Vendas diretas em junho: Gol e Cronos lideram ranking de automóveis
Confira também o desempenho de marcas e modelos no 1º semestre
Responsáveis por 48,64% dos 165.470 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho, as vendas diretas tiveram a Fiat (23,33%) em sua 22ª liderança consecutiva entre as montadoras. Confortável na 2ª posição, a VW teve 18,10% de marketshare. Jeep (10,10%), Hyundai (9,23%) e Chevrolet (8,22%) completaram as cinco primeiras colocações.
Ausente da liderança entre os automóveis desde dezembro, o VW Gol (7.642) sobrou no mês passado. Em sua melhor posição desde o lançamento, o Fiat Cronos (5.067) foi o modelo mais próximo, ambos com mais de 80% de dependência. Preferido em maio, o Hyundai HB20 (4.824) completou o pódio sob ameaça direta do Jeep Compass (4.681), nº 1 entre os SUVs.
Cada vez mais forte na modalidade – foram mais de 96% -, o Peugeot 208 (4.187) assegurou a 5ª posição. Sedã líder em maio, o VW Voyage (3.585) foi o 6º tendo apenas 18 unidades comercializadas por concessionárias. Sem nenhum modelo de entrada entre os 10 primeiros, Fiat Mobi e Renault Kwid tiveram um empate técnico na briga pelo 11º lugar (2.136 x 2.134).
Nº 1 no varejo, o Hyundai Creta (1.191) foi apenas o 18º. Dos modelos do top 50, apenas três tiveram todas as suas unidades comercializadas fora do varejo, dois deles da Volvo: o XC40 (122) e o XC60 (84). O outro foi o elétrico Renault Zoe (129), 38º. Assim como em maio, o Honda City Hacth (100), 43º, foi o menos dependente da modalidade (6,39%).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
VW GOL |
7.642 |
81,00% |
9.435 |
2º |
FIAT CRONOS |
5.067 |
83,79% |
6.047 |
3º |
HYUNDAI HB20 |
4.824 |
60,77% |
7.938 |
4º |
JEEP COMPASS |
4.681 |
76,69% |
6.104 |
5º |
PEUGEOT 208 |
4.187 |
96,28% |
4.349 |
6º |
VW VOYAGE |
3.585 |
99,50% |
3.603 |
7º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.553 |
96,97% |
3.664 |
8º |
VW T-CROSS |
2.826 |
44,79% |
6.309 |
9º |
JEEP RENEGADE |
2.716 |
65,87% |
4.123 |
10º |
NISSAN KICKS |
2.387 |
55,32% |
4.315 |
11º |
FIAT MOBI |
2.136 |
45,21% |
4.725 |
12º |
RENAULT KWID |
2.134 |
42,32% |
5.043 |
13º |
FIAT ARGO |
1.698 |
54,83% |
3.097 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.624 |
64,99% |
2.499 |
15º |
CHEVROLET TRACKER |
1.276 |
24,02% |
5.312 |
16º |
RENAULT DUSTER |
1.250 |
67,97% |
1.839 |
17º |
TOYOTA COROLLA |
1.222 |
31,87% |
3.834 |
18º |
HYUNDAI CRETA |
1.191 |
20,10% |
5.924 |
19º |
JEEP COMMANDER |
1.184 |
83,03% |
1.426 |
20º |
CHEVROLET SPIN |
1.118 |
72,64% |
1.539 |
21º |
FIAT PULSE |
939 |
19,40% |
4.839 |
22º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
908 |
23,44% |
3.874 |
23º |
RENAULT SANDERO |
829 |
78,06% |
1.062 |
24º |
CHEVROLET ONIX |
807 |
20,44% |
3.949 |
25º |
RENAULT LOGAN |
802 |
89,61% |
895 |
26º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
587 |
14,97% |
3.920 |
27º |
HONDA CITY |
489 |
20,12% |
2.431 |
28º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
393 |
30,80% |
1.276 |
29º |
VW NIVUS |
355 |
12,12% |
2.930 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
337 |
32,78% |
1.028 |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
316 |
33,40% |
946 |
32º |
TOYOTA YARIS HATCH |
252 |
11,26% |
2.239 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
221 |
29,70% |
744 |
34º |
HYUNDAI TUCSON |
197 |
82,08% |
240 |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
150 |
16,48% |
910 |
36º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
147 |
41,06% |
358 |
37º |
CHEVROLET EQUINOX |
129 |
56,83% |
227 |
38º |
RENAULT ZOE |
129 |
100,00% |
129 |
39º |
VW TAOS |
124 |
14,81% |
837 |
40º |
VOLVO XC40 |
122 |
100,00% |
122 |
41º |
FORD BRONCO |
103 |
44,98% |
229 |
42º |
PEUGEOT 2008 |
101 |
80,80% |
125 |
43º |
HONDA CITY HATCH |
100 |
6,39% |
1.564 |
44º |
TOYOTA SW4 |
89 |
7,61% |
1.169 |
45º |
PEUGEOT 3008 |
87 |
90,63% |
96 |
46º |
AUDI Q5 |
85 |
83,33% |
102 |
47º |
VOLVO XC60 |
84 |
100,00% |
84 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
83 |
39,71% |
209 |
49º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
81 |
64,29% |
126 |
50º |
VW VIRTUS |
80 |
19,28% |
415 |
Campeã geral da modalidade mais uma vez, a Fiat Strada (6.320) teve quase 2/3 de seus registros na modalidade – em maio, esse número foi superior a 75%. Fiat Toro (2.536) e Chevrolet S10 (2.332) repetiram as mesmas posições dos últimos três meses. As três picapes da Ram à venda por aqui (1500, 2500 e 3500) novamente ultrapassaram os 90% de emplacamentos através de faturamento direto.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
6.320 |
64,23% |
9.840 |
2º |
FIAT TORO |
2.536 |
56,59% |
4.481 |
3º |
CHEVROLET S10 |
2.332 |
78,65% |
2.965 |
4º |
TOYOTA HILUX |
1.192 |
31,00% |
3.845 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.015 |
64,57% |
1.572 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
849 |
51,33% |
1.654 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
759 |
81,53% |
931 |
8º |
FORD RANGER |
745 |
55,81% |
1.335 |
9º |
VW SAVEIRO |
744 |
98,54% |
755 |
10º |
RENAULT MASTER |
566 |
85,37% |
663 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
412 |
52,02% |
792 |
12º |
RENAULT KANGOO |
393 |
100,00% |
393 |
13º |
FORD MAVERICK |
176 |
72,43% |
243 |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
164 |
48,38% |
339 |
15º |
RAM 3500 |
150 |
99,34% |
151 |
16º |
RAM 1500 |
149 |
99,33% |
150 |
17º |
CITROËN JUMPY |
145 |
52,16% |
278 |
18º |
FIAT DUCATO |
83 |
63,36% |
131 |
19º |
RAM 2500 |
52 |
100,00% |
52 |
20º |
FORD TRANSIT |
40 |
37,04% |
108 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
33 |
36,26% |
91 |
22º |
VW / MAN EXPRESS |
25 |
16,23% |
154 |
23º |
FIAT SCUDO |
12 |
100,00% |
12 |
24º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
43,75% |
16 |
25º |
CITROËN JUMPER |
3 |
25,00% |
12 |
26º |
IVECO DAILY 35-150 |
3 |
1,83% |
164 |
27º |
VW AMAROK |
3 |
3,61% |
83 |
28º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
50,00% |
4 |
29º |
HYUNDAI HR |
2 |
5,71% |
35 |
No 1º semestre
A participação das vendas diretas no 1º semestre cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 43,85% dos 851.444 veículos 0km emplacados. A Fiat, com 27,7% de participação, se manteve no topo, agora seguida pela Jeep (12,64%). VW (10,87%), Chevrolet (10,76%) e Hyundai (10,04%) completaram as cinco primeiras colocações.
