A Porsche acaba de divulgar os números comerciais relacionados aos três primeiros meses de 2022 com leve queda. No balanço, a marca confirma que entregou em todo o mundo aproximadamente 68.426 unidades, o que significa recuo de 5% na comparação com igual período de 2021. A baixa é consequência do momento delicado vivido pelo mercado como um todo, tanto pela questão da pandemia quanto pela crise de insumos que afeta a indústria.
As maiores quedas foram registradas em mercados da América, com declínio de 19%, e em países reunidos na região Ásia/África/Oriente Médio, com uma queda de 10%. Por outro lado, as vendas na Europa foram bastante animadoras e cresceram 18%, totalizando 22.791 unidades entregues.
"Dadas as circunstâncias excepcionais que afetam a indústria automotiva em geral, nossas equipes de vendas e revendedores tiveram um bom desempenho no primeiro trimestre", disse Detlev von Platen, membro do Conselho de Administração de Vendas e Marketing da Porsche AG.
"O ressurgimento do coronavírus em algumas regiões, como a China, combinado com desafios significativos de fornecimento e logística, nos colocou à prova. Ao mesmo tempo, nossos produtos continuam em alta demanda por clientes em todo o mundo - também na Europa, América e China", completou.
Entre os modelos, o carro-chefe foi novamente o SUV Cayenne, que sozinho vendeu cerca de 19.029 unidades. Na sequência vêm o irmão menor Macan, com 18.329 exemplares, seguido pelo elétrico Taycan com 9.470 unidades e pelo icônico 911 com 9.327 exemplares. Completam a lista o Panamera com 7.735 unidades e o Boxster/Cayman com 4.536 entregas.
2021 | 2022 | Diferença | |
---|---|---|---|
Mundo | 71.986 | 68.426 | -5% |
Europa | 19.389 | 22.791 | +18% |
América | 20.468 | 16.644 | -19% |
Ásia-África e Oriente Médio | 32.129 | 28.991 | -10% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche