Prestes a serem renovados, tanto o Volkswagen Polo 2023 quanto o Virtus 2023 adotarão o motor 1.0 TSI em uma versão menos potente, com uma calibração próxima do Up! TSI. Há algumas semanas, o Inmetro deixou vazar que a dupla fará até 16,5 km/litro com esta nova configuração de entrada. Agora surgem mais detalhes sobre a motorização, revelando que serão um pouco mais potentes que os 105 cv do subcompacto, entregando 116 cv, com etanol.
A Volkswagen aproveitará a renovação para mexer na linha do Polo e do Virtus, agora que o 1.6 deixou de ser oferecido. O 1.0 aspirado também prepara sua saída, ficando restrito ao futuro Polo Track, que será lançado somente no ano que vem. A nova opção será o 1.0 TSI de três cilindros, velho conhecido do mercado brasileiro e que já equipa o hatch e o sedã, em uma versão de 128 cv e 20,4 kgfm de torque (que está também sob o capô de Nivus e T-Cross).
Esta nova configuração para o 1.0 turbo será um bom substituto para o 1.6 MSI. O motor anterior de quatro cilindros entregava 117 cv e a 5.750 rpm e 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm, usando etanol. Com gasolina, gerava 110 cv e 15,8 kgfm. O 1.0 TSI na calibração para Polo e Virtus terá 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina, sempre a 5.000 rpm, enquanto o torque é o mesmo, de 16,8 kgfm, entre 1.750 rpm e 4.250 rpm (4.500 rpm com gasolina). Ou seja, terá somente 1 cv a menos, mas compensa com 0,3 kgfm a mais de torque e que aparece muito mais cedo.
Os valores oficiais são uma surpresa, pois esperava-se pela mesma calibração que o Up! TSI. O subcompacto tinha 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina. Por outro lado, o torque também era de 16,8 kgfm. Outra diferença em relação ao Up! é que o cliente do Virtus poderá optar pela transmissão automática de 6 marchas, enquanto o Polo terá somente o câmbio manual de 5 posições (disponível também para o sedã).
O Polo 1.0 TSI de 116 cv terá velocidade máxima de 197 km/h com etanol (193 km/h com gasolina), acelerando de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. Como comparação, a versão de 128 cv leva 9,4 s para chegar a 100 km/h. No caso do Virtus com câmbio manual, o 0 a 100 km/h é de 10,5 s, não importando o combustível, e alcança os 201 km/h. A variante automática é um pouco mais lenta, precisando de 11,2 s para atingir os 100 km/h e a velocidade máxima foi reduzida para 196 km/h.
Como falamos anteriormente, o Inmetro revelou o consumo oficial de Polo e Virtus com o 1.0 TSI de 116 cv, mostrando todos os dados de rendimento na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). O Polo fará 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada, com etanol, subindo para 13,8 km/litro e 16,5 km/litro quando abastecido com gasolina. Assim, será o 5º carro mais econômico do Brasil, desconsiderando os modelos elétricos e híbridos.
Modelo | Cidade (etanol) | Estrada (etanol | Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Consumo energético |
VW Polo 170TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,6 km/litro | 13,8 km/litro | 16,5 km/litro | 1,42 MJ/km |
VW Virtus 170TSI MT5 | 9,6 km/litro | 11,4 km/litro | 13,8 km/litro | 16,3 km/litro | 1,44 MJ/km |
VW Virtus 170TSI AT6 | 8,7 km/litro | 11 km/litro | 12,4 km/litro | 15,6 km/litro | 1,57 MJ/km |
O Virtus também será bem econômico. A versão manual alcança os 16,3 km/litro na estrada e 13,8 km/litro na cidade, com gasolina. Colocando etanol no tanque, fará 9,6 km/litro e 11,4 km/litro, respectivamente. No caso da variante automática, o rendimento será de 12,4 km/litro no ciclo urbano e 15,6 km/litro no rodoviário, baixando para 8,7 km/litro e 11 km/litro ao usar etanol.
Sobram cada vez menos segredos sobre a linha 2023 de Volkswagen Polo e Virtus. Os flagras mostram que o hatch terá um desenho inspirado no modelo europeu, mas sem mexer na traseira, enquanto o sedã será praticamente igual ao Virtus indiano. Com tantas informações aparecendo, não seria estranho ver o lançamento acontecer no início do 2º semestre, ainda mais porque as reestilizações de Fiat Argo (junto com o Cronos) e Hyundai HB20 farão suas estreias em julho.
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