Corolla Cross se aproxima do Compass nas vendas de março; veja o ranking
Entre modelos maiores, Commander é o preferido pelo 3º mês seguido
Em mais um mês na contramão do mercado brasileiro, o segmento de SUVs e crossovers médios e grandes registrou novo crescimento em março. Com praticamente 15,5 mil emplacamentos registrados na soma das duas categorias, a evolução chegou a mais de 66% em relação a 2021 – em comparação com fevereiro, a alta foi bem menor (+1,3%).
Novamente, é importante destacar que este crescimento tem relação direta com o lançamento de modelos importantes no período, como o Toyota Corolla Cross (4.318), vice-líder entre os modelos médios e que encurtou para cerca de 400 unidades sua desvantagem em relação ao Jeep Compass (4.724), único entre os seis primeiros com resultado inferior ao do ano passado (-9,3%).
Quarto no ranking de fevereiro, o Caoa Chery Tiggo 7 (646) completou o pódio com avanço acima dos 100%, algo que também ocorreu com o Hyundai Tucson (592). Já o Volkswagen Taos segue sem representar ameaça aos primeiros colocados: com apenas 445 unidades, o modelo produzido na Argentina emplacou menos de 10% do líder Compass. Este, aliás, foi o pior resultado desde o seu lançamento (junho/21).
No segundo pelotão, nenhum modelo sequer chegou às 150 unidades – o Ford Bronco Sport, melhor deles, foi o nº 1 para 145 consumidores, apenas 7 a mais do que o Mitsubishi Eclipse Cross (138). Em sua 1ª aparição no ano, o Subaru XV (44) assegurou presença entre os dez primeiros. Atrás do JAC E-JS4 (4), único elétrico do ranking, o Toyota RAV4 (1) foi o lanterna.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMPASS |
14235 |
4724 |
4607 |
5209 |
41,77% |
41,59% |
2,54% |
-9,31% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
10584 |
4318 |
3788 |
37 |
38,18% |
34,19% |
13,99% |
11570,27% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
1908 |
646 |
750 |
255 |
5,71% |
6,77% |
-13,87% |
153,33% |
4º |
HYUNDAI TUCSON |
1641 |
592 |
829 |
258 |
5,23% |
7,48% |
-28,59% |
129,46% |
5º |
VW TAOS |
2074 |
445 |
683 |
0 |
3,93% |
6,17% |
-34,85% |
- |
6º |
FORD BRONCO SPORT |
313 |
145 |
97 |
17 |
1,28% |
0,88% |
49,48% |
752,94% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
421 |
138 |
144 |
157 |
1,22% |
1,30% |
-4,17% |
-12,10% |
8º |
FORD TERRITORY |
265 |
80 |
66 |
90 |
0,71% |
0,60% |
21,21% |
-11,11% |
9º |
PEUGEOT 3008 |
84 |
60 |
11 |
79 |
0,53% |
0,10% |
445,45% |
-24,05% |
10º |
SUBARU FORESTER |
44 |
44 |
0 |
1 |
0,39% |
0,00% |
- |
4300,00% |
11º |
HYUNDAI IX35 |
124 |
38 |
37 |
271 |
0,34% |
0,33% |
2,70% |
-85,98% |
12º |
KIA SPORTAGE |
98 |
29 |
31 |
112 |
0,26% |
0,28% |
-6,45% |
-74,11% |
13º |
SUBARU XV |
95 |
17 |
2 |
0 |
0,15% |
0,02% |
750,00% |
- |
14º |
CHEVROLET EQUINOX |
22 |
15 |
4 |
8 |
0,13% |
0,04% |
275,00% |
87,50% |
15º |
HONDA CR-V |
50 |
9 |
11 |
3 |
0,08% |
0,10% |
-18,18% |
200,00% |
16º |
JAC T60 |
11 |
5 |
2 |
15 |
0,04% |
0,02% |
150,00% |
-66,67% |
17º |
JAC E-JS4 |
31 |
4 |
14 |
0 |
0,04% |
0,13% |
-71,43% |
- |
18º |
TOYOTA RAV4 |
7 |
1 |
2 |
51 |
0,01% |
0,02% |
-50,00% |
-98,04% |
32007 |
11310 |
11078 |
6563 |
100,00% |
100,00% |
2,09% |
72,33% |
Já entre os modelos maiores, ninguém consegue destronar o Jeep Commander (1.835) desde dezembro. A vantagem em relação ao Toyota SW4 (1.201) seguiu na casa das 600 unidades. Novamente terceiro colocado, o Caoa Chery Tiggo 8 (543) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro do ano passado (300). Fora do top 5 novamente, o Chevrolet Trailblazer emplacou apenas 80 unidades.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
MAR/22 |
FEV/22 |
MAR/21 |
% MAR 22 |
% FEV 22 |
VARIAÇÃO MAR/FEV |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP COMMANDER |
4932 |
1835 |
1660 |
0 |
43,98% |
39,44% |
10,54% |
- |
2º |
TOYOTA SW4 |
3106 |
1201 |
1016 |
1057 |
28,79% |
24,14% |
18,21% |
13,62% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
2091 |
543 |
878 |
623 |
13,02% |
20,86% |
-38,15% |
-12,84% |
4º |
MITSUBISHI PAJERO |
651 |
290 |
283 |
254 |
6,95% |
6,72% |
2,47% |
14,17% |
5º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
620 |
208 |
228 |
204 |
4,99% |
5,42% |
-8,77% |
1,96% |
6º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
540 |
80 |
113 |
139 |
1,92% |
2,68% |
-29,20% |
-42,45% |
7º |
VW TIGUAN |
46 |
11 |
22 |
462 |
0,26% |
0,52% |
-50,00% |
-97,62% |
8º |
JEEP WRANGLER |
8 |
2 |
3 |
5 |
0,05% |
0,07% |
-33,33% |
-60,00% |
9º |
FORD EDGE |
1 |
1 |
0 |
3 |
0,02% |
0,00% |
- |
-66,67% |
10º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
15 |
1 |
6 |
0 |
0,02% |
0,14% |
-83,33% |
- |
12010 |
4172 |
4209 |
2747 |
100,00% |
100,00% |
-0,88% |
51,87% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa
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