Conforme o Motor1.com noticiou em abril do ano passado, a gigante indiana Bajaj está prestes a dar início às suas operações no mercado brasileiro. A empresa é uma das maiores fabricantes de motocicletas da Índia, além de grande exportadora para mercados da América Latina também.
O anúncio oficial de como deverão ser as operações da Bajaj do Brasil deve ocorrer em breve, mas a empresa já está marcando presença nas redes sociais. Por lá, a empresa fez uma série de postagens com os dizeres "Coming Soon To Brasil", ou "Chegando Em Breve Ao Brasil". Na imagem, aparece uma das motos mais populares da empresa indiana: a Dominar 400.
Ainda não está confirmado se este será o primeiro modelo da Bajaj no Brasil, mas, se for, é uma opção interessante. Ela entraria no mercado de motos entre 300 e 400 cilindradas, que já conta com rivais como Yamaha MT-03, BMW G 310 R e Kawasaki Z 400. A Bajaj Dominar 400, porém, tem um diferencial na proposta e no preço.
A moto tem a mesma postura de esportiva sem carenagens das rivais, mas oferece opcionalmente elementos como protetores de mão e de motor, além de suporte para maleiros laterais. Com isso, posiciona-se mais entre as "Sport-Touring" do que como esportiva propriamente dita. Claro que o preço da novidade no Brasil será diferente, mas seu preço na Índia parte de 222.286 rúpias, ou R$ R$ 14.569.
Na parte mecânica, a Bajaj Dominar 400 indiana tem um propulsor monocilíndrico de 373,3 cm³ e arrefecimento a líquido. Os dados da marca aponta para 40 cv de potência a 8.800 rpm e 3,5 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico e seis marchas e traz embreagem com assistência deslizante. Entre os equipamentos de séria, a Dominar 400 já conta com uma suspensão dianteira com garfo invertido, freios a disco nas duas rodas com ABS e painel de instrumentos digital.
A linha completa indiana foca em modelos de baixa cilindrada, mas vai até as opções 400 como a Dominar. Os modelos mais baratos são os da linha CT110X, que parte de 65.453 rúpias (R$ 4.292). A Bajaj também possui opções urbanas com cilindrada variando entre 125 e 400 cilindradas com a linha Pulsar. A própria linha Dominar começa com motor 250 na Índia e a empresa ainda tem duas opções de modelos estradeiros, chamados de Avenger, com motores de 160 ou 220 cilindradas.
A Bajaj ainda oferece na Índia a linha Chetak, que é uma scooter elétrica. Ela traz um motor de 3,8 kW (cerca de 5,5 cv) e baterias de 3 kWh de capacidade. Com esse conjunto, Bajaj afirma que a Chetak tem uma autonomia de até 90 km, com velocidade máxima de 70 km/h. Entre os principais itens de sua lista de equipamentos de série, a scooter elétrica indiana já oferece iluminação completa por lâmpadas de LED, painel de instrumentos digital e conectividade via Bluetooth. Seu preço por lá parte de 141.440 rúpias, ou cerca de R$ 9.276.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz