No final de maio de 2022, a Energica Motor Company apresentou oficialmente a Experia, a primeira motocicleta aventureira da empresa. Mas não é apenas uma moto nova construída sobre uma plataforma existente. É também a estreia de uma nova plataforma da empresa, que inclui um motor elétrico diferente, bem como uma tecnologia de bateria mais leve e mais eficiente.
Em junho de 2021, a Energica revelou um novo motor elétrico batizado de EMCE. Ele foi desenvolvido em conjunto com a Mavel, especialista em motores elétricos na Itália. Este motor oferecia simultaneamente um projeto simplificado - motor e inversor integrados, o que não havia sido feito anteriormente - e também conseguiu baixar o peso do conjunto em 10 kg. O aumento da potência e intervalos de manutenção mais longos também foram consequências deste novo propulsor.
Embora o EMCE representasse um importante salto para a Energica, Ele não havia sido usado nas motos da marca ainda. Em maio de 2022, a nova Experia Green Tourer foi revelada para os mercados da Europa com uma evolução do motor, que usa relutância síncrona assistida por ímã de permissão, de acordo com a empresa. Essa atualização retirou mais 10 kg de peso na comparação com o primeiro motor EMCE. A eficiência térmica foi aprimorada e este motor menor é pode ser instalado mais baixo no chassi.
Para armazenar a energia que mantém o novo EMCE, a Experia usa uma bateria de polímero de lítio que, segundo Energica , dá maior densidade energética, ao mesmo tempo em que centraliza sua massa. A capacidade máxima da bateria é de 22,5 kWh totais, sendo 19,6 kWh úteis. Para referência, os novos Volvo XC60 e XC90 híbridos usam baterias de 18,8 kWh. Um dos desafios da eletrificação para motos é a falta de espaço, que parece ter sido resolvido com as novas baterias.
O tempo de carga vai de 0% a 80% em 40 minutos se for utilizado um carregador rápido de corrente contínua, mas a Experia também é compatível com os carregadores mais lentos. O diferencial da aventureira da Energetica está em poder ser carregada em postos públicos, pois utiliza as mesmas entradas de recarga que um carro elétrico, por exemplo.
A Energica Experia afirma que a moto tem 80 cv de potência nominal, com picos de 102 cv. O torque é 11,5 kgfm. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Porém, o grande destaque da moto está na autonomia. Com o grande conjunto de baterias, a moto pode rodar até 420 km com uma carga em uso urbano. Número que cai para 256 km em uso combinado e de 208 km na estrada.
A suspensão é fornecida pela ZF Sachs, com garfo dianteiro inverto de 150mm de curso, mesma medida do amortecedor único na roda traseira. Os freios são Brembo disco duplo de 330 mm de diâmetro na dianteira e único de 240mm na traseira.
O chassi da Experia traz uma estrutura tubular de aço com chapas laterais de alumínio, mas tanto o braço oscilante quanto as rodas são de alumínio fundido. Por falar em rodas, elas medem 17 polegadas e usam pneus Pirelli Scorpion Trail II. O peso total do veículo é de 260 kg.
O Energica Experia vem com 7 modos de condução: Eco, Urban, Rain, Ssporte, e três modos personalizáveis. A frenagem regenerativa apresenta quatro configurações: Alta, Média, Baixa e Desligada. Seis níveis de controle de tração são oferecidos, assim como o ABS atuante em curvas da Bosch. O controle de cruzeiro também vem de série. A Experia traz ainda marcha ré, útil para pequenas manobras. O painel de instrumentos da Energica Experia é digital com uma tela TFT de 5 polegadas. Na Europa, as vendas devem começar em breve, com a comercialização nos EUA tendo início no último trimestre. Os preços ainda não foram divulgados.
Após muita antecipação, a Harley-Davidson anunciou a chegada da Pan America para o mercado brasileiro. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800.
Fonte: Energica Motor Company
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