Chevrolet Equinox pode ganhar novo motor 1.5 turbo mais potente
SUV trocaria a motorização na linha 2023 nos Estados Unidos por um de 177 cv, mas que polui menos
Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Equinox prepara uma mudança mecânica para os Estados Unidos. De acordo com o sitema GM Authority, a fabricante fará o lançamento da linha 2023 no país com uma troca de motor. Ainda será um 1.5 turbo, mas de uma geração mais nova, ganhando um pouco mais de potência e com uma performance melhor de economia e redução na quantidade de poluentes emitidos.
O GM Authority explica que o Chevrolet Equinox atual usa o motor 1.5 da família LYX. Gera 172 cv a 5.600 rpm e 27,8 kgfm de torque a 2.000 rpm, trabalhando sempre com uma transmissão automática de 6 marchas e, dependendo da versão, pode ter tração dianteira ou integral. A partir da linha 2023, o SUV médio receberia o 1.5 LSD, com 177 cv a 5.800 rpm e os mesmos 27,8 kgfm a 2.000 rpm. Ou seja, ganharia 5 cv.
Esta mudança seria faita para que o utilitário use um motor mais econômico e menos poluente. O LSD é a oitava geração da família EcoTec da GM e este propulsor foi feito para ser usado mundialmente, atendendo às normas mais exigentes de emissões. Fez a sua estreia na China, sob o capô do Buick Verano Pro, mas lá utiliza as transmissões automática de 9 marchas e uma CVT, dependendo da configuração. Na época, a GM dizia que o novo motor é 6% mais eficiente do que o anterior, quando usado pelo modelo da Buick. Estaria até pronto para usar um sistema híbrido-leve de 48V, ou opções híbridas normal e plug-in.
Não seria uma surpresa ver esta troca de motor realmente acontecer. A GM tem mexido na mecânica do Equinox algumas vezes, como acabando com a versão 2.0 turbo, por conta da baixa procura nos Estados Unidos (seu principal mercado). Como o SUV ganhará mais alguns cavalos sem que perca desempenho ou rendimento, será uma mudança bem vinda para o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no país norte-americano.
A alteração terá efeito também no Brasil, mas pode acontecer apenas no ano que vem. O carro chega importado do México, onde é feito para todo o continente americano, então qualquer mudança afeta todos os mercados. Como acabou de chegar ao país, a GM deve segurar um pouco esta troca do motor para não penalizar quem adquiriu o veículo agora. O Chevrolet Equinox 2023 ainda não tem uma data de estreia definida.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Equinox RS 2025: os detalhes do SUV médio de R$ 267 mil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Chevrolet lança o novo Equinox 2025; veja preços e versões
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia com versões RS e Activ no Brasil