Já há alguns meses estão circulando rumores de que a Peugeot, agora dentro do grupo Stellantis, se aproveitaria das sinergias da empresa para ter sua própria versão do Fiat Fiorino. Agora, a marca francesa confirmou que mostrará a novidade para o mercado de veículos utilitários leves. O vídeo abaixo antecipa o lançamento do modelo que será chamado de Partner Rapid.
Pelas imagens, não há como esconder que o Peugeot Partner Rapid será a versão da marca francesa para o Fiat Fiorino. Mais que isso: será a primeira vez em que a francesa se aproveitará da integração da Stellantis. O vídeo mostra que a Partner Rapid não será muito diferente do Fiorino, trazendo apenas os emblemas específicos da marca e do carro. Por dentro, tudo parece derivado do furgão da Fiat, exceto pelo logo Peugeot no volante. A frente não foi revelada, mas também não irá mudar muito. Deve ganhar apenas uma grade levemente refeita para acomodar o emblema do leão.
No comunicado oficial, a Peugeot revelou que deve apresentar o Partner Rapid ainda em maio ao mercado brasileiro. Segundo a marca, a novidade virá para ampliar seu catálogo de opções para veículos utilitários, que já incluem Boxer, Expert e o elétrico E-Expert. O Partner Rapid deve preencher o espaço deixado pelo antigo furgão pequeno da empresa, o Partner, que saiu de linha no final do ano passado.
O comunicado da Peugeot também falou bastante a respeito de como a Partner Express atenderá um público que busca confiabilidade, capacidade e conforto. Felipe Daemon, chefe da marca Peugeot para o mercado brasileiro, afirmou que:
"A Peugeot Partner Rapid disputará a atenção de um perfil de consumidor bastante exigente, que precisa de um veículo confiável, projetado para cobrir necessidades de espaço para carga, desempenho mecânico e conforto. Estamos certos de que a PEUGEOT PARTNER RAPID superará as expectativas de nossos clientes, sobretudo, pela nossa capacidade de entrega de experiências de pós-venda."
Sem nenhuma informação técnica oficial, podemos supor com segurança que o Partner Rapid venha a oferecer o mesmo que o Fiat Fiorino. Nesse caso, deve vir equipado com veterano motor 1.4 Fire EVO flex, que recebeu melhorias na linha 2022 apresentada pela italiana no último mês de dezembro.
A Fiat diz que reduziu o consumo de combustível em até 11,8% quando utilizando gasolina (8,3% com etanol), porém a potência teve uma redução leve para 86 cv com etanol e 84 cv com gasolina (era 88 cv e 85 cv, respectivamente). Já o torque caiu para 12,2 kgfm com etanol e 11,8 kgfm com gasolina (uma perda de 0,3 kgfm e 0,6 kgfm, respectivamente). O câmbio é sempre mecânico de 5 marchas.
Como a Peugeot falou bastante a respeito de conforto, fica a dúvida de como o Partner Rapid se diferenciará do Fiat Fiorino. O modelo da italiana é oferecido atualmente sem opcionais por a partir de R$ 104.990 e já traz de série itens como ar-condicionado, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões