A expectativa era de que o novo Citroën C3 fosse lançado em abril, mas sua apresentação oficial ainda não ocorreu. Mesmo assim, o principal lançamento da marca francesa no mercado brasileiro em 2022 segue em testes, já sem vergonha de se mostrar e com nenhuma camuflagem.
Enquanto ainda estamos no aguardo do lançamento oficial para confirmar os dados importantes como mecânica, versões e preços, o modelo segue rodando em testes de validação para o Brasil. Na foto acima, feita pelo leitor Leandro Gervásio, mostra o novo Citroën C3 rodando sem camuflagem alguma.
Interessante notar que pintado na cor prata e sem nenhum enfeite, mostra que, ao menos na traseira, o novo C3 terá pouca distinção entre as versões. É possível inferir, no entanto, que não se trata da versão mais completa. No topo da gama, a novidade da Citroën deverá contar com a opção de teto pintado em cor contrastante, conforme as imagens divulgadas pela marca revelaram.
Uma das certezas que temos a respeito do modelo é de que ele será o novo carro de entrada da Citroën no Brasil. Com isso, seu preço deverá ficar abaixo do atua C4 Cactus, cujos valores já ultrapassaram os R$ 100 mil. O modelo será fabricado em Porto Real (RJ) já utilizando a plataforma CMP, hoje em uso no Peugeot 208 que é feito na Argentina.
O novo Citroën C3 tem 3,98 metros de comprimento, altura em relação ao solo de 180 milímetros e um entre-eixos de 2,54 m, enquanto o porta-malas tem capacidade para 315 litros. Para efeito de comparação, o Fiat Argo tem 3,99 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, com o porta-malas de 300 litros de volume.
Com visual pouco convencional, a marca deve apostar na customização de alguns acabamentos, tanto na parte externa quanto na interna e oferecendo 13 opções de cores. Interessante também que a Citroën não está tratando o novo C3 como "SUV", mas sim como um "hatch com algo a mais" simplesmente.
A motorização do novo Citroën C3 2023 é ainda uma dúvida. O hotsite criado especialmente para o modelo menciona a palavra “motores”. Com isso, ele poderá vir equipado com o 1.6 quatro cilindros do atual Peugeot 208 de 118 cv e 15,5 kgfm, propulsor que também é usado pelo C4 Cactus. Graças à integração com a Stellantis, podemos apostar até no motor três cilindros 1.0 Firefly do Fiat Argo, que entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque. No caso do 1.6, o câmbio seria o mesmo automático de 6 marchas, enquanto o 1.0 do Argo seria combinado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet