Este é o BMW M4 CSL, o carro de produção mais rápido da marca a completar uma volta em Nürburgring Nordschleife. O cupê passou por uma série de mudanças, ficando mais leve e recebendo ainda mais potência para ser um modelo bem exclusivo, adequado para a comemoração de 50 anos da BMW M.
Quando falamos que o BMW M4 CSL, é por conta de sua produção limitada, pois a marca planeja fazer apenas 1.000 exemplares. A BMW M mexeu bastante no M4 Competition para melhorar o seu desempenho e isso foi visto em Nürburgring, onde o M4 CSL marcou uma volta em 7:20.2, o que faz com que seja o BMW de produção mais rápido de todos os tempos no circuito.
Estilisticamente, as melhorias visuais do BMW foram feitas pensando no desempenho. Na parte frontal, a fabricante otimizou o cupê para que tenha o máximo de refrigeração e gere bastante downforce. O novo M4 conta com circuitos de arrefecimento para alta e baixa temperatura, garantindo que vários componentes do carro mantenham a temperatura ideal para o uso nas ruas ou nas pistas de corrida.
O BMW M4 CSL utiliza o motor 3.0 biturbo de seis cilindros, produzindo 550 cv, o que são 40 cv a mais do que o M4 Competition. O torque é de 66,3 kgfm, disponível entre 2.750 rpm e 5.950 rpm. A BMW também aumentou a pressão do turbo, dos 24,7 psi do M4 competition para 30,5 psi.
A força do motor é enviada para as rodas traseiras por uma transmissão automática M Steptronic de 8 marchas com o sistema Drivelogic. Um toque nos paddle-shifters de fibra de carbono atrás do volante ativa o modo manual, permitindo que os pilotos façam as trocas e o sistema não tentará subir uma marcha sozinho quando o carro estiver no modo manual e o esportivo estiver acelerando.
A BMW diz que o M4 CSL acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. São necessários apenas 10,7 segundos para chegar a 200 km/h e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 307 km/h.
Os engenheiros da BMW M fizeram um esforço para reduzir o peso do CLS, eliminando 108,8 quilos, fazendo com que o cupê pese 1.605 kg. Para atingir esta medida, o esportivo perdeu os bancos traseiros, trocou o isolamento acústico por um material mais leve, adotou peças de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) no interior e exterior, e instalou um silenciador traseiro de titânio.
Os freios a disco de carbono-cerâmica, de série para o M4 CSL, reduziu o peso em mais 21 kg, junto com as rodas, molas e braços da suspensão de liga leve. Até o capô e a tampa do porta-mals usam CFRP para cortar ainda mais peso.
Acha que parou aí? A BMW ainda cortou mais 4 kg ao modificar peças como a grade dianteira, lanternas, tapetes e o ar-condicionado automático. O console central de CRFP pesa 4 kg a menos. Mas uma das coisas que mais abaixou o peso total do cupê foram os bancos concha de fibra de carbono, cerca de 24 kg mais leves do que os assentos do M4 Competition.
Dentro do M4 CLS, você encontrará apenas dois assentos leves, mas eles não são bancos comuns da BMW. Foram projetados pela BMW M exclusivamente para o uso nas pistas de corrida. Não tem suporte lombar, ajuste elétrico ou aquecimento, embora seja possível adicionar os dois últimos itens como opcionais gratuitos, caso os assentos de série sejam extremos demais para você.
Os bancos tem acabamento em couro Merino preto e detalhes em Alcantara vermelho, com bolsos laterais pronunciados e tem um encosto de ângulo fixo. Caso você queira ajustar a altura, terá que usar uma chave para desparafusar as peças. Felizmente, mover o assento para frente ou para trás é mais fácil, pois manteve a alavanca manual na borda dianteira. A falta de assentos traseiros abre espaço para dois compartimentos para guardar capacetes.
Na parte de baixo, o M4 CSL recebeu uma suspensão específica para esta versão, que reduz a altura em relação ao solo em 8 milímetros em comparação à variante Competition. A BMW projetou diversas peças do conjunto de suspensão especialmente para o CSL, como as barras anti-rolamento e os amortecedores.
A frenagem é feita por discos dianteiros de 15,7 polegadas, com pinça fixa e seis pistões, enquanto as rodas traseiras tem um disco de pinça flutuante e um único pistão. A BMW oferece duas regulagens para os pedais. Estes freios ficam dentro das rodas M de 19" na frente e 20" na traseira, de liga leve e com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R 27535 ZR19 (frente) e 285/30 ZR20 (traseira).
O BMW M4 CSL 2023 terá um preço inicial de US$ 140.895 (R$ 694.767 pela cotação atual) para o mercado norte-americano e seu lançamento no Brasil ainda não foi confirmado. A produção será iniciada no mês de julho.
Este é o novo BMW i4, o primeiro sedã totalmente elétrico da marca. Mostrado ao público aqui no Salão de Munique, mantém praticamente o mesmo visual que foi antecipado pelo Concept i4. O novo BMW i4 será vendido em duas versões: o eDrive40 usa motor e tração traseira e tem 340 cv, enquanto o mais potente M50 tem tração nas quatro rodas e 544 cv.
O novo BMW i4 já pode ser encomendado com preços a partir de 60.900 euros para o eDrive40 e a partir de 73.000 euros para o M50. Boa notícia é que o modelo está confirmado para o Brasil.
Fonte: BMW
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