Alemanha em abril: mercado cai 21%; VW Golf perde 40% dos clientes
Por outro lado, Mercedes-Benz Classe C quase dobrou suas vendas
O maior mercado de veículos novos da Europa registrou retração nas vendas pelo 2º mês seguido. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, em abril foram comercializadas 180.264 unidades – o pior resultado desde outubro -, uma queda de 21,5% frente ao mesmo período de 2021. No 1º quadrimestre (806.218), o resultado é 9% inferior na comparação com o ano passado.
Na disputa entre as montadoras, a líder VW (29.873) perdeu quase 1/3 de seus compradores do ano passado. A briga pela 2ª posição, definida por menos de 60 unidades, foi vencida pela BMW (16.527) sobre a Mercedes (16.471). Kia (6.882), Toyota (6.448) e Mitsubishi (3.592) foram as únicas do top 20 a encerrarem o mês no azul.
POS. |
MARCA |
ABR.2022 |
% MERCADO 2022 |
ABR.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
29.873 |
16,6% |
43.230 |
18,8% |
-30,9% |
2º |
BMW |
16.527 |
9,2% |
20.441 |
8,9% |
-19,1% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
16.471 |
9,1% |
21.992 |
9,6% |
-25,1% |
4º |
AUDI |
14.286 |
7,9% |
16.807 |
7,3% |
-15,0% |
5º |
FORD |
10.024 |
5,6% |
11.917 |
5,2% |
-15,9% |
6º |
OPEL |
9.560 |
5,3% |
14.149 |
6,2% |
-32,4% |
7º |
SKODA |
9.047 |
5,0% |
13.617 |
5,9% |
-33,6% |
8º |
HYUNDAI |
7.324 |
4,1% |
7.645 |
3,3% |
-4,2% |
9º |
KIA |
6.882 |
3,8% |
5.441 |
2,4% |
26,5% |
10º |
SEAT |
6.674 |
3,7% |
8.979 |
3,9% |
-25,7% |
11º |
TOYOTA |
6.448 |
3,6% |
6.076 |
2,6% |
6,1% |
12º |
FIAT |
6.390 |
3,5% |
7.109 |
3,1% |
-10,1% |
13º |
RENAULT |
5.387 |
3,0% |
8.871 |
3,9% |
-39,3% |
14º |
MITSUBISHI |
3.592 |
2,0% |
2.773 |
1,2% |
29,5% |
15º |
CITROËN |
3.450 |
1,9% |
4.739 |
2,1% |
-27,2% |
16º |
PEUGEOT |
3.014 |
1,7% |
5.301 |
2,3% |
-43,1% |
17º |
DACIA |
2.896 |
1,6% |
3.322 |
1,4% |
-12,8% |
18º |
VOLVO |
2.534 |
1,4% |
3.386 |
1,5% |
-25,2% |
19º |
NISSAN |
2.296 |
1,3% |
2.673 |
1,2% |
-14,1% |
20º |
MINI |
2.148 |
1,2% |
4.033 |
1,8% |
-46,7% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
180.264 |
100,0% |
229.650 |
100,0% |
-21,5% |
|
ACUMULADO |
806.218 |
100,0% |
886.102 |
100,0% |
-9,0% |
O Golf, embora recuando quase 40% em um ano, completou quatro meses seguidos no topo, com outros dois representantes da VW no pódio: o Passat (3.977) – em sua melhor colocação desde janeiro de 2021, segundo o Best Selling Cars Blog – e o T-Roc (3.862). Melhor do resto, a van Fiat Ducato (3.125) ficou apenas 10 unidades à frente do Opel Corsa (3.115).
Melhor estrangeiro por lá em 2022, o Fiat 500 (2.815) garantiu o 6º lugar com alta de 30%. A Mercedes, que há tempos não emplacava mais de um modelo entre os dez primeiros, viu o Classe E (2.589) em 8º e o Classe C (2.492) completar o top 10 com a maior evolução da parte de cima da tabela (+96%). Maiores rivais do Classe C, BMW Série 3 (2.079) e Audi A4 (1.563), ambos com quedas acima de 30%, ficaram fora do top 20.
Tradicionalmente o 2º modelo mais vendido da VW nos últimos anos, o Tiguan (2.180) perdeu quase 61% de suas vendas e caiu para 17º. Destaque para a forte evolução do Mitsubishi Eclipse Cross (2.036, +288%) e para o Kia Sportage (1.827) – cuja nova geração começa a ser vendida no Brasil em julho – avançando praticamente 190%. Versão local do Nivus, o VW Taigo foi o preferido por 1.621 consumidores.
