page ad skin

BMW Série 3 elétrico chega em 2025 e estreará nova plataforma da marca

Arquitetura Neue Klasse será utilizada somente para carros totalmente elétricos, mas BMW promete não esquecer os modelos a combustão

BMW i3 eDrive35L

A BMW irá entrar em um novo capítulo de sua estratégia de eletrificação com o lançamento da plataforma Neue Klasse. A arquitetura está em desenvolvimento e começará a ser usada a partir de 2025 com a estreia do Série 3 totalmente elétrico. O foco inicial desta nova base será modelos do segmento médio premium, como Olive Zipse, CEO da marca, confirmou recentemente.

Durante seu discurso na apresentação dos resultados para o 1º trimestre, Zipse explicou que a Neue Klasse iniciará sua produção na metade desta década, na nova fábrica da BMW na Hungria. Veículos baseados nesta nova arquitetura serão oferecidos somente com motorizações totalmente elétricas, ao contrário de relatos anteriores de que esta plataforma poderia ser usada também para modelos com motores a combustão - nem mesmo os híbridos plug-in serão feitos com esta base.

"Quando (a plataforma) chegar ao mercado, será concentrada no segmento do Série 3 e, neste momento, o mercado terá se desenvolvido para um tamanho em que é razoável ter apenas uma motorização naquela arquitetura", afirma Zipse sobre as razões na mudança de estratégia da BMW.

Após o lançamento inicial, a fabricante de Munique irá aumentar a participação da Neue Klasse com veículos elétricos em outros segmentos. Citando uma fonte ligada à BMW, o site Automotive News relata que haverá uma linha completa de carros elétricos baseados nesta arquitetura, indo "de segmentos de volume alto até modelos de alta performance." Os automóveis com motores a combustão seguirão em linha, mas utilizando outras plataformas.

Galeria: BMW i3 eDrive35L

Até onde sabemos, o Série 3 EV está previsto para chegar às lojas em 2025 e será muito diferente do i3 hoje oferecido na China. O modelo chinês é uma conversão baseada no Série 3 atual, usando a mesma plataforma. É equipado com um conjunto de baterias de 66,1 kWh e tem uma autonomia declarada de 526 km, seguindo o ciclo de testes CLTC do país - que normalmente é muito mais generoso do que a homologação em outros mercados.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


Este é o novo BMW i4, o primeiro sedã totalmente elétrico da marca. Mostrado ao público aqui no Salão de Munique, mantém praticamente o mesmo visual que foi antecipado pelo Concept i4. A boa notícia é que o modelo está confirmado para o Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com