Mercedes-Benz recupera mercado na Alemanha em maio com ajuda do Classe C
Na liderança, a Volkswagen com grande colaboração do Golf
As vendas de veículos novos completaram três meses seguidos em retração na Alemanha. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializadas 207.199 unidades em maio, 10,2% a menos do que há um ano. O acumulado de 2022 (1.013.417), que até março era positivo em quase 5%, agora já é 9,3% inferior ao de 2021.
No ranking de montadoras, a VW (35.782) registrou a maior retração do top 5 (-14%) e perdeu quase 1 ponto percentual de participação nos últimos doze meses. O destaque do mês foi a Mercedes-Benz (18.008), que cresceu 23,4% e reassumiu a vice-liderança no ano. Menção positiva também para a Dacia (3.620), que viu suas vendas avançarem quase 38%, a maior evolução do top 20.
POS. |
MARCA |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAI.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
38.782 |
18,7% |
45.243 |
19,6% |
-14,3% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.008 |
8,7% |
14.598 |
6,3% |
23,4% |
3º |
BMW |
17.158 |
8,3% |
19.668 |
8,5% |
-12,8% |
4º |
AUDI |
16.287 |
7,9% |
18.561 |
8,0% |
-12,3% |
5º |
OPEL |
13.057 |
6,3% |
12.374 |
5,4% |
5,5% |
6º |
FORD |
12.153 |
5,9% |
11.632 |
5,0% |
4,5% |
7º |
SKODA |
10.645 |
5,1% |
15.269 |
6,6% |
-30,3% |
8º |
SEAT |
9.510 |
4,6% |
11.691 |
5,1% |
-18,7% |
9º |
HYUNDAI |
8.503 |
4,1% |
8.687 |
3,8% |
-2,1% |
10º |
FIAT |
6.833 |
3,3% |
9.145 |
4,0% |
-25,3% |
11º |
KIA |
6.582 |
3,2% |
5.642 |
2,4% |
16,7% |
12º |
TOYOTA |
6.516 |
3,1% |
5.837 |
2,5% |
11,6% |
13º |
RENAULT |
5.979 |
2,9% |
7.119 |
3,1% |
-16,0% |
14º |
CITROËN |
4.136 |
2,0% |
5.273 |
2,3% |
-21,6% |
15º |
DACIA |
3.620 |
1,7% |
2.629 |
1,1% |
37,7% |
16º |
MINI |
3.473 |
1,7% |
3.611 |
1,6% |
-3,8% |
17º |
PEUGEOT |
3.183 |
1,5% |
5.246 |
2,3% |
-39,3% |
18º |
MITSUBISHI |
2.852 |
1,4% |
3.053 |
1,3% |
-6,6% |
19º |
VOLVO |
2.775 |
1,3% |
3.778 |
1,6% |
-26,5% |
20º |
PORSCHE |
2.485 |
1,2% |
2.686 |
1,2% |
-7,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
207.199 |
100,0% |
230.635 |
100,0% |
-10,2% |
|
ACUMULADO |
1.013.417 |
100,0% |
1.116.737 |
100,0% |
-9,3% |
Mesmo recuando quase 27% frente a 2021, o VW Golf (6.197) ainda não perdeu a posição de honra em 2022. A diferença em relação ao VW T-Roc (5.273) foi inferior a mil unidades. Com avanço de quase 36%, o Opel Corsa (5.102) foi o melhor do resto, com boa margem em relação ao VW Passat (3.944), vice no ranking de abril. O top 5 ainda teve um Fiat 500 (3.503) em alta de mais de 30%.
