Citroën C4 X aposta na mistura de SUV com sedã em carroceria fastback
Rival do Renault Arkana será vendido na Europa em versões a combustão e puramente elétrica
O lançamento de veículos com estilo fastback parece ter tomado conta do calendário de novidades das marcas do grupo Stellantis. Depois de a Fiat confirmar para breve a estreia do inédito Fastback e a Peugeot apresentar o arrojado 408, agora a Citroën revela por completo detalhes do C4 X. O modelo toma como base a nova geração do C4 europeu e é definido pela marca como "alternativa única aos hatchbacks e SUVs".
O design, claramente, é o principal chamariz do C4 X. Por fora, o estilo diferenciado da carroceria atrai todas as atenções e mistura elementos de SUV e sedã. Dianteira e laterais são em grande parte compartilhadas com o C4, enquanto a traseira concentra dose extra de personalidade. O caimento do teto é típico de cupês, mas a tampa do porta-malas abre separada do vidro, como um sedã tradicional.
Galeria: Citroën ë-C4 X 2023
Ao todo, são 4.600 milímetros de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.525 mm de altura, além de 2.670 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é amplo, graças ao novo estilo da traseira, e acomoda 510 litros. No portfólio europeu da Citroën, o C4 X fica posicionado acima do C4 tradicional (uma geração à frente do Cactus vendido no Brasil) e abaixo do C5 X, que também adota design com estilo diferenciado.
Alguns mercados da Europa, como Alemanha, França, Itália e Espanha, terão apenas a versão elétrica batizada de ë-C4 X. Conta com motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, além de baterias de 50 kWh. A autonomia é de 360 km e representa aumento de 50 km sobre o C4 tradicional - graças principalmente ao coeficiente de arrasto de apenas 0,29.
A Citroën garante que é possível carregar 80% do conjunto em 30 minutos em pontos de 100 kW DC. Dados de fábrica indicam ainda aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 150 km/h.
Outros países terão o C4 X equipado com motores tradicionais 1.2 turbo a gasolina de 102/130 cv e 1.5 turbodiesel de 130 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. Toda produção será concentrada na fábrica da Stellantis em Madri, na Espanha.
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