Novo SUV da Jeep menor que Renegade é visto pela primeira vez
Visto pela primeira vez, novo utilitário será o primeiro veículo elétrico da marca
O segmento de SUVs é a galinha dos ovos de ouro de qualquer fabricante na indústria automotiva hoje em dia, já que a procura por eles é bastante grande. E a Jeep sabe disso há algum tempo, tanto que anunciou que faria um SUV abaixo do Renegade em março deste ano quando também divulgou seu plano estratégico até 2030. E agora este novo SUV compacto dá as caras pela primeira vez.
Apesar da foto com resolução mais baixa, é inegável que estamos diante do mesmo SUV compacto mostrado em imagens digitalizadas em março deste ano. A imagem do novo Jeep foi publicada no fórum automotivo espanhol Cochespias.net, com a legenda dizendo que é a “primeira foto camuflada [do SUV] preparado para testes”. E como você pode visualizar, o modelo aparece com a típica camuflagem para tentar disfarçar suas linhas, no entanto seu desenho mais quadrado e os faróis divididos na dianteira deixam claro que o novo utilitário.
Olhando com atenção a foto de flagra e comparando com a imagem divulgada oficialmente pela Jeep há dois meses, fica fácil de ver alguns detalhes. Repare na linha de fechamento do capô bem posicionada na parte superior e que desce até os faróis, estes que por sua vez vão ser realmente divididos. Haverá uma luz diurna de LED horizontal na parte de cima, enquanto logo abaixo ficará o farol principal, mas com ambos os conjuntos alinhados e mais estreitos, deixando o design mais harmônico.
A grade frontal aparece totalmente tampada, assim como o modelo revelado digitalmente em março. Por ter a grade superior fechada, fica fácil dizer que o “irmão menor’ do Renegade virá mesmo como um veículo 100% elétrico, o primeiro na história da marca norte-americana, como a própria Jeep havia prometido anteriormente. Outro elemento que revela ser o novo SUV compacto da marca é o para-choque dianteiro, que traz uma estreita abertura na porção inferior, enquanto abaixo está outra abertura maior que deverá alocar os sensores e sistema de radar para os equipamentos de assistência a condução e de segurança.
De perfil, a foto revela a janela lateral com o mesmo desenho, com destaque para a pequena extensão da janela da porta traseira, espaço que deverá acomodar uma maçaneta na coluna C – mesma solução usada pelo Jeep Compass de 1ª geração (2006-2016). Infelizmente a traseira não foi fotografada, mas a julgar pelas imagens oficiais divulgadas até agora ela contará com inspirações no Renegade 2022, à exemplo das lanternas de LED com elementos internos numa espécie de X achatado, mas trazendo um acabamento preto em seu contorno.
Apesar de não confirmado, é muito provável que o novo SUV compacto abaixo do Renegade seja feito com base na plataforma CMP criada pelo Grupo PSA. Essa plataforma é voltada a modelos compactos e já é usada em modelos como Peugeot 2008 e 3008, Citroën C3 e Opel Corsa, sendo também uma boa opção também por ser compatível com modelos 100% elétricos, o que será o caso do novo pequeno SUV da Jeep.
Em relação à mecânica, sabe-se que o utilitário terá tração nas quatro rodas para honrar as raízes off-road da Jeep, por mais que seja um modelo mais voltado ao uso urbano. Resta saber qual motorização do grupo Stellantis será escolhida. Na prateleira, há o motor elétrico do e-208 GT de 136 cv e 26,5 kgfm, que no Jeep deverá ter mais força por ser um modelo com tração integral. A previsão de lançamento do novo SUV compacto, ainda sem nome, é para o 1º semestre de 2023.
VEJA O CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:
Fonte: Cochespias
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Teste Jeep Commander Blackhawk: solução para os problemas tem preço
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep faz Black Friday com até R$ 18.000 de bônus para Renegade e Commander