Audi 80: precursor do A4 completa 50 anos como pioneiro de inovações
Sedã estreou em 1972 e foi a primeira investida da marca no segmento de carros médios
Além da divisão esportiva M da BMW, a indústria automotiva alemã comemora 50 anos de outro importante nome nacional: o Audi 80. O modelo foi apresentado globalmente na mesma época dos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 e completa cinco décadas de história como pioneiro de grandes inovações dentro da marca. Considerado precursor do A4, foi também a primeira grande investida da empresa no segmento de médios.
Desde a primeira geração, conhecida pelo codinome B1, o Audi 80 conquistou importantes feitos comerciais e técnicos. Os sucessores também foram sempre considerados vanguardistas, sendo responsáveis por diversos avanços mecânicos dentro da marca. Entre outros, a lista inclui motor TDI de quatro cilindros, acionamento Quattro com diferencial central de travamento automático, transmissão de embreagem dupla e diferencial esportivo do eixo traseiro.
Galeria: Audi 80 – 50 anos de lançamento
"De uma maneira impressionante, o Audi 80 demonstra que a Vorsprung durch Technik é uma tradição na Audi", disse Oliver Hoffmann, membro do conselho de administração da Audi AG para desenvolvimento técnico em referência ao tradicional slogan da marca, que traduzido significa "vantagem através da tecnologia".
O primeiro modelo Audi 80 era bastante leve, sendo que a versão básica de duas portas pesava apenas 835 kg. Também foi projetado para ter porte relativamente compacto, com distância entre eixos de 2,47 metros e comprimento total de aproximadamente 4,18 metros.
Com dirigibilidade elogiada e baixos índices de consumo de combustível, o Audi 80 foi bem recebido pela imprensa local e internacional. Não por acaso, recebeu o prêmio de Carro Europeu do Ano de 1973 logo após ser introduzido no mercado.
O modelo também é reconhecido pelo sucesso comercial alcançado, tendo registrado ótimos números tanto na Europa quantos nos Estados Unidos (onde era vendido como Fox, nome que depois adotado por lá pelo Volkswagen Voyage brasileiro). Foi o primeiro veículo da Audi a conquistar 1 milhão de unidades vendidas e, em conjunto com o sucessor A4, acumula 12,5 milhões de unidades (do modelo B1 ao B9) entregues até hoje.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi toma frente e é 1ª a fechar fábrica; VW é dúvida
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Audi Q5 Sportback 2025 faz de 0 a 100 km/h em 4,5 s
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro