"Lexus será nossa referência de qualidade", diz CEO da Alfa Romeo
Jean-Philippe Imparato quer acabar com a má fama da marca sobre a confiabilidade de seus carros
O sedã Giulia e o SUV Stelvio nunca responderam às expectativas da antiga Fiat-Chrysler, mas a Stellantis, nova dona da Alfa Romeo após da fusão da FCA com o Grupo PSA, ainda acredita na marca italiana. Depois de acabar com o esportivo 4C e o hatch Giulietta, o portfólio da empresa recebeu novidades com a estreia de um SUV. Apesar de usar a plataforma do Jeep Compass, o Tonale é vendido como um modelo de luxo.
Esta é a promessa feita por Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, em uma entrevista para o Automotive News Europe, durante o evento de test-drive do Tonale. O chefão da empresa disse que, daqui para frente, "minha referência é a Lexus." Ele ainda menciona que quer "ter certeza de que a qualidade do Tonale é perfeita desde o 1º dia, mas que também ofereceremos qualidade e interface de ponta."
A Alfa Romeo não está indo tão bem assim nos testes de qualidade, normalmente aparecendo no final dos rankings. Em uma estudo de qualidade da J.D. Power feita nos Estados Unidos em 2021, o Giulia e o Stelvio apresentaram 204 defeitos a cada 100 veículos, o que fez com que a empresa ficasse na 28ª posição da tabela, de um total de 32 marcas. A divisão premium da Toyota foi a 3ª melhor do ranking, com uma média de 144 problemas a cada 100 carros.
Alguns podem lembrar que Jean-Philippe Imparato decidiu adiar o lançamento do Tonale por meses, para ter certeza que o SUV estava pronto e com a qualidade que gostariam. O primeiro carro híbrido plug-in da Alfa Romeo terá uma versão da Dodge, chamada Hornet, que será revelada no final do ano que vem. Enquanto isso, a marca está pensando se fará um Tonale Quadrifoglio, uma versão esportiva do utilitário e a decisão será tomada nos próximos meses.
No papel, o futuro da Alfa Romeo parece muito bom, com o anúncio de que irá aumentar a sua linha com o lançamento de um SUV compacto em 2024, tanto com motor a combustão quanto com versão elétrica. O sedã Giulia sobreviverá para ver uma segunda geração, mas somente como elétrico, e existem planos para ter modelos maiores para enfrentar o BMW X5/X6 e o Série 7. Por fim, a fabricante trabalha em um modelo puramente elétrico a ser lançado em 2025.
Fonte: Automotive News, J.D. Power
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Alfa Romeo vai mal nos EUA e lojas vendem menos de 7 carros por mês
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025