A Volkswagen já anunciou a data de estreia da nova geração da Amarok para 7 de julho, mas segue na estratégia de atiçar a curiosidade do público com a divulgação de teasers. No mais recente, a marca mostra detalhes do sistema de iluminação da caminhonete e confirma a presença de faróis IQ.Light com tecnologia LED Matrix. O recurso equipará as versões mais caras da picape e já é usado em outros veículos da marca, como Taos, Golf e Touareg.
Na comparação com lâmpadas comuns, a tecnologia IQ.Light tem capacidade luminosa consideravelmente superior e gera cerca de 900 lúmens - contra 360 ou 450 lúmens. Além disso, funciona em conjunto com sistema de assistência à condução e se adapta às condições da estrada para entregar o melhor nível de iluminação possível, sem ofuscar motoristas que transitam em sentido contrário.
Como dito, o recurso equipará as versões mais caras da Amarok 2023. Nas mais baratas a iluminação também será de LEDs, porém sem tecnologia IQ.Light. Falando em versões, o portfólio será composto por cinco opções: Base, Life, Style, Panamericana e Aventura (nomes diferentes do padrão adotado pela marca globalmente).
Em termos dimensionais, a picape terá 5,35 metros de comprimento, 1,88 m de altura, 1,91 m de largura e 3,22 metros de entre-eixos. Na prática, ficará 96 milímetros mais longa, 2 mm mais alta e com entre-eixos 125 mm mais comprido. A largura, porém, será reduzida em 34 mm.
A VW confirma ainda balanços mais curtos para melhorar os ângulos de entrada e saída, de modo a maximizar a capacidade off-road. A capacidade de carga útil foi ampliada para 1.200 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg está agora disponível para todas as versões. Além da configuração com cabine dupla, a picape também contará com uma opção de cabine simples.
Neste nova geração, a Amarok abandonará a plataforma atual e passará a ser construída sobre a mesma arquitetura da nova geração da Ranger. Através de parceria estratégica firmada entre Ford e Volkswagen, o projeto levará o DNA da gigante norte-americana do ponto de vista técnico e a linguagem de design característica dos alemães na parte estética.
Toda produção será concentrada na fábrica de Silverton, na África do Sul, de onde a picape será enviada para diversos mercados globais. A unidade é de propriedade da Ford e também fará a nova Ranger.
Já a fábrica de Pacheco, na Argentina, seguirá produzido a Amarok anterior apenas para mercados da América Latina - incluindo o Brasil. Para manter-se atualizada diante das rivais, a picape será reestilizada e permanecerá em oferta por pelo menos mais 10 anos. A nova geração, no entanto, tem lançamento incerto por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média