Semana Motor1.com: Caoa Chery eletrificada, GM Blazer EV e flagra do HB20
Teve também teaser do novo furgão Fiat Scudo e confirmação da operação da marca de motos indiana Bajaj no Brasil
Os últimos dias foram de importantes anúncios para o mercado brasileiro, mesmo em uma semana de “feriadão”. E no Semana Motor1.com de hoje você confere a nova fase eletrificada da Caoa Chery, que vai traz cinco novos modelos para o Brasil, sendo um deles um subcompacto 100% elétrico. A General Motors também confirmou seu plano de eletrificação para a América do Sul, além de três carros elétricos para o mercado nacional.
Foi assunto também o flagra do novo Hyundai HB20, que ganhará uma bela repaginada visual para perder o desenho polêmico atual ao se inspirar nas linhas do novo Tucson. Já a Fiat revelou o seu novo veículo comercial, o Scudo. Não estranhe a similaridade com os modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, pois o novo furgão é uma versão com o logotipo da Fiat para os modelos franceses – algo que veremos com mais frequência no grupo Stellantis. Por fim a marca indiana de motocicletas Bajaj, que confirmou sua operação no Brasil.
Caoa Chery terá elétrico iCar por R$ 139.990 e Tiggo 8 PHEV por R$ 269.990
Uma nova fase para a Caoa Chery no Brasil. A marca revelou quais serão seus próximos lançamentos no Brasil passados pouco mais de um mês da suspensão das atividades de sua fábrica de Jacareí, no interior paulista – que segue sem futuro definido. Mas falando das novidades em si, a fabricante terá cinco novos modelos. Os híbridos-leve Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid, o híbrido plug-in Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid e o primeiro elétrico da marca, chamado de iCar.
Vamos começar pelo que chegará primeiro. Agora no final de junho, já estarão presentes nas concessionárias unidades do iCar, que é o nome do carro elétrica mais barato do Brasil, que desembarca vindo importado da China por R$ 139.990. Indo para os carros híbridos-leve, ou seja, o Tiggo 5X Pro Hybrid, Tiggo 7 Pro Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid, os dois SUVs terão produção nacional em Anápolis a partir de julho, enquanto o sedã virá da China em agosto.
Em agosto chega também o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, o único híbrido de verdade dessa nova leva de modelos, já que o motor elétrico pode funcionar sozinho para mover o SUV grande. Falando de motores, o novo Tiggo 8 Pro tem motor 1.5 turbo a gasolina combinado a outros dois motores elétricos, com isso a potência combinada é de 317 cv e o torque é de generosos 56,6 kgfm de torque combinado.
Chevrolet quer fazer carros elétricos no Brasil e confirma três lançamentos
A Chevrolet quer fazer carros elétricos no Brasil! Nesta semana a General Motors também fez um importante anúncio, confirmando seu plano estratégico de eletrificação na região da América do Sul, o que logicamente inclui o Brasil. Vale lembrar que essa movimentação está em sintonia com a promessa da empresa de vender apenas carros elétricos a partir de 2035 e, em 2040, ser neutra em carbono.
Junto deste anúncio, a GM também confirmou o novo Chevrolet Bolt EUV para o mercado brasileiro, que desembarca por aqui a partir de 2023. Segundo a montadora, o SUV 100% elétrico fará sua estreia na Colômbia no segundo semestre deste ano, chegado ao Brasil e demais países da região no ano que vem. Outro modelo confirmado foi o Blazer EV, que teve sua primeira imagem revelada nesta semana. Sua apresentação mundial será dia 18 de julho, enquanto suas vendas no mercado norte-americano terão início no segundo trimestre de 2023, com isso é de se imaginar que as primeiras unidades cheguem no Brasil apenas em 2024.
Já o terceiro modelo confirmado pra cá é o Equinox EV, que teve só uma imagem digitalizada divulgada e que deverá ser revelado no final deste ano. Com isso, as primeiras unidades deverão atender primeiro os Estados Unidos para depois chegarem em terras tupiniquins, provavelmente no final de 2024. Vale lembrar que a GM anteriormente garantiu que tem planos de produzir carros elétricos em todos os países em que têm uma operação fabril. Com isso, é de se imaginar a importância do mercado brasileiro, que é o segundo maior da empresa no mundo, atrás somente dos EUA.
