A General Motors fez uma promessa de vender apenas carros elétricos a partir de 2035 e, em 2040, ser carbono neutra. E, quando fez o anúncio, a fabricante já sinalizava que esta transformação afetaria sua operação na América do Sul. Hoje, a dona da Chevrolet anuncia o seu plano de eletrificação na região, confirmando o Bolt EUV para o Brasil a partir de 2023. Equinox EV e Blazer EV também foram virão ao país e a empresa ainda diz que planeja fazer elétricos por aqui.
Para a GM, a América do Sul tem potencial para ser um polo de produção e exportação de carros elétricos. A operação da Chevrolet na região é uma das mais importantes e o Brasil é o 2º principal mercado da empresa, perdendo somente para os Estados Unidos. Porém, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, explica que a eletrificação acontecerá em um ritmo diferente dependendo da região. “A GM tem o compromisso de liderar o processo de eletrificação na América do Sul”, declara Chamorro.
“A Chevrolet vai oferecer a linha mais completa de elétricos do mercado”, afirma Marina Willisch, vice-presidente da empresa na região. A executiva já adianta que irá ampliar o portfólio, começando com o Bolt EUV, uma versão SUV do hatch Bolt. O lançamento começa na Colômbia no 2º semestre, chegando aos demais países da região no ano que vem, inclusive o Brasil. Sua chegada era esperada, pois o carro estava rodando em testes nas ruas brasileiras e a fabricante dava indicações de sua chegada desde que a marca revelou que trabalhava no modelo.
O Chevrolet Blazer EV também foi confirmado, aproveitando que a primeira imagem oficial foi divulgada e que será revelado dia 18 de julho. O lançamento está previsto apenas para 2024, visto que a primeira leva atenderá os Estados Unidos. A terceira novidade será o Equinox EV, que deve ser revelado no final do ano, iniciando as vendas nos EUA no ano que vem. Novamente, a América do Norte será a prioridade no primeiro momento, então sua chegada ao Brasil aconteceria no final de 2024, na melhor das hipóteses. Existe a promessa de mais novidades e uma delas pode ser a picape Silverado EV, porém ficaria para depois da chegada da variante a combustão.
Um dos pilares desta estratégia de eletrificação da GM é a plataforma Ultium de baterias, que funciona de forma modular, permitindo montar o conjunto de maneiras diferentes como na vertical, algo que é usado na picape Silverado EV. A tecnologia tornou-se tão interessante que a Honda fez uma parceria com a fabricante norte-americana, desenvolvendo e produzindo carros juntas com estas baterias.
Esta declaração da General Motors está alinhada com o que a fabricante disse anteriormente sobre os planos de produzir carros elétricos em todos os países em que tem uma operação fabril. No entanto, a empresa ainda não dá nenhum detalhes, apenas demonstrando o seu interesse.
“Na América do Sul, como região, temos um potencial enorme de nos tornarmos um polo de desenvolvimento, produção e exportação de tecnologias e de carros elétricos. Temos aqui uma combinação perfeita de grandes reservas de minérios para fabricação das baterias, centros de engenharia super qualificados e um dos maiores e mais modernos parques industriais automotivos do mundo”, conclui Chamorro.
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