Das grandes equipes atuais da Fórmula 1, apenas a Red Bull não tem um hipercarro próprio, visto que não é uma fabricante automotiva. Isto mudará em breve, com uma criação da Red Bull Advanced Technologies, divisão da produtora de energéticos que está desenvolvendo um esportivo para enfrentar Aston Martin Valkyrie e Mercedes-AMG One. Será o RB17, desenhado por Adrian Newey (famoso por seu trabalho na F1) e que ganha seu 1º teaser e informações.
Por enquanto, temos somente um esboço do carro, mostrando somente a silhueta do esportivo. Para compensar, a Red Bull revela algumas informações bem interessantes. O RB17 terá um motor V8 biturbo híbrido, entregando mais de 1.100 cv de potência. Como comparação, o Mercedes-AMG One tem um V6 de 1.063 cv, enquanto o Aston Martin Valkyrie utiliza um V12 de 1.176 cv. A construção será feita com um composto de carbono, usando uma carroceria que tem "o pacote aerodinâmico mais avançado disponível em um carro de produção em série."
O plano da Red Bull é fazer somente 50 unidades, montando 15 veículos por ano a partir de 2025. A revista britânica Autocar apurou que muitas das unidades já foram reservadas nos bastidores. Mesmo que ainda não tenha sido mostrado, o RB17 já tem preço e custará nada menos que 5 milhões de libras, antes dos impostos locais. Na cotação atual, isto dá R$ 31,96 milhões, um valor altíssimo para um carro que nem poderá rodar nas ruas.
Sim, não poderá andar nas ruas em sua versão normal. Porém, a RBAT está desenvolvendo o carro para que possa receber uma conversão que permita ser emplacado normalmente - mas, como isso será feito, ainda é um mistério. O nome RB17 segue o padrão da Red Bull Racing para seus carros de corrida, ficando entre o RB16 da temporada 2020, o RB16B de 2021 e o RB18 usado este ano na Fórmula 1.
Adrian Newey revelou à Autocar que os trabalhos para o RB17 começaram no final de 2020 e que a meta é que o esportivo pese somente 900 kg sem o piloto. Será um pouco maior do que o Valkyrie da Aston Martin, com um entre-eixos mais longo e pneus mais largos. O designer ainda disse que o hipercarro eletrificado terá um teto fixo, saias laterais flexíveis e uma suspensão ativa. Naturalmente, muitas das tecnologias da Fórmula 1 serão utilizadas, incluindo um sistema de regeneração de energia para praticamente eliminar o lag do turbo.
As 50 pessoas que reservarem o RB17 terão acesso ao desenvolvimento do superesportivo, além de poder guiar o carro em simuladores. Quando esta máquina estiver pronta, os clientes ainda participarão de sessões de treino, para que aprendam a domar esta fera nas pistas - obviamente, isto está incluso no preço final.
Fonte: Red Bull Advanced Technologies, Autocar, Autocar (2)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari F80: 1.200 cv, 0 a 100 km/h em 2s e R$ 22 milhões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Corvette ZR1 alcança 374 km/h e é o Chevrolet mais rápido da história
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo McLaren W1 tem 1.275 cv e inspiração nos carros de Formula 1
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Mercedes-AMG One, baseado na Formula 1, quebrou próprio recorde em Nurburgring