POS. |
MODELO |
ABR.2022 |
% MERCADO 2022 |
ABR.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
4.372 |
2,4% |
7.203 |
3,1% |
-39,3% |
2º |
VW PASSAT |
3.977 |
2,2% |
4.320 |
1,9% |
-7,9% |
3º |
VW T-ROC |
3.862 |
2,1% |
4.901 |
2,1% |
-21,2% |
4º |
FIAT DUCATO |
3.125 |
1,7% |
4.588 |
2,0% |
-31,9% |
5º |
OPEL CORSA |
3.115 |
1,7% |
4.596 |
2,0% |
-32,2% |
6º |
FIAT 500 |
2.815 |
1,6% |
2.160 |
0,9% |
30,3% |
7º |
VW TRANSPORTER |
2.762 |
1,5% |
2.820 |
1,2% |
-2,1% |
8º |
MERCEDES CLASSE E |
2.589 |
1,4% |
2.138 |
0,9% |
21,1% |
9º |
VW T-CROSS |
2.573 |
1,4% |
2.591 |
1,1% |
-0,7% |
10º |
MERCEDES CLASSE C |
2.492 |
1,4% |
1.270 |
0,6% |
96,2% |
11º |
BMW X3 |
2.484 |
1,4% |
1.801 |
0,8% |
37,9% |
12º |
VW POLO |
2.456 |
1,4% |
2.728 |
1,2% |
-10,0% |
13º |
KIA CEED |
2.417 |
1,3% |
1.970 |
0,9% |
22,7% |
14º |
AUDI A3 |
2.314 |
1,3% |
2.576 |
1,1% |
-10,2% |
15º |
TOYOTA YARIS |
2.277 |
1,3% |
1.670 |
0,7% |
36,3% |
16º |
FORD KUGA |
2.188 |
1,2% |
2.237 |
1,0% |
-2,2% |
17º |
VW TIGUAN |
2.180 |
1,2% |
5.567 |
2,4% |
-60,8% |
18º |
MINI |
2.148 |
1,2% |
4.033 |
1,8% |
-46,7% |
19º |
SKODA FABIA |
2.146 |
1,2% |
1.532 |
0,7% |
40,1% |
20º |
AUDI Q5 |
2.106 |
1,2% |
1.066 |
0,5% |
97,6% |
21º |
BMW SÉRIE 3 |
2.079 |
1,2% |
3.984 |
1,7% |
-47,8% |
22º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
2.036 |
1,1% |
525 |
0,2% |
287,8% |
23º |
SEAT FORMENTOR |
2.028 |
1,1% |
1.155 |
0,5% |
75,6% |
24º |
AUDI Q3 |
1.919 |
1,1% |
1.887 |
0,8% |
1,7% |
25º |
OPEL ASTRA |
1.868 |
1,0% |
2.852 |
1,2% |
-34,5% |
26º |
KIA SPORTAGE |
1.827 |
1,0% |
632 |
0,3% |
189,1% |
27º |
SEAT LEON |
1.820 |
1,0% |
2.386 |
1,0% |
-23,7% |
28º |
BMW X1 |
1.811 |
1,0% |
2.336 |
1,0% |
-22,5% |
29º |
VW UP |
1.784 |
1,0% |
3.801 |
1,7% |
-53,1% |
30º |
CITROËN JUMPER |
1.771 |
1,0% |
1.292 |
0,6% |
37,1% |
31º |
HYUNDAI KONA |
1.761 |
1,0% |
2.274 |
1,0% |
-22,6% |
32º |
BMW SÉRIE 1 |
1.697 |
0,9% |
2.311 |
1,0% |
-26,6% |
33º |
VW TAIGO |
1.621 |
0,9% |
0 |
- |
- |
34º |
AUDI A4 |
1.563 |
0,9% |
2.401 |
1,0% |
-34,9% |
35º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.556 |
0,9% |
1.560 |
0,7% |
-0,3% |
36º |
MERCEDES GLC |
1.544 |
0,9% |
3.477 |
1,5% |
-55,6% |
37º |
OPEL MOKKA |
1.451 |
0,8% |
1.351 |
0,6% |
7,4% |
38º |
MERCEDES CLASSE V |
1.432 |
0,8% |
2.211 |
1,0% |
-35,2% |
39º |
FORD TRANSIT |
1.410 |
0,8% |
2.040 |
0,9% |
-30,9% |
40º |
SKODA KODIAQ |
1.398 |
0,8% |
1.404 |
0,6% |
-0,4% |
41º |
FORD FOCUS |
1.371 |
0,8% |
2.831 |
1,2% |
-51,6% |
42º |
FORD PUMA |
1.334 |
0,7% |
2.142 |
0,9% |
-37,7% |
43º |
HYUNDAI I30 |
1.333 |
0,7% |
968 |
0,4% |
37,7% |
44º |
OPEL CROSSLAND X |
1.319 |
0,7% |
1.760 |
0,8% |
-25,1% |
45º |
MERCEDES GLB |
1.308 |
0,7% |
630 |
0,3% |
107,6% |
46º |
BMW X5 |
1.295 |
0,7% |
1.221 |
0,5% |
6,1% |
47º |
BMW SÉRIE 5 |
1.288 |
0,7% |
2.391 |
1,0% |
-46,1% |
48º |
SKODA KAROQ |
1.268 |
0,7% |
1.638 |
0,7% |
-22,6% |
49º |
TOYOTA COROLLA |
1.194 |
0,7% |
1.182 |
0,5% |
1,0% |
50º |
BMW I3 |
1.180 |
0,7% |
967 |
0,4% |
22,0% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Confirmada para 2023, Ford F-150 é flagrada no Brasil na versão Limited, Nova Chevrolet Montana 2023 terá nova central multimídia e painel digital, Peugeot 208 2023 agora tem motor 1.0 da Fiat e parte de R$ 72.990, Hyundai Creta N Line: teaser confirma lançamento em junho no Brasil, Oficial: Citroën deixa escapar que novo C3 terá câmbio automático, Novo Toyota SW4 estreará em 2023 e terá versão diesel híbrida-leve.
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México