Contando com um dia útil a menos do que em maio, o mercado brasileiro encerrou o mês de junho com 165.470 veículos 0km emplacados, 5,42% abaixo do registrado no mês anterior – esta foi a 12ª queda consecutiva numa base anual. De acordo com a Fenabrave, este resultado é ainda 2,41% inferior ao do mesmo período de 2021 (169.557).
Para José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade, “a recuperação do Setor vem acontecendo de forma gradual e consistente, nos últimos meses. Se notarmos a média diária mensal das vendas, perceberemos essa evolução. No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, o volume saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho”.
Na disputa entre as montadoras, a Fiat (34.856) completou 18 meses seguidos no topo da tabela. Ausente do 2º lugar desde outubro, a VW (24.806) superou a Chevrolet por quase 5,7 mil unidades – a norte-americana, no entanto, registrou uma evolução maior frente a 2021 (+64,3%), quando teve enormes problemas de produção por falta de peças.
Separadas por menos de 200 unidades, Hyundai (16.652) e Toyota (16.461) completaram o top 5. Com 4.016 unidades, a Honda por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para a Citroën (3.971), que cresceu quase 55% nos últimos doze meses. A Peugeot, com 5.016 unidades, marcou presença no pelotão de cima pelo 2º mês seguido.
POS. |
MARCA |
JUN 22 (A) |
% JUN 22 |
MAI 22 (B) |
% MAI 22 |
JUN 21 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
34.856 |
21,06% |
38.943 |
22,26% |
44.447 |
-10,49% |
-21,58% |
2º |
VW |
24.806 |
14,99% |
24.293 |
13,89% |
22.699 |
2,11% |
9,28% |
3º |
CHEVROLET |
19.113 |
11,55% |
25.360 |
14,50% |
11.635 |
-24,63% |
64,27% |
4º |
HYUNDAI |
16.652 |
10,06% |
19.274 |
11,02% |
16.738 |
-13,60% |
-0,51% |
5º |
TOYOTA |
16.461 |
9,95% |
17.365 |
9,93% |
16.459 |
-5,21% |
0,01% |
6º |
JEEP |
11.655 |
7,04% |
12.825 |
7,33% |
13.591 |
-9,12% |
-14,24% |
7º |
RENAULT |
11.164 |
6,75% |
7.282 |
4,16% |
13.096 |
53,31% |
-14,75% |
8º |
NISSAN |
5.509 |
3,33% |
6.182 |
3,53% |
5.122 |
-10,89% |
7,56% |
9º |
PEUGEOT |
5.016 |
3,03% |
4.452 |
2,54% |
3.054 |
12,67% |
64,24% |
10º |
HONDA |
4.016 |
2,43% |
4.244 |
2,43% |
6.461 |
-5,37% |
-37,84% |
11º |
CITROËN |
3.971 |
2,40% |
1.986 |
1,14% |
2.566 |
99,95% |
54,75% |
12º |
CAOA CHERY |
2.914 |
1,76% |
3.046 |
1,74% |
3.186 |
-4,33% |
-8,54% |
13º |
MITSUBISHI |
2.240 |
1,35% |
2.712 |
1,55% |
1.842 |
-17,40% |
21,61% |
14º |
FORD |
2.048 |
1,24% |
1.650 |
0,94% |
1.974 |
24,12% |
3,75% |
15º |
BMW |
1.568 |
0,95% |
1.293 |
0,74% |
1.419 |
21,27% |
10,50% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
610 |
0,37% |
518 |
0,30% |
885 |
17,76% |
-31,07% |
17º |
KIA |
380 |
0,23% |
414 |
0,24% |
407 |
-8,21% |
-6,63% |
18º |
RAM |
353 |
0,21% |
227 |
0,13% |
446 |
55,51% |
-20,85% |
19º |
IVECO |
314 |
0,19% |
329 |
0,19% |
255 |
-4,56% |
23,14% |
20º |
VOLVO |
314 |
0,19% |
582 |
0,33% |
816 |
-46,05% |
-61,52% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
165.470 |
100,00% |
174.952 |
100,00% |
169.557 |
-5,42% |
-2,41% |
O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre com 851.444 veículos novos emplacados – sendo 683.173 automóveis e 168.271 comerciais leves – resultado 15,41% inferior ao do mesmo período de 2021. Segundo o presidente da Fenabrave, o resultado pode melhorar até o final do ano “havendo retomada na produção, e a possível recomposição das frotas de empresas, por meio das vendas diretas”.
Entre as montadoras, a Fiat (187.230) manteve a liderança de 2021 com mais de 70 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (115.885), terceira há um ano, e segue favorita para fechar 2022 no topo novamente. Com a maior retração da lista pelos problemas de produção no período (-41,8%), a VW foi a terceira, menos de 6 mil unidades à frente da Toyota (90.617) e da Hyundai (90.379) – a japonesa foi a única do top 5 a crescer (+15,4%).
O grande destaque da 1ª metade de 2022 foi a Peugeot: com 21.686 unidades, a francesa entrou no top 10 graças a uma evolução superior a 80%. Mesmo contando com apenas um modelo de passeio (C4 Cactus), a Citroën (12.266) subiu de 14º para 12º. Com portfólio reduzido com o fim da produção nacional, a Ford (9.434) perdeu quase 2/3 de seus consumidores.
POS. |
MARCA |
TOTAL 1º SEM.2022 (A) |
% TOTAL 2021 |
TOTAL 1º SEM.2021 (B) |
% TOTAL 2021 |
% VARIAÇÃO (A / B) |
POS. 2021 |
1º |
FIAT |
187.230 |
21,99% |
223.755 |
22,23% |
-16,32% |
1º |
2º |
CHEVROLET |
115.885 |
13,61% |
124.605 |
12,38% |
-7,00% |
3º |
3º |
VW |
96.218 |
11,30% |
165.291 |
16,42% |
-41,79% |
2º |
4º |
TOYOTA |
90.617 |
10,64% |
78.549 |
7,80% |
15,36% |
5º |
5º |
HYUNDAI |
90.379 |
10,61% |
95.403 |
9,48% |
-5,27% |
4º |
6º |
JEEP |
65.603 |
7,70% |
73.238 |
7,28% |
10,42% |
6º |
7º |
RENAULT |
53.248 |
6,25% |
69.666 |
6,92% |
-23,57% |
7º |
8º |
HONDA |
25.946 |
3,05% |
40.157 |
3,99% |
-35,39% |
8º |
9º |
NISSAN |
25.468 |
2,99% |
32.857 |
3,26% |
-22,49% |
9º |
10º |
PEUGEOT |
21.686 |
2,55% |
11.966 |
1,19% |
81,23% |
12º |
11º |
CAOA CHERY |
18.822 |
2,21% |
15.324 |
1,52% |
22,83% |
11º |
12º |
CITROËN |
12.266 |
1,44% |
9.154 |
0,91% |
34,00% |
14º |
13º |
MITSUBISHI |
11.018 |
1,29% |
9.617 |
0,96% |
14,57% |
13º |
14º |
FORD |
9.434 |
1,11% |
24.746 |
2,46% |
-61,88% |
10º |
15º |
BMW |
6.734 |
0,79% |
6.574 |
0,65% |
2,43% |
15º |
16º |
MERCEDES-BENZ |
3.092 |
0,36% |
3.853 |
0,38% |
-19,75% |
17º |
17º |
VOLVO |
2.523 |
0,30% |
3.873 |
0,38% |
-34,86% |
16º |
18º |
KIA |
2.284 |
0,27% |
2.159 |
0,21% |
5,79% |
20º |
19º |
AUDI |
1.944 |
0,23% |
2.902 |
0,29% |
-33,01% |
18º |
20º |
LAND ROVER |
1.840 |
0,22% |
2.712 |
0,27% |
-32,15% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
851.444 |
100,00% |
1.006.610 |
100,00% |
-15,41% |
... |
Fonte: Fenabrave
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