Desde que assumiu a operação da Chery no Brasil, a Caoa sempre dava indícios sobre a Exeed, a divisão de luxo da empresa chinesa. Seria uma boa forma de atingir um público e mercado mais premium enquanto a Chery estava para uma marca mais popular, com produtos de maior volume e menor valor agregado. Chegou até a anunciar a vinda da submarca, prometendo um lançamento no início de 2021.
Mas sabemos que isso acabou mudando. A Caoa Chery conseguiu se posicionar em um nível de mercado com produtos como os SUVs Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e o Tiggo 8, já com preços mais elevados que o começo da operação da marca por aqui, inclusive com a chegada dos híbridos-leves, híbrido plug-in e 100% elétrico recentemente. Novos planos para a Exeed?
Há algum tempo que existe uma movimentação da própria Chery, sem a Caoa, sobre os Exeed no Brasil. A imprensa foi contactada pela empresa e, segundo a Quatro Rodas, a Chery até anunciou uma vaga para Branding Manager atendendo o mercado brasileiro em seu LinkedIn. Para o público, já existe a página no Facebook da Exeed Brasil, com postagens sobre seus modelos e apontando para um lançamento não muito longe.
Unidades dos Exeed rodam pelo país. Em São Paulo (SP), unidades sem camuflagem rodavam há algum tempo perto da sede da Caoa Chery no Ibirapuera, indicando que algo estava bem adiantado nessa jogada. Na página do Facebook, a Exeed (sem Caoa) anuncia bastante o TXL, o irmão do Tiggo 8, justamente um dos produtos que ajudou a Caoa Chery a melhorar sua imagem no Brasil.
No dia 31 de maio, a Exeed colocou em seu Facebook uma foto do SUV LX ET-i, com os dizeres "LX ET-i, modelo híbrido da marca luxo chinesa Exeed, vai entrar no mercado brasileiro no próximo ano. Aguarde". É um híbrido plug-in que trabalha em conjunto com o motor 1.5 turbo a gasolina com 156 cv, indicando que a chinesa deverá focar no segmento de híbridos e elétricos para ganhar valor e também aproveitar incentivos fiscais para a importação.
Essa movimentação da Exeed vai de encontro com a chegada de uma empresa rival ao Brasil, a Great Wall, que inclusive produzirá na antiga planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e também investirá em híbridos e elétricos.
Do outro lado, o Grupo Caoa disse à Quatro Rodas que tem conhecimento sobre esta situação, mas desconhece a movimentação da Exeed diretamente da China, e que não tem qualquer participação nesta estratégia para o Brasil. A empresa também não comenta sobre uma mudança nos planos, visto que a empresa havia anunciado que venderia carros da Exeed no país.
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