Corolla Cross se aproxima do Compass nas vendas de março; veja o ranking
Entre modelos maiores, Commander é o preferido pelo 3º mês seguido
Em mais um mês na contramão do mercado brasileiro, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes registrou novo crescimento em março. Com praticamente 15,5 mil emplacamentos registrados na soma das duas categorias, a evolução chegou a mais de 66% em relação a 2021 – em comparação com fevereiro, a alta foi bem menor (+1,3%).
Novamente, é importante destacar que este crescimento tem relação direta com o lançamento de modelos importantes no período, como o Toyota Corolla Cross (4.318), vice-líder entre os modelos médios e que encurtou para cerca de 400 unidades sua desvantagem em relação ao Jeep Compass (4.724), único entre os seis primeiros com resultado inferior ao do ano passado (-9,3%).
Quarto no ranking de fevereiro, o Caoa Chery Tiggo 7 (646) completou o pódio com avanço acima dos 100%, algo que também ocorreu com o Hyundai Tucson (592). Já o Volkswagen Taos segue sem representar ameaça aos primeiros colocados: com apenas 445 unidades, o modelo produzido na Argentina emplacou menos de 10% do líder Compass. Este, aliás, foi o pior resultado desde o seu lançamento (junho/21).
No segundo pelotão, nenhum modelo sequer chegou às 150 unidades – o Ford Bronco Sport, melhor deles, foi o nº 1 para 145 consumidores, apenas 7 a mais do que o Mitsubishi Eclipse Cross (138). Em sua 1ª aparição no ano, o Subaru XV (44) assegurou presença entre os dez primeiros. Atrás do JAC E-JS4 (4), único elétrico do ranking, o Toyota RAV4 (1) foi o lanterna.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
14235 |
4724 |
4607 |
5209 |
41,77% |
41,59% |
2,54% |
-9,31% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
10584 |
4318 |
3788 |
37 |
38,18% |
34,19% |
13,99% |
11570,27% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1908 |
646 |
750 |
255 |
5,71% |
6,77% |
-13,87% |
153,33% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
1641 |
592 |
829 |
258 |
5,23% |
7,48% |
-28,59% |
129,46% |
5º |
VW TAOS |
2074 |
445 |
683 |
0 |
3,93% |
6,17% |
-34,85% |
- |
6º |
FORD BRONCO SPORT |
313 |
145 |
97 |
17 |
1,28% |
0,88% |
49,48% |
752,94% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
421 |
138 |
144 |
157 |
1,22% |
1,30% |
-4,17% |
-12,10% |
8º |
FORD TERRITORY |
265 |
80 |
66 |
90 |
0,71% |
0,60% |
21,21% |
-11,11% |
9º |
PEUGEOT 3008 |
84 |
60 |
11 |
79 |
0,53% |
0,10% |
445,45% |
-24,05% |
10º |
SUBARU FORESTER |
44 |
44 |
0 |
1 |
0,39% |
0,00% |
- |
4300,00% |
11º |
HYUNDAI IX35 |
124 |
38 |
37 |
271 |
0,34% |
0,33% |
2,70% |
-85,98% |
12º |
KIA SPORTAGE |
98 |
29 |
31 |
112 |
0,26% |
0,28% |
-6,45% |
-74,11% |
13º |
SUBARU XV |
95 |
17 |
2 |
0 |
0,15% |
0,02% |
750,00% |
- |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
22 |
15 |
4 |
8 |
0,13% |
0,04% |
275,00% |
87,50% |
15º |
HONDA CR-V |
50 |
9 |
11 |
3 |
0,08% |
0,10% |
-18,18% |
200,00% |
16º |
JAC T60 |
11 |
5 |
2 |
15 |
0,04% |
0,02% |
150,00% |
-66,67% |
17º |
JAC E-JS4 |
31 |
4 |
14 |
0 |
0,04% |
0,13% |
-71,43% |
- |
18º |
TOYOTA RAV4 |
7 |
1 |
2 |
51 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
-98,04% |
32007 |
11310 |
11078 |
6563 |
100,00% |
100,00% |
2,09% |
72,33% |
Já entre os modelos maiores, ninguém consegue destronar o Jeep Commander (1.835) desde dezembro. A vantagem em relação ao Toyota SW4 (1.201) seguiu na casa das 600 unidades. Novamente terceiro colocado, o Caoa Chery Tiggo 8 (543) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro do ano passado (300). Fora do top 5 novamente, o Chevrolet Trailblazer emplacou apenas 80 unidades.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
4932 |
1835 |
1660 |
0 |
43,98% |
39,44% |
10,54% |
- |
2º |
TOYOTA SW4 |
3106 |
1201 |
1016 |
1057 |
28,79% |
24,14% |
18,21% |
13,62% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2091 |
543 |
878 |
623 |
13,02% |
20,86% |
-38,15% |
-12,84% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
651 |
290 |
283 |
254 |
6,95% |
6,72% |
2,47% |
14,17% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
620 |
208 |
228 |
204 |
4,99% |
5,42% |
-8,77% |
1,96% |
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
540 |
80 |
113 |
139 |
1,92% |
2,68% |
-29,20% |
-42,45% |
7º |
VW TIGUAN |
46 |
11 |
22 |
462 |
0,26% |
0,52% |
-50,00% |
-97,62% |
8º |
JEEP WRANGLER |
8 |
2 |
3 |
5 |
0,05% |
0,07% |
-33,33% |
-60,00% |
9º |
FORD EDGE |
1 |
1 |
0 |
3 |
0,02% |
0,00% |
- |
-66,67% |
10º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
15 |
1 |
6 |
0 |
0,02% |
0,14% |
-83,33% |
- |
12010 |
4172 |
4209 |
2747 |
100,00% |
100,00% |
-0,88% |
51,87% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena