A ansiedade sobre a autonomia dos carros elétricos ainda afeta muitos possíveis clientes, preocupados de não conseguir reabastecer as baterias nos momentos de necessidade. O Mercedes-Benz EQXX apresentado em abril quer mudar algumas coisas. A fabricante prometia que era capaz de rodar mais de 1.000 km com uma única carga, usando seu conjunto de baterias de 100 kWh. E até conseguiu rodar mais.
No primeiro teste público, o Mercedes-Benz EQXX foi de Stuttgart (Alemanha) até Cassis (França), percorrendo 1.008 km em uma viagem de 14h30. Só que este recorde já foi quebrado, pois o veículo foi de Stuttgart até o circuito de Silverstone, no Reino Unido, o que dá 1.202 km. Isto foi alcançado graças à melhoria na eficiência, que subiu de 8,7 kWh/100 km para 8,3 kWh/100 km.
Curiosamente, a última parte desta viagem foi feita com o EQXX andando exatamente no circuito de Silverstone. Nyck de Vries, piloto da Mercedes-AMG na Formula E, assumiu o comando do veículo para fazer 11 voltas em Silverstone. Ou seja, como andou rápido no circuito, poderia ter rodado ainda mais com uma tocada mais econômica.
Markus Schäfer, membro da diretoria da Mercedes-Benz e chefe de tecnologia da empresa, afirma:
A jornada continua, ainda mais longa e mais eficiente. Novamente, o Vision EQXX provou que pode rodar por mais de 1.000 km com uma única carga na bateria, desta vez em uma situação totalmente diferente no mundo real. Como a Mercedes-Benz busca ser totalmente elétrica a partir de 2030 nos mercados que permitirem, é importante mostrar ao mundo o que pode ser alcançado em termos reais pela combinação de tecnologia de ponta, trabalho de equipe e determinação.
Após esta façanha, o EQXX estará no Goodwood Festival of Speed, um dos eventos mais tradicionais do mundo, onde fará uma apresentação para os visitantes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado