Toyota fala sobre picape anti-Toro e sugere "SUV com caçamba"
Nova caminhonete será posicionada abaixo da Hilux e poderá derivar da plataforma do próximo RAV4
Depois de Renault, Fiat, Ford, Honda e Hyundai, a Toyota caminha para ser a próxima grande montadora a entrar no segmento de picapes monobloco. Rumores sobre o desenvolvimento de inédita caminhonete circulam desde março e começam a ser confirmados por dirigentes da própria marca. Prova disso foi dada recentemente pela agência de notícias Automotive News, que conversou com dois importantes executivos.
O primeiro deles foi o vice-presidente de operações automotivas da marca, Jack Hollis, que disse à publicação "haver espaço" na gama para novo modelo posicionado abaixo das atuais picapes Tundra, Tacoma e Hilux. O motivo principal seria o crescimento destas picapes nas últimas gerações, o que acabou abrindo caminho para o surgimento de opções de menor porte.
Galeria: Toyota Hilux GR-S - Brasil
Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento e estratégia de produtos, compartilha da mesma opinião. "Chegamos ao ponto em que não podemos ficar maiores, francamente, por causa das limitações de porte e da capacidade de caber em uma garagem - algo bastante considerado na hora da compra", disse. Não à toa, a Toyota já admite que realiza estudos sobre o lançamento de uma picape menor.
"É inegável que esses produtos têm um lugar no mercado", admitiu Ericksen sobre rivais como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. "Qual é o tamanho desse segmento? Eu não sei, mas é algo que precisamos analisar e descobrir se é uma área em que deveríamos atuar. Quanto mais Ford e Hyundai venderem, mais saberemos sobre o potencial e veremos se esse é o espaço em que queremos entrar", disse.
Questionado sobre detalhes, Ericksen disse que o modelo poderá seguir a mesma proposta das concorrentes. "Provavelmente precisamos de algo um pouco mais espaçoso por dentro, ou seja, de um conceito de SUV com caçamba", revelou. A declaração reforça os rumores de que a Toyota projetará a nova picape a partir da plataforma do RAV4, ou seja, sobre a arquitetura TNGA-K.
Na prática, será o mesmo esquema adotado pela Maverick, desenvolvida na base do Bronco Sport e do Escape (rivais diretos do SUV japonês). A chegada ao mercado, porém, não será imediata, pois deverá acontecer junto com a próxima geração do RAV4, a ser lançada dentro de dois anos. A vantagem é que a nova encarnação do crossover será ainda mais eletrificada e permitirá que a inédita picape conte com versões híbridas e até elétrica.
Fonte: Automotive News via CarsGuide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4