page ad skin

BMW lança M 1000 RR em comemoração aos 50 anos da divisão esportiva

Modelo foi apresentado na última estapa da MotoGP em Portugal

BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M

Em setembro de 2020, a divisão de motocicletas da BMW, a Motorrad, revelou ao mundo a M 1000 RR. Trata-se da primeira moto da marca a receber o tratamento da divisão esportiva da marca. A M está celebrando 50 anos de existência em 2022 e a superesportiva foi escolhida para fazer parte das comemorações.

Durante a última etapa da MotoGP, que ocorreu em Estoril (POR), a BMW revelou a M 1000 RR comemorativa dos 50 anos da M. Entre os diferenciais, a série especial vem pintada na cor Amarela São Paulo, antes utilizada apenas no sedã esportivo M3. Além disso, a moto tem um emblema com interpretação retrô do logo da BMW. 

BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M

Mas estas foram todas as mudanças informadas pela marca em seu breve comunicado. Sendo assim, ela permanece oferecendo um motor de 4 cilindros em linha de 999 cm³ permanece oferecendo 214 cv de potência a 14.500 rpm, mais que os 207 cv da S 1000 RR em que se baseia, e 11,5 kgfm de torque a 11.000 rpm.

Toda a ciclística da moto foi revisada pela M. Incluindo o garfo dianteiro invertido, suspensão traseira e freios. Para entregar mais fôlego, o propulsor recebeu pistões forjados, balanceiros mais leves, válvulas de titânio, dutos de admissão retrabalhados com novo formato e um coletor de admissão mais curto para priorizar a entrega de potência em altas rotações. Enquanto a BMW confirmou que a série especial da S 1000 RR pode ser reservada no Brasil, a matriz da empresa não informou quantas unidades serão fabricadas nem qual será seu preço.

BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M
BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M

Aqui no Brasil, a BMW Motorrad oferece apenas a S 1000 RR convencional, com preços partindo de R$ 120.500. Também está disponível o Pacote M. Não se trata de uma M 1000 RR legítima, mas agrega alguns componentes de performance e mais leves. Entre eles estão novas rodas em fibra de carbono (1,7 kg mais leves) e da nova bateria de lítio (que pesa aproximadamente 2 kg a menos na comparação com bateria da antiga geração).

Ao todo, são 193,5 kg, contra 197 kg da versão Premium e 208 kg da geração anterior. Vale lembrar que tanto a S 1000 RR quanto a S 1000 RR com Pacote M são produzidas pela BMW em Manaus (AM). A superespotiva inclusive foi a moto que representou o marco de 80.000 unidades produzidas pela empresa no Brasil. É a única planta da Motorrad fora da Alemanha. 

BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M
Envie seu flagra! flagra@motor1.com