As peruas podem ter praticamente desaparecido no Brasil, mas seguem firmes e fortas na Europa, que aprecia o espaço interno e a dinâmica próxima dos sedãs. Imagine então uma station wagon de alto desempenho baseado no M3, um dos sedãs esportivos mais famosos do mercado. Esta é a receita para a BMW M3 Touring, a primeira vez que um M3 ganha esta forma, com até 1.510 litros de espaço no porta-malas e um motor sem eletrificação.
Será um caso diferente da última perua feita pela BMW M, a M5 V10, que teve somente 1.025 unidades produzidas. Por enquanto, a BMW M3 Touring focará nos principais países da Europa, mas alguns mercados como Austrália e Japão já estariam de olho na station wagon.
Transformar a Série 3 Touring na M3 Touring não foi tão simples assim. O eixo traseiro do M3 não servia na perua normal, então a carroceria teve que ser alargada em 76 milímetros, algo que pode ser visto pelo formato das caixas de roda traseiras. Além disso, a BMW deixou que os designers fossem criativos com o visual, criando linhas específicas para o carro ao invés de usar o mesmo desenho do sedã.
A BMW compensa a generosa traseira com reforços estruturais na parte inferior do carro, aumentando a rigidez. No total, a M3 Touring é 85 quilos mais pesada do que o sedã, algo causado pela tampa do porta-malas. Sem ninguém dentro do veículo, tem um peso total de 1.865 kg. Obviamente, também é mais longa do que o M3 sedã e até mesmo do que a Série 3 Touring:
Medida | BMW M3 Touring |
Comprimento | 4.794 mm |
Largura | 1.903 mm |
Altura | 1.436 mm |
Entre-eixos | 2.857 mm |
Balanço dianteiro | 1.617 mm |
Balanço traseiro | 1.605 mm |
Peso | 1.865 kg |
Porta-malas | 500 - 1.510 litros |
A BMW não falou muito mais sobre as mudanças específicas para a M3 Touring. Sabemos que terá amortecedores adaptativos com um ajuste especial para lidar com o peso extra. O restante é como o M3 sedã: rodas de liga leve de 19" na frente e 20" na traseira; uma distribuição de peso 50:50; suspensão independente na traseira e mais.
Virá com o sistema de tração integral xDrive, transmissão automática de 8 marchas e bloqueio eletrônico do diferencia ltraseiro. Disponível somente na versão Competition, virá com um seletor de tração nas opções 4WD, 4WD Sport (para quem quer dar umas derrapadas) e 2WD (para fazer drift e que desliga até o controle de estabilidade). O drift tem um destaque especial, pois conta com um sistema de análise de drift e controle de tração com 10 níveis.
O motor é para os puristas, com o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha sem qualquer eletrificação. São 510 cv a 6.250 rpm e um torque de 66,3 kgfm entre 2.750 e 5.500 rpm. É um propulsor feito para correr e que chega a 7.200 rpm. A BMW diz que a perua terá um desempenho digno do sedã, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, chegando a 200 km/h em 12,9 s. A velocidade máxima é de 280 km/h.
Terá algumas novidades no interior, com a adoção da "super tela" do iX e i4, que está sendo levada para os outros carros da BMW. Conta com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um display de 14,9 polegadas para a multimídia, posicionadas lado a lado. Éa primeira vez que a BMW M faz isso para um de seus modelos.
Além dos assentos padrão, é possível equipar a perua com bancos concha de fibra de carbono que são 9,6 kg mais leves. Uma dica: é melhor experimentar antes de escolher este opcional, pois não são muito confortáveis em viagens longas.
A tão esperada BMW M3 Touring Competition começará a ser vendida na Europa apenas em dezembro, enfrentando a Audi RS4 Avant. A pré-venda será iniciada em setembro, com preços a partir de 97.800 euros (R$ 530.659). No momento, a marca alemã não comenta sobre a possibilidade de lançar a station wagon no Brasil. Considerando que a Série 3 Touring não é oferecida no nosso mercado, as chances de ver a M3 Touring são bem pequenas.
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