Vamos voltar no tempo para 1998. Naquele ano, a 66ª edição das 24 Horas de Le Mans foi realizada nos dias 6 e 7 de junho. Para esta ocasião, Franco Sbarro teve uma ideia brilhante: criar e apresentar um carro extravagante baseado no Renault Espace, famosa minivan francesa. Este carro deveria ser usado no início da corrida para apresentar ao público convidados ilustres dando algumas voltas na pista.
O protótipo foi criado por estudantes da escola Espera Sbarro em colaboração com os engenheiros da Matra e os designers da Renault. O veículo tinha que ser suficientemente grande para acomodar três passageiros VIP na traseira e ter um visual esportivo, enquanto mantinha as linhas do Espace. Para destacar os passageiros que iam acomodados atrás, o teto da minivan foi removido, enquanto o motorista (volante à direita) e o "copiloto" foram colocados atrás de um spoiler "na extensão do capô incorporando duas saliências em forma de bolha" explicava o comunicado de imprensa na época.
A minivan foi alargada na dianteira e traseira em 14 centímetros, enquanto a distância relação ao solo foi reduzida em 25mm e as caixas de rodas foram expandidas para acomodar as rodas maiores de 18 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport (255 35 ZR na dianteira e 335 30 ZR na traseira). No interior, há cinco bancos tipo concha da Sparco com cintos de segurança azuis. Vale lembrar que a cabine foi desenvolvida pensando no uso externo, assim fica fácil entender porque o piso é revestido em alumínio texturizado.
Para reforçar a estrutura da Sbarro Espera Espace Spider, os engenheiros da Matra colocaram um arco central logo atrás do motorista e do copiloto, além de uma travessa na dianteira e na traseira para atuar como uma espécie de santantônio para os passageiros dos bancos de trás. As molas de suspensão foram desenvolvidas especificamente para esta minivan "Spider" para "melhorar o comportamento dinâmico do carro na pista".
Esse conceito de produção única também estreou um motor completamente novo. Era um propulsor a gasolina V6 de 24 válvulas, que entregava bons 194 cv para a época, sendo que mais tarde encontraria seu caminho sob o capô da Renault Espace de produção em série. A transmissão era automática de quatro velocidades, que gerenciava a força para as rodas dianteiras.
Por fim, é especulado atualmete que essa única unidade do conceito Sbarro Espera Espace Spider único repousa no Matra Museum, na França.
Fonte: sbarro.phcalve
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