Conhecido por enquanto como RS SUV Concept, o novo crossover de entrada da Honda para mercados emergentes parece já ter data definida para estrear em versão final. De acordo com a imprensa da Índia, o modelo estará oficialmente à venda até a metade de 2023 e terá o mercado indiano como primeiro e principal destino. Na prática, terá a missão de suceder o WR-V e representar a marca em segmento bastante concorrido.
O design será um dos pontos fortes do modelo e em nada lembrará o velho WR-V. O visual final será bastante próximo das linhas do conceito (fotos abaixo), com pegada esportiva e caimento do teto estilo cupê. A nova identidade visual da Honda será vista no formato das lanternas (interligadas como no HR-V) e nos elementos do conjunto frontal (especialmente grade e faróis).
Ao que tudo indica, o comprimento deverá ficar entre 4,05 e 4,10 metros para conservar o porte do WR-V atual e, ao mesmo tempo, abrir distância do HR-V. Na motorização, todos os rumores apontam para adoção do propulsor 1.5 aspirado de quatro cilindros, o mesmo do City, com potência de 126 cv e torque de 15,5 kgfm.
O câmbio poderá ser manual ou câmbio automático do tipo CVT simulando 7 marchas. Uma opção híbrida de 109 cv, repetindo mecânica usada pelo City Hybrid vendido na Ásia, também é cogitada.
O nome ainda é um mistério, já que o batismo ZR-V, até então bastante cogitado, foi recendente adotado por outro modelo (o SUV médio derivado do Civic). Dessa forma, caberá à Honda escolher batismo inédito ou ainda reciclar o codinome WR-V, já conhecido.
Por aqui, o novo SUV seria o produto ideal para a Honda concorrer com Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e o futuro crossover da Renault. No entanto, está descartado para nosso mercado. Conforme revelado pela Autoesporte, a marca dará prioridade ao lançamento de modelos mais caros (como ZR-V, CR-V e Civic) e não tem planos para lançar o sucessor do WR-V no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda