No primeiro semestre de 2022, a Harley-Davidson apresentou no mercado brasileiro a Pan America. A inédita aventureira tem a mira travada nas motos da linha GS da BMW desde sua concepção. No entanto, parece que a alemã dará o troco em cima da norte-americana também neste ano, antes mesmo de a Pan America chegar às lojas nacionais.
Isso acontece porque a BMW Motorrad, divisão de motocicletas da empresa, confirmou a chegada da grandalhona R 18 para o mercado brasileiro. Sua estreia está prevista para "este ano" apenas, segundo comunicado oficial da empresa, mas a moto já tem algum tempo de mercado lá fora, pois foi revelada globalmente em abril de 2020 e, desde então, já ganhou até mais versões.
Para o mercado brasileiro, porém, ainda não há muito confirmado. Informações de preços, equipamentos de série e versões que serão disponibilizadas por aqui devem ser reveladas "em breve". Até lá, já podemos dizer que, se a Harley-Davidson Pan America quis pegar o mercado da BMW GS, a R 18 fará o mesmo com as estradeiras da norte-americana.
Seu visual é clássico de motos custom, com linhas alongadas, grande tanque e perfil baixo. O maior, literalmente, atrativo de todas as configurações da BMW R 18 é seu motor boxer. Apelidado carinhosamente de "Big Boxer", é simplesmente o motor de cilindros contrapostos mais potente já construído na história da marca.
Com 1.802 cm³ de capacidade, ele tem arrefecimento a ar auxiliado por radiador de óleo e entrega 91 cv de potência a 4.750 rpm e impressionantes 15,3 kgfm de torque a 3.000 rpm. A transmissão final é feita por eixo cardã, que tem o funcionamento exposto. Atualmente, a R 18 pode ser adquirida lá fora em 3 diferentes configurações.
A primeira delas é a padrão, vista na foto que abre a matéria e que foca mais na simplicidades das linhas. Caso não tenha ficado claro que a BMW quer os clientes da Harley com a R 18 ainda, há as opções Bagger e Transcontinental, que utilizam da mesma base, mas apostam em alguns itens extras.
Começando pela R 18 Bagger, ela traz um visual inspirado pelas “baggers” americanas, grandes estradeiras com bolsas laterais. Ela já traz uma carenagem frontal grande com defletores, que abriga quatro instrumentos analógicos (velocímetro, conta-giros, indicador de combustível e reserva de potência) e uma grande tela de 10,25 polegadas de TFT que faz as vezes de central multimídia. A bolha é mais baixa e a Bagger traz dois alto-falantes atrás da carenagem.
Já a R 18 Transcontinental, além das bolsas laterais, acrescenta um bauleto traseiro com encosto para o garupa e capacidade para transportar 48 litros de bagagem, ou 47 litros se o comprador optar pelo sistema de som opcional da Marshall, com alto-falantes nas laterais e no bauleto. Apesar de ter a mesma carenagem frontal da Bagger, a Transcontinental tem uma bolha mais alta, defletores de ar na cor da moto e pode receber um par de faróis auxiliares.
Com propostas ainda mais estradeiras que a R 18 original, a Transcontinental e a Bagger possuem um tanque de 24 litros, mais que os 16 litros da moto em que se baseiam. A dupla ainda traz de série freios ABS, controle de cruzeiro, iluminação completa por lâmpadas de LED, manoplas aquecidas, chave presencial, modos de condução selecionáveis, assistente para marcha ré e assistente de partida em rampa. A central multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, enquanto o controle de cruzeiro adaptativo é opcional.
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