Depois de Renault, Fiat, Ford, Honda e Hyundai, a Toyota caminha para ser a próxima grande montadora a entrar no segmento de picapes monobloco. Rumores sobre o desenvolvimento de inédita caminhonete circulam desde março e começam a ser confirmados por dirigentes da própria marca. Prova disso foi dada recentemente pela agência de notícias Automotive News, que conversou com dois importantes executivos.
O primeiro deles foi o vice-presidente de operações automotivas da marca, Jack Hollis, que disse à publicação "haver espaço" na gama para novo modelo posicionado abaixo das atuais picapes Tundra, Tacoma e Hilux. O motivo principal seria o crescimento destas picapes nas últimas gerações, o que acabou abrindo caminho para o surgimento de opções de menor porte.
Cooper Ericksen, vice-presidente de planejamento e estratégia de produtos, compartilha da mesma opinião. "Chegamos ao ponto em que não podemos ficar maiores, francamente, por causa das limitações de porte e da capacidade de caber em uma garagem - algo bastante considerado na hora da compra", disse. Não à toa, a Toyota já admite que realiza estudos sobre o lançamento de uma picape menor.
"É inegável que esses produtos têm um lugar no mercado", admitiu Ericksen sobre rivais como Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz. "Qual é o tamanho desse segmento? Eu não sei, mas é algo que precisamos analisar e descobrir se é uma área em que deveríamos atuar. Quanto mais Ford e Hyundai venderem, mais saberemos sobre o potencial e veremos se esse é o espaço em que queremos entrar", disse.
Questionado sobre detalhes, Ericksen disse que o modelo poderá seguir a mesma proposta das concorrentes. "Provavelmente precisamos de algo um pouco mais espaçoso por dentro, ou seja, de um conceito de SUV com caçamba", revelou. A declaração reforça os rumores de que a Toyota projetará a nova picape a partir da plataforma do RAV4, ou seja, sobre a arquitetura TNGA-K.
Na prática, será o mesmo esquema adotado pela Maverick, desenvolvida na base do Bronco Sport e do Escape (rivais diretos do SUV japonês). A chegada ao mercado, porém, não será imediata, pois deverá acontecer junto com a próxima geração do RAV4, a ser lançada dentro de dois anos. A vantagem é que a nova encarnação do crossover será ainda mais eletrificada e permitirá que a inédita picape conte com versões híbridas e até elétrica.
Fonte: Automotive News via CarsGuide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'