Mais forte no varejo nos últimos anos, o Hyundai HB20 (23.640) “virou a chave” e assumiu a liderança entre os automóveis – em 2021, o hatch havia sido apenas o 17º colocado. Mas não foi fácil, já que a vantagem sobre o Jeep Compass (23.564) foi inferior a 100 unidades. Único veículo de entrada no top 10, o Fiat Mobi completou o pódio com 16.482 unidades.
Numa disputa acirradíssima pela 4ª posição, o Jeep Renegade – vitorioso há um ano – ficou à frente do VW Gol por apenas 7 unidades (15.589 x 15.582). Com quase 88% de seus registros na modalidade, o Peugeot 208 (13.242) apareceu em sexto. Vindo logo em sequência, Fiat Cronos (11.500), Fiat Argo (10.091) e Citroën C4 Cactus (9.560) asseguraram a presença de sete modelos da Stellantis no pelotão de cima.
Iniciando seu 1º ano cheio, o Jeep Commander (8.034) aparece em 12º. Carro mais vendido no país até 2020, o Chevrolet Onix (7.064) foi o 15º, atrás do Nissan Kicks (7.624). Vice-líder no varejo, o Hyundai Creta (3.214) foi apenas o 26º. Numa disputa entre os modelos mais recentes da Honda, o City Hatch (1.626) ficou à frente do City (1.549).
O único modelo com a totalidade de seus emplacamentos foi o Volvo XC60 (1.001). Outro representante da marca sueca, o XC40 (766) teve apenas uma unidade comercializada no varejo. Em 49º, o Toyota SW4 (462) foi o menos dependente da modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
HYUNDAI HB20 |
23.640 |
55,19% |
42.834 |
2º |
JEEP COMPASS |
23.564 |
75,94% |
31.029 |
3º |
FIAT MOBI |
16.482 |
52,40% |
31.453 |
4º |
JEEP RENEGADE |
15.589 |
62,66% |
24.880 |
5º |
VW GOL |
15.582 |
66,01% |
23.607 |
6º |
PEUGEOT 208 |
13.242 |
87,81% |
15.081 |
7º |
FIAT CRONOS |
11.500 |
71,25% |
16.140 |
8º |
FIAT ARGO |
10.091 |
45,60% |
22.128 |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
9.560 |
90,04% |
10.618 |
10º |
HYUNDAI HB20S |
9.064 |
58,64% |
15.456 |
11º |
VW T-CROSS |
8.613 |
26,20% |
32.871 |
12º |
JEEP COMMANDER |
8.034 |
83,19% |
9.657 |
13º |
VW VOYAGE |
7.711 |
93,99% |
8.204 |
14º |
NISSAN KICKS |
7.624 |
44,62% |
17.087 |
15º |
CHEVROLET ONIX |
7.064 |
20,87% |
33.850 |
16º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.031 |
26,10% |
26.941 |
17º |
CHEVROLET TRACKER |
6.476 |
24,02% |
26.966 |
18º |
TOYOTA COROLLA |
6.188 |
29,70% |
20.836 |
19º |
CHEVROLET SPIN |
5.526 |
80,08% |
6.901 |
20º |
RENAULT DUSTER |
4.539 |
47,59% |
9.537 |
21º |
FIAT PULSE |
4.437 |
18,46% |
24.035 |
22º |
RENAULT LOGAN |
4.384 |
94,18% |
4.655 |
23º |
RENAULT KWID |
4.335 |
18,81% |
23.049 |
24º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.700 |
16,62% |
22.267 |
25º |
PEUGEOT 2008 |
3.606 |
91,78% |
3.929 |
26º |
HYUNDAI CRETA |
3.214 |
10,99% |
29.255 |
27º |
RENAULT SANDERO |
3.190 |
67,81% |
4.704 |
28º |
FIAT SIENA |
2.731 |
67,94% |
4.020 |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.259 |
18,84% |
11.992 |
30º |
VW NIVUS |
2.202 |
13,21% |
16.674 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
2.025 |
29,67% |
6.824 |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
1.979 |
40,93% |
4.835 |
33º |
HONDA CITY HATCH |
1.626 |
19,50% |
8.340 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1.612 |
47,25% |
3.412 |
35º |
HONDA CITY |
1.549 |
12,53% |
12.358 |
36º |
HYUNDAI TUCSON |
1.475 |
70,95% |
2.079 |
37º |
VW VIRTUS |
1.438 |
51,60% |
2.787 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
1.329 |
29,38% |
4.524 |
39º |
RENAULT CAPTUR |
1.050 |
42,93% |
2.446 |
40º |
VOLVO XC60 |
1.001 |
100,00% |
1.001 |
41º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
884 |
74,92% |
1.180 |
42º |
VOLVO XC40 |
766 |
99,87% |
767 |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
719 |
13,96% |
5.151 |
44º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
601 |
38,48% |
1.562 |
45º |
FIAT UNO |
575 |
77,28% |
744 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
562 |
12,54% |
4.480 |
47º |
NISSAN VERSA |
497 |
11,92% |
4.171 |
48º |
AUDI Q5 |
488 |
71,87% |
679 |
49º |
TOYOTA SW4 |
462 |
6,90% |
6.700 |
50º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
430 |
39,81% |
1.080 |
Entre os comerciais leves, mais uma dobradinha da Fiat com a Strada (36.309) emplacando quase o triplo da Toro (13.573). A Chevrolet S10 (10.929) completou o pódio com grande vantagem sobre a rival Toyota Hilux (5.988) na disputa pela posição de honra entre as picapes maiores – a japonesa, vale ressaltar, foi a única do top 10 com menos de 30% de registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
36.309 |
71,13% |
51.046 |
2º |
FIAT TORO |
13.573 |
52,48% |
25.863 |
3º |
CHEVROLET S10 |
10.929 |
78,20% |
13.976 |
4º |
FIAT FIORINO |
6.017 |
62,73% |
9.592 |
5º |
TOYOTA HILUX |
5.988 |
27,79% |
21.546 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
3.709 |
51,22% |
7.242 |
7º |
VW SAVEIRO |
3.673 |
97,14% |
3.781 |
8º |
FORD RANGER |
3.066 |
45,96% |
6.671 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
2.813 |
73,37% |
3.834 |
10º |
RENAULT MASTER |
2.376 |
53,57% |
4.435 |
11º |
NISSAN FRONTIER |
1.519 |
37,98% |
3.999 |
12º |
FIAT DUCATO |
1.227 |
72,56% |
1.691 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
849 |
42,28% |
2.008 |
14º |
CITROËN JUMPY |
738 |
46,65% |
1.582 |
15º |
VW AMAROK |
673 |
34,64% |
1.943 |
16º |
FORD MAVERICK |
609 |
80,77% |
754 |
17º |
RAM 2500 |
584 |
98,98% |
590 |
18º |
RENAULT KANGOO |
393 |
100,00% |
393 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
326 |
27,70% |
1.177 |
20º |
RAM 3500 |
236 |
94,78% |
249 |
21º |
FORD TRANSIT |
222 |
49,12% |
452 |
22º |
RAM 1500 |
218 |
97,76% |
223 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
150 |
12,21% |
1.228 |
24º |
PEUGEOT PARTNER |
94 |
33,69% |
279 |
25º |
HYUNDAI HR |
78 |
13,93% |
560 |
26º |
FIAT DOBLÒ |
16 |
88,89% |
18 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
15 |
23,44% |
64 |
28º |
IVECO DAILY 30-130 |
13 |
3,76% |
346 |
29º |
FIAT SCUDO |
12 |
100,00% |
12 |
30º |
CITROËN JUMPER |
11 |
26,83% |
41 |
31º |
CHEVROLET MONTANA |
9 |
69,23% |
13 |
32º |
IVECO DAILY |
5 |
2,92% |
171 |
33º |
KIA K2500 |
3 |
0,26% |
1.165 |
34º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
JAC T8 |
2 |
100,00% |
2 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena