Mercedes-Benz recupera mercado na Alemanha em maio com ajuda do Classe C
Na liderança, a Volkswagen com grande colaboração do Golf
As vendas de veículos novos completaram três meses seguidos em retração na Alemanha. Segundo a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, foram comercializadas 207.199 unidades em maio, 10,2% a menos do que há um ano. O acumulado de 2022 (1.013.417), que até março era positivo em quase 5%, agora já é 9,3% inferior ao de 2021.
No ranking de montadoras, a VW (35.782) registrou a maior retração do top 5 (-14%) e perdeu quase 1 ponto percentual de participação nos últimos doze meses. O destaque do mês foi a Mercedes-Benz (18.008), que cresceu 23,4% e reassumiu a vice-liderança no ano. Menção positiva também para a Dacia (3.620), que viu suas vendas avançarem quase 38%, a maior evolução do top 20.
POS. |
MARCA |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAI.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
38.782 |
18,7% |
45.243 |
19,6% |
-14,3% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.008 |
8,7% |
14.598 |
6,3% |
23,4% |
3º |
BMW |
17.158 |
8,3% |
19.668 |
8,5% |
-12,8% |
4º |
AUDI |
16.287 |
7,9% |
18.561 |
8,0% |
-12,3% |
5º |
OPEL |
13.057 |
6,3% |
12.374 |
5,4% |
5,5% |
6º |
FORD |
12.153 |
5,9% |
11.632 |
5,0% |
4,5% |
7º |
SKODA |
10.645 |
5,1% |
15.269 |
6,6% |
-30,3% |
8º |
SEAT |
9.510 |
4,6% |
11.691 |
5,1% |
-18,7% |
9º |
HYUNDAI |
8.503 |
4,1% |
8.687 |
3,8% |
-2,1% |
10º |
FIAT |
6.833 |
3,3% |
9.145 |
4,0% |
-25,3% |
11º |
KIA |
6.582 |
3,2% |
5.642 |
2,4% |
16,7% |
12º |
TOYOTA |
6.516 |
3,1% |
5.837 |
2,5% |
11,6% |
13º |
RENAULT |
5.979 |
2,9% |
7.119 |
3,1% |
-16,0% |
14º |
CITROËN |
4.136 |
2,0% |
5.273 |
2,3% |
-21,6% |
15º |
DACIA |
3.620 |
1,7% |
2.629 |
1,1% |
37,7% |
16º |
MINI |
3.473 |
1,7% |
3.611 |
1,6% |
-3,8% |
17º |
PEUGEOT |
3.183 |
1,5% |
5.246 |
2,3% |
-39,3% |
18º |
MITSUBISHI |
2.852 |
1,4% |
3.053 |
1,3% |
-6,6% |
19º |
VOLVO |
2.775 |
1,3% |
3.778 |
1,6% |
-26,5% |
20º |
PORSCHE |
2.485 |
1,2% |
2.686 |
1,2% |
-7,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
207.199 |
100,0% |
230.635 |
100,0% |
-10,2% |
|
ACUMULADO |
1.013.417 |
100,0% |
1.116.737 |
100,0% |
-9,3% |
Mesmo recuando quase 27% frente a 2021, o VW Golf (6.197) ainda não perdeu a posição de honra em 2022. A diferença em relação ao VW T-Roc (5.273) foi inferior a mil unidades. Com avanço de quase 36%, o Opel Corsa (5.102) foi o melhor do resto, com boa margem em relação ao VW Passat (3.944), vice no ranking de abril. O top 5 ainda teve um Fiat 500 (3.503) em alta de mais de 30%.
10ª, a Fiat Ducato (3.038) registrou a maior queda no pelotão de cima (-50%). O Mercedes-Benz Classe C (2.605), 15º, por sua vez, quase triplicou as vendas do ano passado – todos os modelos da marca de Stuttgart no top 50, aliás, registraram avanços. Versão local do Nivus, o VW Taigo (1.843) se manteve entre os 40 primeiros. Modelo tradicionalmente presente na parte superior da tabela, o Skoda Octavia (1.480) perdeu quase 70% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
MAI.2022 |
% MERCADO 2022 |
MAI.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
6.197 |
3,0% |
8.466 |
3,7% |
-26,8% |
2º |
VW T-ROC |
5.273 |
2,5% |
5.288 |
2,3% |
-0,3% |
3º |
OPEL CORSA |
5.102 |
2,5% |
3.754 |
1,6% |
35,9% |
4º |
VW PASSAT |
3.944 |
1,9% |
5.198 |
2,3% |
-24,1% |
5º |
FIAT 500 |
3.503 |
1,7% |
2.690 |
1,2% |
30,2% |
6º |
FORD KUGA |
3.484 |
1,7% |
2.417 |
1,0% |
44,1% |
7º |
MINI |
3.473 |
1,7% |
3.611 |
1,6% |
-3,8% |
8º |
VW TRANSPORTER |
3.369 |
1,6% |
3.217 |
1,4% |
4,7% |
9º |
VW T-CROSS |
3.309 |
1,6% |
2.695 |
1,2% |
22,8% |
10º |
FIAT DUCATO |
3.038 |
1,5% |
6.068 |
2,6% |
-49,9% |
11º |
BMW SÉRIE 3 |
2.859 |
1,4% |
3.565 |
1,5% |
-19,8% |
12º |
SEAT LEON |
2.827 |
1,4% |
2.909 |
1,3% |
-2,8% |
13º |
VW TIGUAN |
2.800 |
1,4% |
4.883 |
2,1% |
-42,7% |
14º |
VW POLO |
2.759 |
1,3% |
2.616 |
1,1% |
5,5% |
15º |
MERCEDES CLASSE C |
2.605 |
1,3% |
897 |
0,4% |
190,4% |
16º |
SEAT FORMENTOR |
2.562 |
1,2% |
1.508 |
0,7% |
69,9% |
17º |
TOYOTA YARIS |
2.550 |
1,2% |
1.463 |
0,6% |
74,3% |
18º |
BMW X3 |
2.548 |
1,2% |
1.939 |
0,8% |
31,4% |
19º |
MERCEDES CLASSE E |
2.513 |
1,2% |
1.822 |
0,8% |
37,9% |
20º |
AUDI Q3 |
2.499 |
1,2% |
2.474 |
1,1% |
1,0% |
21º |
AUDI A3 |
2.444 |
1,2% |
3.060 |
1,3% |
-20,1% |
22º |
OPEL ASTRA |
2.384 |
1,2% |
2.335 |
1,0% |
2,1% |
23º |
KIA CEED |
2.224 |
1,1% |
2.129 |
0,9% |
4,5% |
24º |
VW UP |
2.223 |
1,1% |
3.646 |
1,6% |
-39,0% |
25º |
FORD PUMA |
2.215 |
1,1% |
2.281 |
1,0% |
-2,9% |
26º |
CITROËN JUMPER |
2.174 |
1,0% |
1.953 |
0,8% |
11,3% |
27º |
AUDI Q5 |
2.169 |
1,0% |
1.104 |
0,5% |
96,5% |
28º |
HYUNDAI KONA |
2.027 |
1,0% |
1.862 |
0,8% |
8,9% |
29º |
SKODA FABIA |
2.005 |
1,0% |
1.389 |
0,6% |
44,3% |
30º |
MERCEDES GLC |
1.955 |
0,9% |
1.640 |
0,7% |
19,2% |
31º |
SKODA KAROQ |
1.938 |
0,9% |
1.664 |
0,7% |
16,5% |
32º |
BMW X1 |
1.873 |
0,9% |
2.073 |
0,9% |
-9,6% |
33º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.849 |
0,9% |
1.872 |
0,8% |
-1,2% |
34º |
VW ID.4 |
1.849 |
0,9% |
1.277 |
0,6% |
44,8% |
35º |
BMW SÉRIE 1 |
1.846 |
0,9% |
2.250 |
1,0% |
-18,0% |
36º |
VW TAIGO |
1.843 |
0,9% |
0 |
0,0% |
- |
37º |
KIA SPORTAGE |
1.838 |
0,9% |
665 |
0,3% |
176,4% |
38º |
MERCEDES CLASSE V |
1.806 |
0,9% |
1.616 |
0,7% |
11,8% |
39º |
OPEL MOKKA |
1.761 |
0,8% |
2.260 |
1,0% |
-22,1% |
40º |
OPEL CROSSLAND X |
1.740 |
0,8% |
1.091 |
0,5% |
59,5% |
41º |
FORD TRANSIT |
1.516 |
0,7% |
1.964 |
0,9% |
-22,8% |
42º |
AUDI A4 |
1.483 |
0,7% |
2.982 |
1,3% |
-50,3% |
43º |
FORD FOCUS |
1.480 |
0,7% |
1.331 |
0,6% |
11,2% |
44º |
SKODA OCTAVIA |
1.480 |
0,7% |
4.683 |
2,0% |
-68,4% |
45º |
HYUNDAI I30 |
1.422 |
0,7% |
1.022 |
0,4% |
39,1% |
46º |
VOLVO XC60 |
1.418 |
0,7% |
1.326 |
0,6% |
6,9% |
47º |
MERCEDES GLB |
1.412 |
0,7% |
906 |
0,4% |
55,8% |
48º |
SKODA KODIAQ |
1.382 |
0,7% |
1.811 |
0,8% |
-23,7% |
49º |
VW ID.3 |
1.356 |
0,7% |
2.252 |
1,0% |
-39,8% |
50º |
RENAULT TWINGO |
1.347 |
0,7% |
1.167 |
0,5% |
15,4% |
SEMANA MOTOR1.COM NO YOUTUBE
Veja também o resumo com as notícias mais importantes desta semana em vídeo gravado em nosso estúdio. Destaque para o novo Peugeot 408 que renasceu como um SUV-Fastback, a linha Fiat Cronos 2023, Citroën C5 2023 e detalhes da nova Amarok.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?