BMW descarta retornar à Fórmula 1 para enfrentar Audi e Porsche
Chefe da BMW M culpa demora para definir os rumos da eletrificação da F1 e que a marca não pode esperar
Recentemente, Herbert Diess, o chefão do Grupo Volkswagen, confirmou que a empresa está com planos de entrar na Fórmula 1 com a Porsche e a Audi. Isto não acontecerá antes de 2026, quando as novas regras começarem a valer e os carros usarão motores a combustão com combustíveis sintéticos. Nossos colegas do BMWBLOG ficaram curiosos se a BMW seguirá o mesmo caminho que suas rivais, questionando a marca se há chances de um retorno para a F1.
Infelizmente, o pessoal da marca bávara já jogou um balde d'água fria nesta hipótese. Frank Van Meel, comandante da BMW M, disse que a divisão esportiva da fabricante "não tem ambições para a Fórmula 1." Ao explicar sobre as razões da empresa não voltar para a categoria, de onde saiu em 2009 quando encerrou a parceria com a Sauber, o executivo disse que tem a ver com as regras envolvendo a motorização:
"Para nós, é muito importante ter a história de transformação [para a eletrificação] adotada o mais rápido possível. A Fórmula 1 ainda está discutindo os regulamentos em torno da eletrificação. Então, para nós, ficou muito claro. Vamos mais rápido neste segmento [da eletrificação]."
Então, ao invés da Fórmula 1, a BMW continuará a investir pesado no World Endurance Championship, desenvolvindo o modelo para a classe Le Mans Daytona hybrid (LMDh), com a previsão de fazer sua estreia em 2024. Mesmo sem entrar na F1, a BMW ainda irá disputar com o Grupo Volkswagen de alguma forma, pois Lamborghini, Porsche e Audi também desenvolvem um projeto LMDh. Outras fabricantes estarão na categoria, como Acura, Cadillac, Alpine e Peugeot.
Além do programa LMDh, a divisão de automobilismo da BMW ainda tem o M4 GT3 e revelará a versão GT4 em junho, durante a etapa de Virgína do campeonato SRO Americas. Sem esquecer que é uma das grandes marcas da DTM, principal categoria da Alemanha, onde utiliza um M4 GT3.
Fonte: BMWBLOG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Chineses são maioria no primeiro turno da votação do World Car Awards 2025
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
VW fará Golf no México para abrir espaço a um novo hatch elétrico
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança