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Oficial: Renault vende sua fábrica na Rússia, mas deixa futuro em aberto

Uma marca da era soviética tem chances de retornar como uma fabricante de carros elétricos

Renault Arkana

Após sua decisão de interromper a produção de veículos na Rússia a partir de março deste ano, a Renault agora vende 100% de suas ações na Renault Rússia para a cidade de Moscou. Além disso, durante uma reunião da diretoria do Grupo Renault, a fabricante francesa decidiu vender sua participação de 67,69% na AvtoVAZ (detentora da marca Lada) à NAMI, o Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e de Motores da Rússia.

Em comunicado divulgado para a imprensa, a Renault diz tratar-se de "decisão difícil, mas necessária", que surge como resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia e à invasão do país que começou em 24 de fevereiro. A montadora, no entanto, diz ter feito "uma escolha responsável em relação aos nossos 45.000 funcionários na Rússia" e preserva a capacidade de retornar ao país dentro de seis anos.

O acordo com a cidade de Moscou e a NAMI não está sujeito a nenhuma condição, fora que todas as aprovações necessárias já foram obtidas. Isto significa que o acordo entra em vigor imediatamente, com isso podemos dizer que a Renault não tem mais operações comerciais na Rússia, país onde produziu modelos da Dacia com a marca Lada para o mercado local.

A agora antiga fábrica da Renault em Moscou é agora operada pela cidade de Moscou e há rumores sobre um possível retorno de uma marca automotiva histórica da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O Moscow Times cita o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, que anunciou que quer trazer de volta à vida Moskvitch, uma montadora da era soviética que deixou de existir em 2006 - quando acabou entrando em falência. A Kamaz, uma grande fabricante russa de caminhões, se tornará o parceiro de tecnologia da Moskvitch.

Galeria: Moskvitch-2141 (Aleko)

"A fábrica de automóveis em Volgogradsky Prospekt tem uma longa e gloriosa história", diz um anúncio oficial do prefeito Sobyanin. "Há quase cem anos, ele começou com a produção de carros Ford. Durante décadas, o lendário Moskvicth doméstico foi produzido aqui. Desde 1998, a fábrica tem cooperado com a Renault, e Logans, Dusters e Sanderos saíram de sua linha de montagem. Em 2022, abriremos uma nova página na história de Moskvitch".

De acordo com o plano de Moscou, a Mosvitch começará inicialmente a montagem de carros com motores de combustão e, no futuro, poderá mudar para a produção de carros elétricos.

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