Depois de pouco mais de três anos de mercado, a atual geração do BMW Série 3 chega à linha 2023 com importantes atualizações. Dentro da chamada reestilização de meia-vida, o modelo incorpora - tanto na carroceria sedã quanto na perua - retoques bem-vindos no design e alinhamento aos mais recentes lançamentos da marca. De quebra, ganha novidades na cabine e passa a contar com o estiloso painel digital de grandes telas.
Por fora, os fãs mais tradicionais podem respirar aliviados diante das mudanças pontuais do visual. A ousadia vista em outros modelos, como Série 7, X7 e Série 4, não foi aplicada ao Série 3. No facelift, a BMW optou apenas por modificar o desenho do para-choque (nova entrada de ar e moldura para luzes de neblina), além de mexer suavemente no formato da grade e dos faróis (agora com luzes de LED matrix opcionais).
Na traseira, destaque para o maior nível de esportividade aplicado ao para-choque e leves atualizações nas lanternas. Nas laterais, apenas mudanças no desenho das rodas - que varia de acordo com a versão. A marca diz ainda que atualizou a paleta de cores com novas tonalidades, incluindo "Skyscraper Gray Metallic", "Brooklyn Gray Metallic" e as especiais "Frozen Pure Gray Metallic" e "Frozen Tanzanite Blue Metallic".
Por dentro, chama atenção o esquema de telas digitais de alta resolução no painel. A primeira, com 12,3 polegadas, fica logo atrás do volante e abriga todas as funções do quadro de instrumentos. Já a segunda, posicionada logo ao lado, conta com 14,9 polegadas e roda o sistema de entretimento mais moderno da marca, com software iDrive 8.
Botões e comandos físicos foram significativamente reduzidos, enquanto controles de voz e toque ganharam ainda mais destaque. Mudanças também no console e no seletor de marchas da transmissão automática de 8 velocidades, que foi redesenhado.
Pela primeira vez, o Série 3 passa a oferecer ar-condicionado automático de três zonas (de série na perua Touring). Além disso, passam a ser de série equipamentos como espelhos interiores fotocrômico, sensores de estacionamento e sistema de navegação. Em termos de assistência, destaque para alerta de colisão frontal com frenagem automática, piloto automático adaptativo, alerta de limite de velocidade, alerta de mudança de faixa, entre outros.
Mecanicamente, nada mudou. Dependendo do mercado, o Série 3 segue oferecido com motorizações 318i, 320i, 330i, 318d, 320d, 330d, 320e e 330e, além das mais potentes 340i e 340d. O câmbio padrão é automático de 8 marchas, com tração integral opcional. No Brasil, devem seguir sem alterações os propulsores 2.0 Turbo de 184 cv e torque de 30,6 kgfm, além do 3.0 TwinPower Turbo de 6 cilindros em linha com potência de 387 cv e 50,9 kgfm de torque.
O facelift deve chegar por aqui em breve, com produção na fábrica de Araquari (SC). O Série 3 é produzido também em Munique (Alemanha), San Luis Potosí (México) e Shenyang (China).
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