Vendas diretas em junho: Gol e Cronos lideram ranking de automóveis
Confira também o desempenho de marcas e modelos no 1º semestre
Responsáveis por 48,64% dos 165.470 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho, as vendas diretas tiveram a Fiat (23,33%) em sua 22ª liderança consecutiva entre as montadoras. Confortável na 2ª posição, a VW teve 18,10% de marketshare. Jeep (10,10%), Hyundai (9,23%) e Chevrolet (8,22%) completaram as cinco primeiras colocações.
Ausente da liderança entre os automóveis desde dezembro, o VW Gol (7.642) sobrou no mês passado. Em sua melhor posição desde o lançamento, o Fiat Cronos (5.067) foi o modelo mais próximo, ambos com mais de 80% de dependência. Preferido em maio, o Hyundai HB20 (4.824) completou o pódio sob ameaça direta do Jeep Compass (4.681), nº 1 entre os SUVs.
Cada vez mais forte na modalidade – foram mais de 96% -, o Peugeot 208 (4.187) assegurou a 5ª posição. Sedã líder em maio, o VW Voyage (3.585) foi o 6º tendo apenas 18 unidades comercializadas por concessionárias. Sem nenhum modelo de entrada entre os 10 primeiros, Fiat Mobi e Renault Kwid tiveram um empate técnico na briga pelo 11º lugar (2.136 x 2.134).
Nº 1 no varejo, o Hyundai Creta (1.191) foi apenas o 18º. Dos modelos do top 50, apenas três tiveram todas as suas unidades comercializadas fora do varejo, dois deles da Volvo: o XC40 (122) e o XC60 (84). O outro foi o elétrico Renault Zoe (129), 38º. Assim como em maio, o Honda City Hacth (100), 43º, foi o menos dependente da modalidade (6,39%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
VW GOL |
7.642 |
81,00% |
9.435 |
2º |
FIAT CRONOS |
5.067 |
83,79% |
6.047 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
4.824 |
60,77% |
7.938 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.681 |
76,69% |
6.104 |
5º |
PEUGEOT 208 |
4.187 |
96,28% |
4.349 |
6º |
VW VOYAGE |
3.585 |
99,50% |
3.603 |
7º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.553 |
96,97% |
3.664 |
8º |
VW T-CROSS |
2.826 |
44,79% |
6.309 |
9º |
JEEP RENEGADE |
2.716 |
65,87% |
4.123 |
10º |
NISSAN KICKS |
2.387 |
55,32% |
4.315 |
11º |
FIAT MOBI |
2.136 |
45,21% |
4.725 |
12º |
RENAULT KWID |
2.134 |
42,32% |
5.043 |
13º |
FIAT ARGO |
1.698 |
54,83% |
3.097 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.624 |
64,99% |
2.499 |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
1.276 |
24,02% |
5.312 |
16º |
RENAULT DUSTER |
1.250 |
67,97% |
1.839 |
17º |
TOYOTA COROLLA |
1.222 |
31,87% |
3.834 |
18º |
HYUNDAI CRETA |
1.191 |
20,10% |
5.924 |
19º |
JEEP COMMANDER |
1.184 |
83,03% |
1.426 |
20º |
CHEVROLET SPIN |
1.118 |
72,64% |
1.539 |
21º |
FIAT PULSE |
939 |
19,40% |
4.839 |
22º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
908 |
23,44% |
3.874 |
23º |
RENAULT SANDERO |
829 |
78,06% |
1.062 |
24º |
CHEVROLET ONIX |
807 |
20,44% |
3.949 |
25º |
RENAULT LOGAN |
802 |
89,61% |
895 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
587 |
14,97% |
3.920 |
27º |
HONDA CITY |
489 |
20,12% |
2.431 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
393 |
30,80% |
1.276 |
29º |
VW NIVUS |
355 |
12,12% |
2.930 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
337 |
32,78% |
1.028 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
316 |
33,40% |
946 |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
252 |
11,26% |
2.239 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
221 |
29,70% |
744 |
34º |
HYUNDAI TUCSON |
197 |
82,08% |
240 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
150 |
16,48% |
910 |
36º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
147 |
41,06% |
358 |
37º |
CHEVROLET EQUINOX |
129 |
56,83% |
227 |
38º |
RENAULT ZOE |
129 |
100,00% |
129 |
39º |
VW TAOS |
124 |
14,81% |
837 |
40º |
VOLVO XC40 |
122 |
100,00% |
122 |
41º |
FORD BRONCO |
103 |
44,98% |
229 |
42º |
PEUGEOT 2008 |
101 |
80,80% |
125 |
43º |
HONDA CITY HATCH |
100 |
6,39% |
1.564 |
44º |
TOYOTA SW4 |
89 |
7,61% |
1.169 |
45º |
PEUGEOT 3008 |
87 |
90,63% |
96 |
46º |
AUDI Q5 |
85 |
83,33% |
102 |
47º |
VOLVO XC60 |
84 |
100,00% |
84 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
83 |
39,71% |
209 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
81 |
64,29% |
126 |
50º |
VW VIRTUS |
80 |
19,28% |
415 |
Campeã geral da modalidade mais uma vez, a Fiat Strada (6.320) teve quase 2/3 de seus registros na modalidade – em maio, esse número foi superior a 75%. Fiat Toro (2.536) e Chevrolet S10 (2.332) repetiram as mesmas posições dos últimos três meses. As três picapes da Ram à venda por aqui (1500, 2500 e 3500) novamente ultrapassaram os 90% de emplacamentos através de faturamento direto.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
6.320 |
64,23% |
9.840 |
2º |
FIAT TORO |
2.536 |
56,59% |
4.481 |
3º |
CHEVROLET S10 |
2.332 |
78,65% |
2.965 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.192 |
31,00% |
3.845 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.015 |
64,57% |
1.572 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
849 |
51,33% |
1.654 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
759 |
81,53% |
931 |
8º |
FORD RANGER |
745 |
55,81% |
1.335 |
9º |
VW SAVEIRO |
744 |
98,54% |
755 |
10º |
RENAULT MASTER |
566 |
85,37% |
663 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
412 |
52,02% |
792 |
12º |
RENAULT KANGOO |
393 |
100,00% |
393 |
13º |
FORD MAVERICK |
176 |
72,43% |
243 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
164 |
48,38% |
339 |
15º |
RAM 3500 |
150 |
99,34% |
151 |
16º |
RAM 1500 |
149 |
99,33% |
150 |
17º |
CITROËN JUMPY |
145 |
52,16% |
278 |
18º |
FIAT DUCATO |
83 |
63,36% |
131 |
19º |
RAM 2500 |
52 |
100,00% |
52 |
20º |
FORD TRANSIT |
40 |
37,04% |
108 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
33 |
36,26% |
91 |
22º |
VW / MAN EXPRESS |
25 |
16,23% |
154 |
23º |
FIAT SCUDO |
12 |
100,00% |
12 |
24º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
43,75% |
16 |
25º |
CITROËN JUMPER |
3 |
25,00% |
12 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
3 |
1,83% |
164 |
27º |
VW AMAROK |
3 |
3,61% |
83 |
28º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
50,00% |
4 |
29º |
HYUNDAI HR |
2 |
5,71% |
35 |
No 1º semestre
A participação das vendas diretas no 1º semestre cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 43,85% dos 851.444 veículos 0km emplacados. A Fiat, com 27,7% de participação, se manteve no topo, agora seguida pela Jeep (12,64%). VW (10,87%), Chevrolet (10,76%) e Hyundai (10,04%) completaram as cinco primeiras colocações.
Mais forte no varejo nos últimos anos, o Hyundai HB20 (23.640) “virou a chave” e assumiu a liderança entre os automóveis – em 2021, o hatch havia sido apenas o 17º colocado. Mas não foi fácil, já que a vantagem sobre o Jeep Compass (23.564) foi inferior a 100 unidades. Único veículo de entrada no top 10, o Fiat Mobi completou o pódio com 16.482 unidades.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, o Jeep Renegade – vitorioso há um ano – ficou à frente do VW Gol por apenas 7 unidades (15.589 x 15.582). Com quase 88% de seus registros na modalidade, o Peugeot 208 (13.242) apareceu em sexto. Vindo logo em sequência, Fiat Cronos (11.500), Fiat Argo (10.091) e Citroën C4 Cactus (9.560) asseguraram a presença de sete modelos da Stellantis no pelotão de cima.
Iniciando seu 1º ano cheio, o Jeep Commander (8.034) aparece em 12º. Carro mais vendido no país até 2020, o Chevrolet Onix (7.064) foi o 15º, atrás do Nissan Kicks (7.624). Vice-líder no varejo, o Hyundai Creta (3.214) foi apenas o 26º. Numa disputa entre os modelos mais recentes da Honda, o City Hatch (1.626) ficou à frente do City (1.549).
O único modelo com a totalidade de seus emplacamentos foi o Volvo XC60 (1.001). Outro representante da marca sueca, o XC40 (766) teve apenas uma unidade comercializada no varejo. Em 49º, o Toyota SW4 (462) foi o menos dependente da modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
23.640 |
55,19% |
42.834 |
2º |
JEEP COMPASS |
23.564 |
75,94% |
31.029 |
3º |
FIAT MOBI |
16.482 |
52,40% |
31.453 |
4º |
JEEP RENEGADE |
15.589 |
62,66% |
24.880 |
5º |
VW GOL |
15.582 |
66,01% |
23.607 |
6º |
PEUGEOT 208 |
13.242 |
87,81% |
15.081 |
7º |
FIAT CRONOS |
11.500 |
71,25% |
16.140 |
8º |
FIAT ARGO |
10.091 |
45,60% |
22.128 |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
9.560 |
90,04% |
10.618 |
10º |
HYUNDAI HB20S |
9.064 |
58,64% |
15.456 |
11º |
VW T-CROSS |
8.613 |
26,20% |
32.871 |
12º |
JEEP COMMANDER |
8.034 |
83,19% |
9.657 |
13º |
VW VOYAGE |
7.711 |
93,99% |
8.204 |
14º |
NISSAN KICKS |
7.624 |
44,62% |
17.087 |
15º |
CHEVROLET ONIX |
7.064 |
20,87% |
33.850 |
16º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.031 |
26,10% |
26.941 |
17º |
CHEVROLET TRACKER |
6.476 |
24,02% |
26.966 |
18º |
TOYOTA COROLLA |
6.188 |
29,70% |
20.836 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
5.526 |
80,08% |
6.901 |
20º |
RENAULT DUSTER |
4.539 |
47,59% |
9.537 |
21º |
FIAT PULSE |
4.437 |
18,46% |
24.035 |
22º |
RENAULT LOGAN |
4.384 |
94,18% |
4.655 |
23º |
RENAULT KWID |
4.335 |
18,81% |
23.049 |
24º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.700 |
16,62% |
22.267 |
25º |
PEUGEOT 2008 |
3.606 |
91,78% |
3.929 |
26º |
HYUNDAI CRETA |
3.214 |
10,99% |
29.255 |
27º |
RENAULT SANDERO |
3.190 |
67,81% |
4.704 |
28º |
FIAT SIENA |
2.731 |
67,94% |
4.020 |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.259 |
18,84% |
11.992 |
30º |
VW NIVUS |
2.202 |
13,21% |
16.674 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.025 |
29,67% |
6.824 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.979 |
40,93% |
4.835 |
33º |
HONDA CITY HATCH |
1.626 |
19,50% |
8.340 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.612 |
47,25% |
3.412 |
35º |
HONDA CITY |
1.549 |
12,53% |
12.358 |
36º |
HYUNDAI TUCSON |
1.475 |
70,95% |
2.079 |
37º |
VW VIRTUS |
1.438 |
51,60% |
2.787 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.329 |
29,38% |
4.524 |
39º |
RENAULT CAPTUR |
1.050 |
42,93% |
2.446 |
40º |
VOLVO XC60 |
1.001 |
100,00% |
1.001 |
41º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
884 |
74,92% |
1.180 |
42º |
VOLVO XC40 |
766 |
99,87% |
767 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
719 |
13,96% |
5.151 |
44º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
601 |
38,48% |
1.562 |
45º |
FIAT UNO |
575 |
77,28% |
744 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
562 |
12,54% |
4.480 |
47º |
NISSAN VERSA |
497 |
11,92% |
4.171 |
48º |
AUDI Q5 |
488 |
71,87% |
679 |
49º |
TOYOTA SW4 |
462 |
6,90% |
6.700 |
50º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
430 |
39,81% |
1.080 |
Entre os comerciais leves, mais uma dobradinha da Fiat com a Strada (36.309) emplacando quase o triplo da Toro (13.573). A Chevrolet S10 (10.929) completou o pódio com grande vantagem sobre a rival Toyota Hilux (5.988) na disputa pela posição de honra entre as picapes maiores – a japonesa, vale ressaltar, foi a única do top 10 com menos de 30% de registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
36.309 |
71,13% |
51.046 |
2º |
FIAT TORO |
13.573 |
52,48% |
25.863 |
3º |
CHEVROLET S10 |
10.929 |
78,20% |
13.976 |
4º |
FIAT FIORINO |
6.017 |
62,73% |
9.592 |
5º |
TOYOTA HILUX |
5.988 |
27,79% |
21.546 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
3.709 |
51,22% |
7.242 |
7º |
VW SAVEIRO |
3.673 |
97,14% |
3.781 |
8º |
FORD RANGER |
3.066 |
45,96% |
6.671 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
2.813 |
73,37% |
3.834 |
10º |
RENAULT MASTER |
2.376 |
53,57% |
4.435 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
1.519 |
37,98% |
3.999 |
12º |
FIAT DUCATO |
1.227 |
72,56% |
1.691 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
849 |
42,28% |
2.008 |
14º |
CITROËN JUMPY |
738 |
46,65% |
1.582 |
15º |
VW AMAROK |
673 |
34,64% |
1.943 |
16º |
FORD MAVERICK |
609 |
80,77% |
754 |
17º |
RAM 2500 |
584 |
98,98% |
590 |
18º |
RENAULT KANGOO |
393 |
100,00% |
393 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
326 |
27,70% |
1.177 |
20º |
RAM 3500 |
236 |
94,78% |
249 |
21º |
FORD TRANSIT |
222 |
49,12% |
452 |
22º |
RAM 1500 |
218 |
97,76% |
223 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
150 |
12,21% |
1.228 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
94 |
33,69% |
279 |
25º |
HYUNDAI HR |
78 |
13,93% |
560 |
26º |
FIAT DOBLÒ |
16 |
88,89% |
18 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
15 |
23,44% |
64 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
13 |
3,76% |
346 |
29º |
FIAT SCUDO |
12 |
100,00% |
12 |
30º |
CITROËN JUMPER |
11 |
26,83% |
41 |
31º |
CHEVROLET MONTANA |
9 |
69,23% |
13 |
32º |
IVECO DAILY |
5 |
2,92% |
171 |
33º |
KIA K2500 |
3 |
0,26% |
1.165 |
34º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?