O último flagra da Chevrolet Montana que publicamos aqui no Motor1.com Brasil no mês passado foi um dos mais reveladores, mostrando que a GM está ampliando os testes com a nova geração da picape. Agora a nova geração da Montana dá as caras mais uma vez ainda adesivada, mas agora aparentemente em uma versão mais simples.
A foto que abre essa nota foi enviada pelo leitor Caique Silva, que fez o registro da picape na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo (SP). Vista de lado, a nova Montana 2023 revela detalhes como repetidores de seta nos para-lamas dianteiros, um relevo na tampa da caçamba – que denuncia o aplique plástico que vai interligar as lanternas, além de para-choque traseiro com suporte para subir na caçamba. No mais, as rodas são diferentes do carro flagrado em abril, sugerindo que essa unidade possa ser uma versão intermediária por ter rodas menores – aparentemente de 17 polegadas.
No mais, a nova Montana mostra novamente seu “santantônio” integrado ao design da cabine, funcionando como uma extensão e assim deixando a janela traseira mais recuada. As maçanetas e retrovisores são iguais ao do Tracker, com quem compartilha a plataforma GEM, enquanto que no teto essa versão provavelmente intermediária (ou até de entrada) conta com barras de teto, bem como um brake-light no teto logo acima da janela traseira.
Vale dizer que a nova Montana terá desenho mais típico de picape, trazendo linhas retas nas portas e teto. Por falar neles, a coluna “A” e o formato das portas na junção com o teto lembram bastante o design do Trailblazer norte-americano, que tem base de carro de passeio (que nada tem a ver com o nosso utilitário baseado na S10). Chama a atenção também o tamanho da caçamba, consideravelmente mais comprida que o da Renault Oroch, por exemplo.
A parte dianteira não foi fotografada dessa vez, mas anteriormente já mostramos que a caminhonete com base monobloco contará com faróis em duas partes, onde as luzes diurnas de LED ficam na parte superior e o farol principal na porção inferior. A nova Montana 2023 terá também as caixas de rodas bem destacadas, além de apliques nos para-lamas, bem como um capô com vincos que destacam a dianteira e garante aquela sensação de robustez. Em relação ao porte, a nova Montana deverá ficar em cerca de 4,70 metros de comprimento, mais próximo da Oroch, sendo maior que a Fiat Strada (4,47 m) e menor que a Toro (4,94 metros).
Por fim, a motorização deverá ser mesmo o motor três cilindros 1.2 turbo usado no Tracker topo de linha, que entrega seus 132/133 cv e 19,4/21.4 kgfm de torque, sempre combinado a uma transmissão automática de 6 marchas. No entanto, não será surpresa se a picape estrear um motor novo, como o 1.3 turbo usado no Tracker chinês, como apontado pelos colegas da revista Quatro Rodas. Esse conjunto rende seus 164 cv e 24,4 kgfm de torque, que parece mais adequado à proposta de uma picape.
Com flagras cada vez mais frequentes, podemos apostar que a nova Montana 2023 está em fase final de testes. A produção em São Caetano do Sul (SP) já está em preparação há algum tempo e deve ter carros pré-série já em linha. Embora as vendas tenham sido confirmadas pela GM para 2023, é esperado que a nova geração da picape apareça ainda neste ano em uma prévia.
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