O Hyundai Ioniq 5 ganhou três das seis categorias da eleição World Car of the Year 2022, o Carro Mundial do Ano, cujos resultados foram anunciados nesta quarta-feira, 13 de abril, durante a abertura do Salão de Nova York. Realizado desde 2004, o prêmio tem como base o neutro Canadá.
Um júri de jornalistas automotivos se reúne pela internet e nos salões internacionais para eleger os melhores modelos do planeta. Desta vez, foram 102 votantes, de 33 países (incluindo este jornalista que vos escreve). Veja aqui os automóveis que mexeram com as emoções dos jurados, por categoria.
O arrojado Hyundai Ioniq 5 levou o título principal no prêmio mundial do carro do ano. Concorreram na eleição 28 modelos lançados no ano passado. Na rodada final da votação, o Ioniq 5 conseguiu superar outros dois carros 100% elétricos — o "primo" Kia EV6, com quem divide a plataforma, e o norte-americano Ford Mustang Mach-E.
Crossover com 4,63 m de comprimento, o Ioniq 5 pode vir com apenas um motor (na traseira) ou com um motor em cada eixo. É vendido com três opções de bateria, de 58 kWh até 77,4 kWh, e autonomia entre 350 km e 488 km, dependendo da versão. A ideia é tornar a Ioniq uma divisão da Hyundai focada nos elétricos.
Na categoria World Luxury Car, para carros de alto luxo, quem levou a melhor foi o também elétrico Mercedes-Benz EQS. Esse enorme sedã de formas fluidas e muito aerodinâmicas (Cx de 0,20) disfarça bem seus mais de 5,20m de comprimento com um suave caimento do teto na traseira.
Trata-se de uma alternativa aos Classe S. O EQS sai de fábrica em versões com apenas um motor (traseiro) ou com um motor em cada eixo. As configurações mais caras trazem um impressionante telão chamado de Hyperscreen, que vai de uma ponta à outra do painel. No Salão de Munique do ano passado, foi apresentada a versão Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+, com 560 kW (761 cv) de potência. Opcionalmente, o EQS pode sair com sistemas de automação nível 3. Por tudo isso, o EQS sobrepujou os finalistas BMW iX e Genesis GV70.
Na categoria World Performance Car, para modelos esportivos, mais um carro totalmente elétrico levou a melhor: o premiado foi o Audi e-tron GT, que ficou à frente dos finalistas BMW M3/M4 e Toyota GR86/Subaru BRZ - para horror dos devotos de Nossa Senhora da Combustão Interna.
O e-tron GT foi lançado no ano passado como a versão Audi do aclamado Porsche Taycan. Os dois são grandes carros executivos de quatro portas, compartilham a mesma plataforma e cerca de 40% dos componentes. A maior diferença do e-tron GT está no visual assinado pelo polonês Parys Cybulski.
Em sua versão mais braba, a RS, o e-tron GT pode ir de 0 a 100km/h em 3,3 segundos. No Brasil, os preços do modelo giram em torno de R$ 1 milhão.
Aqui, o único não-elétrico premiado: na categoria World Urban Car de 2022 quem levou a melhor foi o Toyota Yaris Cross, que ficou à frente dos também finalistas Volkswagen Taigun (o irmão indiano do nosso T-Cross) e Opel Mokka (parente do atual Peugeot 208).
Fabricado no Japão e na França, o Yaris Cross é um crossover derivado do Yaris de quarta geração - que, por sua vez, nada tem a ver com o modelo homônimo fabricado no Brasil. Com 4,18 m de comprimento, o Yaris Cross é 28 cm mais curto que o Corolla Cross nacional. Tem versões com tração dianteira ou integral, a gasolina ou híbridas.
Com a supremacia absoluta dos elétricos entre os premiados, a categoria World Electric Vehicle of the Year seria até dispensável. Quem levou a melhor, novamente, foi o Hyundai Ioniq 5, seguido pelos finalistas Audi e-tron GT e Mercedes-Benz EQS.
Quem sabe, nas próximas edições, não surge uma categoria para carros autônomos. Vale alertar que, no último IAA, a Hyundai mostrou a versão Robotaxi do Ioniq 5...
Outro prêmio para o Ioniq 5 foi o de melhor desenho do ano. É a primeira vez que uma das marcas do Hyundai Motor Group leva o troféu World Car Design of the Year — os outros finalistas de 2022 foram o Kia EV6 (do mesmo grupo) e o Audi e-tron GT.
Projetistas célebres como Ian Callum, Patrick le Quément e Shiro Nakamura participam do corpo de especialistas que opinam nesta categoria.
Com seus ângulos bem marcados e vincos inusitados, o Ioniq 5 é futurista. limpo e original - apesar de ter como referência a primeira geração do Hyundai Pony (1975–1982). Destaque também para o desenho das lanternas traseiras, faróis e rodas, em um estilo que o fabricante sul-coreano chama de Parametric Pixel (pixel paramétrico).
Não à toa, o belgo-peruano Luc Donckerwolke foi aclamado World Car Person of the Year, a personalidade automotiva do ano. Ex-diretor de estilo de Bentley, Lamborghini, Skoda e Audi, ele herdou o posto de Peter Schreyer como chefe de design "criativo" do Hyundai Motor Group em 2017. Desde então, Donckerwolke vem sendo responsável pelas linhas inovadoras de modelos como o Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6 e o Genesis GV60.
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