Toyota trabalha em Hilux esportiva para enfrentar Ranger Raptor
Nova versão estaria em desenvolvimento na Austrália como uma nova opção topo de linha
As picapes média estão em alta no mercado global e ter uma opção esportiva tem ajudado bastante. A Ford conseguiu um bom resultado com a Ranger Raptor, mesmo que a primeira geração não tenha sido realmente uma versão esportiva – usava o mesmo motor que as demais configurações na Europa. A Toyota sabe bem disso e estaria trabalhando uma nova variante topo de linha, para enfrentar o modelo da Ford.
É o que diz o site australiano CarsGuide, citando fontes ligadas à marca. A promessa seria de uma “variante off-road topo de linha”, mirando justamente na Ford Ranger Raptor. Esta nova opção para a Toyota Hilux substituiria a versão Rugged X oferecida na Australia, mas com uma série de mudanças que irão além de somente um novo ajuste da suspensão ou um pouco mais de potência, como aconteceu com a Hilux GR-S vendida aqui.
Galeria: Toyota Hilux GR-S - Brasil
Isto porque a Toyota já promoveu algumas alterações na picape vendida na Austrália, aumentando a altura em relação ao solo em 20 milímetros e usando pneus 140 mm mais largos. A suspensão foi modificada, estendendo o braço e a barra estabilizadora dianteiras; um novo ângulo para o amortecedor, melhorando sua eficiência; eixos traseiros estendidos; amortecedores traseiros mais próximos das rodas; e uma nova barra estabilizadora na parte de trás. A Toyota diz que isso aumenta a rigidez em 20%. Ainda tem novos freios a disco ventilados na traseira e discos dianteiros de 17”.
Uma mudança na motorização será necessária para esta possível versão esporitva da Hilux. A nova Ranger Raptor está sendo vendida em diversos países como um motor 3.0 V6 turbo a gasolina, nas variantes de 288 cv e 397 cv. É consideravelmente mais do que a Hilux, até mesmo na finada versão GR-Sport V6 de 234 cv. A Ford ainda venderá uma opção diesel, que teria o mesmo 2.0 turbo, porém seus números ainda não foram divulgados.
Rumores mais antigos, da época em que a Toyota registrou o nome “GR Hilux” no mercado global, apontavam que uma possibilidade seria adotar o novo motor 3.3 V6 turbodiesel do novo Land Cruiser, com 310 cv e 71,4 kgfm. São números mais interessantes, que fariam com que fosse a picape diesel mais potente do mercado.
Como a Toyota não se posiciona oficialmente, ainda não há informações sobre esta possível versão. A marca tem uma estratégia diferente na Austrália em relação ao resto do mundo, como por exemplo ao não oferecer a variante GR-Sport por lá. E, como o mercado australiano é um pouco próprio quando se trata de picapes, existe até a chance de que seja um modelo desenvolvido somente para o país.
Esta demora para definir o futuro da Toyota Hilux esportiva pode causar um outro efeito, empurrando a variante para a próxima geração da picape média. A fabricante está trabalhando no veículo, testando na Tacoma, versão norte-americana da Hilux, com a plataforma modular TNGA-F e que será lançada entre 2023 e 2024. Adotará uma inédita versão com sistema híbrido-leve diesel e há especulações até sobre uma variante híbrida de verdade.
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