10ª, a Fiat Ducato (3.038) registrou a maior queda no pelotão de cima (-50%). O Mercedes-Benz Classe C (2.605), 15º, por sua vez, quase triplicou as vendas do ano passado – todos os modelos da marca de Stuttgart no top 50, aliás, registraram avanços. Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.843) se manteve entre os 40 primeiros. Modelo tradicionalmente presente na parte superior da tabela, o Skoda Octavia (1.480) perdeu quase 70% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAI.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
6.197 |
3,0% |
8.466 |
3,7% |
-26,8% |
2º |
VW T-ROC |
5.273 |
2,5% |
5.288 |
2,3% |
-0,3% |
3º |
OPEL CORSA |
5.102 |
2,5% |
3.754 |
1,6% |
35,9% |
4º |
VW PASSAT |
3.944 |
1,9% |
5.198 |
2,3% |
-24,1% |
5º |
FIAT 500 |
3.503 |
1,7% |
2.690 |
1,2% |
30,2% |
6º |
FORD KUGA |
3.484 |
1,7% |
2.417 |
1,0% |
44,1% |
7º |
MINI |
3.473 |
1,7% |
3.611 |
1,6% |
-3,8% |
8º |
VW TRANSPORTER |
3.369 |
1,6% |
3.217 |
1,4% |
4,7% |
9º |
VW T-CROSS |
3.309 |
1,6% |
2.695 |
1,2% |
22,8% |
10º |
FIAT DUCATO |
3.038 |
1,5% |
6.068 |
2,6% |
-49,9% |
11º |
BMW SÉRIE 3 |
2.859 |
1,4% |
3.565 |
1,5% |
-19,8% |
12º |
SEAT LEON |
2.827 |
1,4% |
2.909 |
1,3% |
-2,8% |
13º |
VW TIGUAN |
2.800 |
1,4% |
4.883 |
2,1% |
-42,7% |
14º |
VW POLO |
2.759 |
1,3% |
2.616 |
1,1% |
5,5% |
15º |
MERCEDES CLASSE C |
2.605 |
1,3% |
897 |
0,4% |
190,4% |
16º |
SEAT FORMENTOR |
2.562 |
1,2% |
1.508 |
0,7% |
69,9% |
17º |
TOYOTA YARIS |
2.550 |
1,2% |
1.463 |
0,6% |
74,3% |
18º |
BMW X3 |
2.548 |
1,2% |
1.939 |
0,8% |
31,4% |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
2.513 |
1,2% |
1.822 |
0,8% |
37,9% |
20º |
AUDI Q3 |
2.499 |
1,2% |
2.474 |
1,1% |
1,0% |
21º |
AUDI A3 |
2.444 |
1,2% |
3.060 |
1,3% |
-20,1% |
22º |
OPEL ASTRA |
2.384 |
1,2% |
2.335 |
1,0% |
2,1% |
23º |
KIA CEED |
2.224 |
1,1% |
2.129 |
0,9% |
4,5% |
24º |
VW UP |
2.223 |
1,1% |
3.646 |
1,6% |
-39,0% |
25º |
FORD PUMA |
2.215 |
1,1% |
2.281 |
1,0% |
-2,9% |
26º |
CITROËN JUMPER |
2.174 |
1,0% |
1.953 |
0,8% |
11,3% |
27º |
AUDI Q5 |
2.169 |
1,0% |
1.104 |
0,5% |
96,5% |
28º |
HYUNDAI KONA |
2.027 |
1,0% |
1.862 |
0,8% |
8,9% |
29º |
SKODA FABIA |
2.005 |
1,0% |
1.389 |
0,6% |
44,3% |
30º |
MERCEDES GLC |
1.955 |
0,9% |
1.640 |
0,7% |
19,2% |
31º |
SKODA KAROQ |
1.938 |
0,9% |
1.664 |
0,7% |
16,5% |
32º |
BMW X1 |
1.873 |
0,9% |
2.073 |
0,9% |
-9,6% |
33º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.849 |
0,9% |
1.872 |
0,8% |
-1,2% |
34º |
VW ID.4 |
1.849 |
0,9% |
1.277 |
0,6% |
44,8% |
35º |
BMW SÉRIE 1 |
1.846 |
0,9% |
2.250 |
1,0% |
-18,0% |
36º |
VW TAIGO |
1.843 |
0,9% |
0 |
0,0% |
- |
37º |
KIA SPORTAGE |
1.838 |
0,9% |
665 |
0,3% |
176,4% |
38º |
MERCEDES CLASSE V |
1.806 |
0,9% |
1.616 |
0,7% |
11,8% |
39º |
OPEL MOKKA |
1.761 |
0,8% |
2.260 |
1,0% |
-22,1% |
40º |
OPEL CROSSLAND X |
1.740 |
0,8% |
1.091 |
0,5% |
59,5% |
41º |
FORD TRANSIT |
1.516 |
0,7% |
1.964 |
0,9% |
-22,8% |
42º |
AUDI A4 |
1.483 |
0,7% |
2.982 |
1,3% |
-50,3% |
43º |
FORD FOCUS |
1.480 |
0,7% |
1.331 |
0,6% |
11,2% |
44º |
SKODA OCTAVIA |
1.480 |
0,7% |
4.683 |
2,0% |
-68,4% |
45º |
HYUNDAI I30 |
1.422 |
0,7% |
1.022 |
0,4% |
39,1% |
46º |
VOLVO XC60 |
1.418 |
0,7% |
1.326 |
0,6% |
6,9% |
47º |
MERCEDES GLB |
1.412 |
0,7% |
906 |
0,4% |
55,8% |
48º |
SKODA KODIAQ |
1.382 |
0,7% |
1.811 |
0,8% |
-23,7% |
49º |
VW ID.3 |
1.356 |
0,7% |
2.252 |
1,0% |
-39,8% |
50º |
RENAULT TWINGO |
1.347 |
0,7% |
1.167 |
0,5% |
15,4% |
SEMANA MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Veja também o resumo com as notícias mais importantes desta semana em vídeo gravado em nosso estúdio. Destaque para o novo Peugeot 408 que renasceu como um SUV-Fastback, a linha Fiat Cronos 2023, Citroën C5 2023 e detalhes da nova Amarok.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena