Após um primeiro trimestre de crescimento e até batendo recordes de produção em 2022, o segmento de duas rodas finalmente deu sinais que de que também está sentindo a forte crise econômica que o Brasil está atravessando. Isso sem contar as dificuldades logísticas e faltas de componentes que têm limitado a capacidade produtiva das fabricantes nacionais de motos.
Dados da Fenabrave apontaram que, em abril, foram emplacadas 107.737 novas motocicletas foram emplacadas no Brasil. Com isso, o mercado registra uma queda de 2,13% na comparação com as 110.080 unidades registradas em março. Vale lembrar que, com mais feriados, o mês passado teve menos dias úteis de vendas.
No entanto, o mercado de motocicletas, que vinha nadando contra a maré da crise econômica desde o começo do ano, finalmente mostrou uma queda. Outro fator que contribuiu para o menor número de motos entregues foi a redução da produção anunciada pela Yamaha em sua fábrica de Manaus (AM) no final de fevereiro. O ritmo só deve voltar ao normal a partir de junho e diversos modelos da marca estão com tendência de queda nas vendas.
Com isso, a situação entre as 10 marcas mais vendidas do país mudou um pouco. A Honda ainda domina com larga vantagem após vender 83.239 motos em abril após 0,83% de crescimento sobre março. Por outro lado, a Yamaha caiu 13,97% no comparativo após emplacar 16.687 unidades em abril. Assim, a Honda ocupou 8 dos 10 primeiros lugares do ranking, contra apenas 2 representantes da Yamaha
Destaque para a pequena Avelloz, que cresceu 10,55% e está na 5ª posição no ranking de marca aproveitando o momento de queda de outras montadoras. A empresa oferece apenas o ciclomotor AZ1 (foto abaixo). A Voltz, que oferece apenas motos elétricas, está na 10ª colocação novamente.
POS. |
MARCA |
ABR. 22 (A) |
% TOTAL |
MAR. 22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. MAR. |
1º |
HONDA |
83.239 |
77,26% |
82.554 |
74,99% |
0,83% |
1º |
2º |
YAMAHA |
16.687 |
15,49% |
19.396 |
17,62% |
-13,97% |
2º |
3º |
SHINERAY |
1.834 |
1,70% |
1.857 |
1,69% |
-1,24% |
3º |
4º |
BMW |
903 |
0,84% |
986 |
0,90% |
-8,42% |
4º |
5º |
AVELLOZ |
744 |
0,69% |
673 |
0,61% |
10,55% |
8º |
6º |
ROYAL ENFIELD |
729 |
0,68% |
795 |
0,72% |
-8,30% |
6º |
7º |
KAWASAKI |
694 |
0,64% |
797 |
0,72% |
-12,92% |
5º |
8º |
HAOJUE |
660 |
0,61% |
705 |
0,64% |
-6,38% |
7º |
9º |
DAFRA |
593 |
0,55% |
553 |
0,50% |
7,23% |
9º |
10º |
VOLTZ |
471 |
0,44% |
514 |
0,47% |
-8,37% |
10º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL MOTOS |
107.737 |
100,00% |
110.080 |
100,00% |
-2,13% |
... |
Olhando mais especificamente para os 20 modelos mais vendidos de abril, domínio absoluto da Honda CG 160, que emplacou 31.163 unidades, volume alto mesmo para a campeã de vendas. Com 27% de participação de mercado, praticamente uma em cada quatro motos comercializadas no período foram uma Honda CG 160.
Com a Yamaha produzindo menos, o modelo mais vendido da marca foi a YBR 150 na 7ª posição. Depois aparece a Fazer 250 em 10º lugar. Pela primeira vez, a Shineray registrou duas motos entre as 20 mais vendidas, com a Super Smart XY 50 e a Jet XY 125 aparecendo no ranking. Outro destaque é a Yamaha Fluo 125. Com pouco tempo de mercado, ela já vendeu mais em abril que a Honda ADV, por exemplo.
POS. |
MODELO |
ABR. 22 (A) |
% TOTAL |
MAR. 22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. MAR. |
1º |
HONDA CG 160 |
31.163 |
28,93% |
29.741 |
27,02% |
4,78% |
1º |
2º |
HONDA BIZ |
15.184 |
14,09% |
15.942 |
14,48% |
-4,75% |
2º |
3º |
HONDA POP 110I |
11.332 |
10,52% |
10.961 |
9,96% |
3,38% |
3º |
4º |
HONDA NXR 160 |
9.771 |
9,07% |
9.459 |
8,59% |
3,30% |
4º |
5º |
HONDA CB 250F TWISTER |
3.410 |
3,17% |
3.393 |
3,08% |
0,50% |
6º |
6º |
HONDA PCX 150 |
3.229 |
3,00% |
3.724 |
3,38% |
-13,29% |
5º |
7º |
YAMAHA YBR 150 |
2.915 |
2,71% |
3.135 |
2,85% |
-7,02% |
8º |
8º |
HONDA XRE 300 |
2.668 |
2,48% |
2.364 |
2,15% |
12,86% |
12º |
9º |
HONDA ELITE 125 |
2.271 |
2,11% |
2.386 |
2,17% |
-4,82% |
11º |
10º |
YAMAHA FAZER 250 |
1.991 |
1,85% |
3.135 |
2,85% |
-36,49% |
7º |
11º |
YAMAHA YS150 FAZER |
1.974 |
1,83% |
2.915 |
2,65% |
-32,28% |
10º |
12º |
HONDA XRE 190 |
1.968 |
1,83% |
1.971 |
1,79% |
-0,15% |
13º |
13º |
YAMAHA XTZ 150 |
1.726 |
1,60% |
2.986 |
2,71% |
-42,20% |
9º |
14º |
YAMAHA XTZ 250 |
1.707 |
1,58% |
1.917 |
1,74% |
-10,95% |
14º |
15º |
YAMAHA NMAX |
1.636 |
1,52% |
1.679 |
1,53% |
-2,56% |
15º |
16º |
YAMAHA YBR 125 |
1.074 |
1,00% |
1.183 |
1,07% |
-9,21% |
17º |
17º |
SHINERAY XY50 |
1.067 |
0,99% |
1.108 |
1,01% |
-3,70% |
18º |
18º |
YAMAHA FLUO 125 |
891 |
0,83% |
14 |
0,01% |
6264,29% |
- |
19º |
HONDA ADV 150 |
817 |
0,76% |
1.266 |
1,15% |
-35,47% |
16º |
20º |
SHINERAY XY125 |
696 |
0,65% |
686 |
0,62% |
1,46% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL MOTOS |
107.737 |
100,00% |
110.080 |
100,00% |
-2,13% |
... |
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