fotos, exclusiva para a versão Platinum. A cabine não é tão chamativa assim, mas não deixa de impressionar. É minimalista na quantidade de botões, apoiando-se nas telas para a multimídia e cluster de instrumentos. Algumas versões usam couro falso Softex, enquanto a topo de linha vem com couro real.
Traz a última versão da central multimídia da Toyota, acessado por uma tela de 12,3 polegadas, com conexão 4G Wi-Fi, Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Virá de série com o pacote de segurança Toyota Safety Sense 3.0.
Apesar de já ser apresentado, a Toyota ainda não revela os preços para o Crown em nenhum dos mercados que será vendido. Como o Camry é vendido por R$ 331.790, seria difícil para a fabricante posicioná-lo no nosso mercado, principalmente porque, nesta faixa de preço, os clientes já preferem marcas premium.
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