A Volkswagen Amarok receberá sua segunda geração em breve no mercado global, mas não veremos a picape por aqui. No lugar dela, a marca fará uma reestilização do modelo atual, como confirmado por Pablo Di Si, CEO da Volkswagen América Latina em maio passado. A picape continuará a ser produzida em General Pacheco (ARG) até, pelo menos, 2032.
Rumores sobre esta estratégia já circulavam há um tempo e começaram a ser confirmados quando a Volkswagen anunciou que produziria a nova Amarok somente na África do Sul. Assim, o destino da picape por aqui ficou nebuloso. Durante o anúncio do investimento de US$ 250 milhões na Argentina, Di Si revelou os planos de atualizar a caminhonete e que seria lançada somente em 2024.
E não demorou muito para que aparecesse em testes na Argentina. O leitor Titus enviou uma foto da Amarok renovada rodando praticamente sem camuflagem. A imagem mostra só a traseira da picape, mas Titus comentou um pouco sobre as mudanças que ele viu no veículo:
* Frente: "Não pude tirar fotos da frente, mas ela tinha uma grade preta e faróis de LED.
* Traseira: "Na traseira estava uma lanterna dinâmica de LED, como na da Audi, com três segmentos que se iluminam de forma rítmica quando a seta é ativada".
* Lateral: "A parte lateral parecia igual. As rodas têm um novo design, com um estilo semelhante à da nova Renault Oroch Turbo mostrada no Brasil. Parecia um pouco mais alta do que a Amarok atual".
* Cabine: "O espelho retrovisor interior era diferente do que eu costumo ver nas Amaroks atuais.
* Caçamba: "Tinha algo como um suporte no lugar do estepe. Eu acho que a luz acima da caçamba é diferente."
Além das fotos e impressões enviadas por Titus, o que se sabe até agora sobre a reestilização da Amarok? As declarações oficiais emitidas por Pablo Di Si são transcritas abaixo.
Di Si: "Em 2024 vamos apresentar a reestilização da nossa picape Amarok, que estamos produzindo em Pacheco desde 2010. Ela terá um novo projeto, mais tecnologia, mais segurança e continuará a ser produzida na Argentina para exportação para a América Central, o Caribe e a América do Sul. O facelift já foi definido e posso lhes dizer que é muito equilibrado: nem muito e nem pouco agressivo. Tudo foi avaliado em clínicas com clientes. Hoje exportamos mais de 60% das Amarok produzidas em Pacheco. Tem uma balança comercial positiva. Se há uma reclamação que nos chega hoje do Brasil, é que temos poucas Amaroks para entregar. O bom momento do agronegócio no mundo ajuda muito."
Di Si: "No momento, não traremos a nova geração da Amarok feita na África do Sul. Também não há planos para produzi-la localmente. Teremos mais 10 anos da Amarok atual em Pacheco, que continuará sendo produzida para abastecer a Argentina e a região. O acordo com a Ford para produzir a nova geração Amarok na África do Sul é parte de um acordo global para que as duas empresas se ajudem mutuamente. Trata-se de um acordo que abrange veículos comerciais leves e veículos elétricos. Em cada caso, as duas empresas tinham que concordar. O acordo continua em nível global, e está avançando. No caso da Argentina, o projeto não foi aprovado por uma das partes, mas continua. O acordo com a Ford está indo muito bem em nível global, mas aqui decidimos tomar um caminho diferente."
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