Não há como voltar atrás agora - você gostando ou não, o futuro do menor carro esportivo da Porsche é elétrico. Em 2025, a linha 718 perderá seu motor a combustão para se transformar em um modelo EV. O anúncio foi feito em março, mas a escrita estava na parede desde setembro passado, quando o Mission R estreou no Salão de Munique. O conceito virou agora um protótipo funcional, apelidado de 718 Cayman GT4 ePerformance.
Muito parecido com o Mission R anterior, o carro de teste pega emprestado o chassi do 718 Cayman GT4 Clubsport de uso focado em pista. O motor elétrico e a bateria foram adquiridos do conceito do ano passado, o que significa que o "baby Porsche" tem uma potência máxima de 986 cavalos (735 kW) em modo de qualificação (para uma volta rápida). Alé disso, o esportivo entrega uma potência constante de 603 cv (450 kW) por 30 minutos ou a duração de uma corrida de Carrera de Cup.
A Porsche fez uma análise de desempenho e mostrou que os tempos de volta do esportivo elétrico e sua velocidade máxima foram quase iguais ao 911 GT3 Cup. O 718 Cayman GT4 ePerformance utiliza tecnologia de 900 volts, enquanto sua bateria pode ser recarregada em de 5 a 80% em apenas 15 minutos. Apesar de ser baseado em um carro existente, cerca de 6.000 peças tiveram que ser desenvolvidas exclusivamente para o esportivo elétrico, que é consideravelmente 14 centímetros mais largo.
Montado em pneus de corrida Michelin de 18 polegadas, que usa materiais renováveis, o carro elétrico conta com uma carroceria ecologicamente correta no sentido por utilizar compostos de fibra natural para reduzir emissões em comparação a uma carroceria produzida a partir de materiais sintéticos. A Porsche até utilizou fibras de carbono recicladas para mostrar que até mesmo um carro de corrida pode ser projetado com a sustentabilidade em mente.
A versão de produção final está prevista para daqui aproximadamente três anos e, enquanto isso, o 718 Cayman GT4 ePerformance terá seu lançamento em junho. A Porsche levará o esportivo elétrico para o Festival de Goodwood, onde subirá a famosa colina. Seu roteiro inclui também uma visita à fábrica da Porsche em Leipzig no dia 20 de agosto para marcar o 20th aniversário do complexo.
Dois exemplares do esportivo alemão livre de emissões viajarão para vários locais europeus antes de chegar à América do Norte no início de 2023. A turnê mundial chegará ao fim em meados de 2024, após visitar países da região Ásia-Pacífico. Enquanto isso, o Cayman GT4 RS não é o fim da linha para o motor a combustão da família ICE 718, pois a Porsche está desenvolvendo um Boxster Spyder RS equivalente.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Porsche Boxster e Cayman a combustão saem de linha em 2025
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Porsche 718 Cayman GT4 RS: um investimento que diverte e dá dinheiro
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Porsche 718 Style Edition é lançado no Brasil a partir de R$ 519.000