Flagra: Novo Hyundai HB20 2023 revela lanternas inspiradas no Tucson
O Hyundai HB20 vai ganhar uma bela atualização de meia-vida. Recebemos mais um flagra do hatch compacto rodando em testes, que foi registrado pela leitora Rebeca Salmazio na Rodovia Castello Branco, em São Paulo (SP). A imagem mostra somente a traseira do hatch, revelando um pouco de como ficarão suas lanternas, embora a camuflagem ainda continue escondendo boa parte de seu visual. É possível ver que o novo conjunto terá formato mais tradicional, como tinha sido antecipado pela projeção do designer Renato Aspromonte do OverboostBR, com a nova lanterna invertendo o formato da atual.
Com base nos flagras anteriores, sabemos ainda terá uma nova grade dianteira, inspirada no i20 europeu, faróis redesenhados e novos para-choques. Já no lugar da grade grande que vai do capô até o final, ela deverá ser repartida em duas partes. Resta saber como será a cabine, mas é possível que venham algumas novidades do Creta, como o volante com novo desenho, multimídia atualizada com tela de 8" e quem sabe até painel 100% digital.
A motorização deverá ser a mesma: 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm nas versões mais baratas e 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm nas mais caras. Segundo nossas fontes, o novo Hyundai HB20 será lançado no final de julho ou no máximo no começo de agosto.
Oficial: Scudo será a opção de furgão da Fiat entre Fiorino e Ducato
Lembra quando em maio a Peugeot lançou a Partner Rapid, sua versão para a Fiat Fiorino? Pois é, agora é a Fiat que vai ter um modelo “emprestado” de outra marca com o seu logotipo, ações que veremos com cada vez mais frequência entre as montadoras do grupo Stellantis. Nessa semana a Fiat revelou o teaser do furgão Scudo, sua versão dos modelos Citroën Jumpy e Peugeot Expert.
Com data de lançamento marcada para dia 23 de junho, o furgão será uma opção na gama Fiat para ficar posicionado entre o Fiorino e a grande Ducato. A marca não revelou muitos detalhes da novidade, mas é de se esperar que traga as mesmas linhas dos veículos franceses, algo semelhante ao praticado no mercado europeu. A questão é o novo Fiat Scudo será fabricado no Brasil ou se a sua montagem será feita no Uruguai.
No teaser aparece somente a dianteira do Fiat Scudo, que aparentemente terá apenas a grade frontal diferente. Assim como Peugeot Expert e Citroën Jumpy, o novo veículo comercial da Fiat Scudo poderá ter duas versões: furgão e passageiros.
Indiana Bajaj confirma chegada ao Brasil e pode estrear com moto Dominar 400
Conforme o Motor1.com noticiou em abril de 2021, a gigante indiana Bajaj está prestes a dar o “start” no mercado brasileiro. Caso você não saiba, a empresa é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia, além de grande exportadora para mercados da América Latina também.
O anúncio oficial detalhado das operações da Bajaj do Brasil deve ocorrer em breve, mas a empresa já está marcando presença nas redes sociais. Por lá, a empresa fez publicações dizendo que está chegando no Brasil, dando destaque a uma de suas motos mais populares: a Dominar 400. Resta saber se esse modelo será o primeiro da marca indiana aqui no Brasil, mas caso seja, será uma opção interessante. Ela entraria no mercado de motos entre 300 e 400 cilindradas, que já conta com rivais como Yamaha MT-03, BMW G 310 R e Kawasaki Z 400.
A marca deverá oferecer no país também opções de motos de baixa cilindradas, com modelos de 110, 125 ou 250 cilindradas. E anote aí: a marca poderá vender também até uma scooter elétrica, a Chetak, que tem motor de 5,5 cv e autonomia de até 90 km/h.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores