Além da divisão esportiva M da BMW, a indústria automotiva alemã comemora 50 anos de outro importante nome nacional: o Audi 80. O modelo foi apresentado globalmente na mesma época dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 e completa cinco décadas de história como pioneiro de grandes inovações dentro da marca. Considerado precursor do A4, foi também a primeira grande investida da empresa no segmento de médios.
Desde a primeira geração, conhecida pelo codinome B1, o Audi 80 conquistou importantes feitos comerciais e técnicos. Os sucessores também foram sempre considerados vanguardistas, sendo responsáveis por diversos avanços mecânicos dentro da marca. Entre outros, a lista inclui motor TDI de quatro cilindros, acionamento Quattro com diferencial central de travamento automático, transmissão de embreagem dupla e diferencial esportivo do eixo traseiro.
"De uma maneira impressionante, o Audi 80 demonstra que a Vorsprung durch Technik é uma tradição na Audi", disse Oliver Hoffmann, membro do conselho de administração da Audi AG para desenvolvimento técnico em referência ao tradicional slogan da marca, que traduzido significa "vantagem através da tecnologia".
O primeiro modelo Audi 80 era bastante leve, sendo que a versão básica de duas portas pesava apenas 835 kg. Também foi projetado para ter porte relativamente compacto, com distância entre eixos de 2,47 metros e comprimento total de aproximadamente 4,18 metros.
Com dirigibilidade elogiada e baixos índices de consumo de combustível, o Audi 80 foi bem recebido pela imprensa local e internacional. Não por acaso, recebeu o prêmio de Carro Europeu do Ano de 1973 logo após ser introduzido no mercado.
O modelo também é reconhecido pelo sucesso comercial alcançado, tendo registrado ótimos números tanto na Europa quantos nos Estados Unidos (onde era vendido como Fox, nome que depois adotado por lá pelo Volkswagen Voyage brasileiro). Foi o primeiro veículo da Audi a conquistar 1 milhão de unidades vendidas e, em conjunto com o sucessor A4, acumula 12,5 milhões de unidades (do modelo B1 ao B9) entregues até hoje.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Na China, a Audi está criando uma nova marca chamada...AUDI
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje