page ad skin

Veja as marcas mais vendidas em junho e no primeiro semestre de 2022

Mercado completa 12 meses de retração de vendas de veículos novos; Peugeot é destaque

Peugeot 208 1.0 Style 2023

Contando com um dia útil a menos do que em maio, o mercado brasileiro encerrou o mês de junho com 165.470 veículos 0km emplacados, 5,42% abaixo do registrado no mês anterior – esta foi a 12ª queda consecutiva numa base anual. De acordo com a Fenabrave, este resultado é ainda 2,41% inferior ao do mesmo período de 2021 (169.557).

Para José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade, “a recuperação do Setor vem acontecendo de forma gradual e consistente, nos últimos meses. Se notarmos a média diária mensal das vendas, perceberemos essa evolução. No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, o volume saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho”.

Movimentos da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

Na disputa entre as montadoras, a Fiat (34.856) completou 18 meses seguidos no topo da tabela. Ausente do 2º lugar desde outubro, a VW (24.806) superou a Chevrolet por quase 5,7 mil unidades – a norte-americana, no entanto, registrou uma evolução maior frente a 2021 (+64,3%), quando teve enormes problemas de produção por falta de peças.

Separadas por menos de 200 unidades, Hyundai (16.652) e Toyota (16.461) completaram o top 5. Com 4.016 unidades, a Honda por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para a Citroën (3.971), que cresceu quase 55% nos últimos doze meses. A Peugeot, com 5.016 unidades, marcou presença no pelotão de cima pelo 2º mês seguido.

POS.

MARCA

JUN 22 (A)

% JUN 22

MAI 22 (B)

% MAI 22

JUN 21 (C)

% VARIAÇÃO (A / B)

% VARIAÇÃO (A / C)

FIAT

34.856

21,06%

38.943

22,26%

44.447

-10,49%

-21,58%

VW

24.806

14,99%

24.293

13,89%

22.699

2,11%

9,28%

CHEVROLET

19.113

11,55%

25.360

14,50%

11.635

-24,63%

64,27%

HYUNDAI

16.652

10,06%

19.274

11,02%

16.738

-13,60%

-0,51%

TOYOTA

16.461

9,95%

17.365

9,93%

16.459

-5,21%

0,01%

JEEP

11.655

7,04%

12.825

7,33%

13.591

-9,12%

-14,24%

RENAULT

11.164

6,75%

7.282

4,16%

13.096

53,31%

-14,75%

NISSAN

5.509

3,33%

6.182

3,53%

5.122

-10,89%

7,56%

PEUGEOT

5.016

3,03%

4.452

2,54%

3.054

12,67%

64,24%

10º

HONDA

4.016

2,43%

4.244

2,43%

6.461

-5,37%

-37,84%

11º

CITROËN

3.971

2,40%

1.986

1,14%

2.566

99,95%

54,75%

12º

CAOA CHERY

2.914

1,76%

3.046

1,74%

3.186

-4,33%

-8,54%

13º

MITSUBISHI

2.240

1,35%

2.712

1,55%

1.842

-17,40%

21,61%

14º

FORD

2.048

1,24%

1.650

0,94%

1.974

24,12%

3,75%

15º

BMW

1.568

0,95%

1.293

0,74%

1.419

21,27%

10,50%

16º

MERCEDES-BENZ

610

0,37%

518

0,30%

885

17,76%

-31,07%

17º

KIA

380

0,23%

414

0,24%

407

-8,21%

-6,63%

18º

RAM

353

0,21%

227

0,13%

446

55,51%

-20,85%

19º

IVECO

314

0,19%

329

0,19%

255

-4,56%

23,14%

20º

VOLVO

314

0,19%

582

0,33%

816

-46,05%

-61,52%

...

...

...

...

...

...

...

...

...

TOTAL

165.470

100,00%

174.952

100,00%

169.557

-5,42%

-2,41%

NO 1º SEMESTRE

O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre com 851.444 veículos novos emplacados – sendo 683.173 automóveis e 168.271 comerciais leves – resultado 15,41% inferior ao do mesmo período de 2021. Segundo o presidente da Fenabrave, o resultado pode melhorar até o final do ano “havendo retomada na produção, e a possível recomposição das frotas de empresas, por meio das vendas diretas”.

Creta N Line (2)

Entre as montadoras, a Fiat (187.230) manteve a liderança de 2021 com mais de 70 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (115.885), terceira há um ano, e segue favorita para fechar 2022 no topo novamente. Com a maior retração da lista pelos problemas de produção no período (-41,8%), a VW foi a terceira, menos de 6 mil unidades à frente da Toyota (90.617) e da Hyundai (90.379) – a japonesa foi a única do top 5 a crescer (+15,4%).

O grande destaque da 1ª metade de 2022 foi a Peugeot: com 21.686 unidades, a francesa entrou no top 10 graças a uma evolução superior a 80%. Mesmo contando com apenas um modelo de passeio (C4 Cactus), a Citroën (12.266) subiu de 14º para 12º. Com portfólio reduzido com o fim da produção nacional, a Ford (9.434) perdeu quase 2/3 de seus consumidores.

POS.

MARCA

TOTAL 1º SEM.2022 (A)

% TOTAL 2021

TOTAL 1º SEM.2021 (B)

% TOTAL 2021

% VARIAÇÃO (A / B)

POS. 2021

FIAT

187.230

21,99%

223.755

22,23%

-16,32%

CHEVROLET

115.885

13,61%

124.605

12,38%

-7,00%

VW

96.218

11,30%

165.291

16,42%

-41,79%

TOYOTA

90.617

10,64%

78.549

7,80%

15,36%

HYUNDAI

90.379

10,61%

95.403

9,48%

-5,27%

JEEP

65.603

7,70%

73.238

7,28%

10,42%

RENAULT

53.248

6,25%

69.666

6,92%

-23,57%

HONDA

25.946

3,05%

40.157

3,99%

-35,39%

NISSAN

25.468

2,99%

32.857

3,26%

-22,49%

10º

PEUGEOT

21.686

2,55%

11.966

1,19%

81,23%

12º

11º

CAOA CHERY

18.822

2,21%

15.324

1,52%

22,83%

11º

12º

CITROËN

12.266

1,44%

9.154

0,91%

34,00%

14º

13º

MITSUBISHI

11.018

1,29%

9.617

0,96%

14,57%

13º

14º

FORD

9.434

1,11%

24.746

2,46%

-61,88%

10º

15º

BMW

6.734

0,79%

6.574

0,65%

2,43%

15º

16º

MERCEDES-BENZ

3.092

0,36%

3.853

0,38%

-19,75%

17º

17º

VOLVO

2.523

0,30%

3.873

0,38%

-34,86%

16º

18º

KIA

2.284

0,27%

2.159

0,21%

5,79%

20º

19º

AUDI

1.944

0,23%

2.902

0,29%

-33,01%

18º

20º

LAND ROVER

1.840

0,22%

2.712

0,27%

-32,15%

19º

...

...

...

...

...

...

...

...

TOTAL

851.444

100,00%

1.006.610

100,00%

-15,41%

...

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários