Os serviços de entrega por aplicativo com motos normalmente se deslocam em curtos trajetos urbanos. Como resultado da pandemia e da sequência de lockdowns, eles tão cada vez mais em alta. As scooters nunca foram tão populares para tal serviço e, quando você combina isso com uma preocupação crescente com a preservação ambiental, as scooters elétricas são um denominador comum inevitável.
Dito isto, a Barq, uma empresa de mobilidade elétrica sediada em Dubai, criou a Rena Max, uma revolucionária scooter elétrica projetada especificamente para serviços de entrega urbana. Ela usa uma bateria de íons de lítio para alimentar um motor elétrico de 9 kW. Com uma capacidade de 5,6 kWh, ela fornece energia suficiente para uma autonomia de até 150 km antes de precisar ser recarregada.
Além disso, a bateria pode ser facilmente removida e substituída por uma bateria totalmente carregada. A troca leva minutos, o que é semelhante ao reabastecimento de uma scooter à combustão. A Barq afirma que a Rena Max atinge uma velocidade máxima de 96 km/h, o que significa que ela é mais do que capaz de atravessar as ruas da cidade com segurança.
A moto traz uma tela TFT colorida, exibindo todos os dados de pilotagem pertinentes. Há também um tablet de oito polegadas que é especificamente para uso na entrega e faz as vezes de tela de navegação. Os dispositivos móveis, é claro, podem ser conectados via Bluetooth.
Smartphones e outros dispositivos eletrônicos podem ser carregados através de uma porta USB. As mercadorias e alimentos são transportados em bauleto projetado especialmente para entregas, com capacidade de 79 litros. Ela é vendida separadamente e está conectada ao mecanismo de travamento interno da scooter. Além disso, um refrigerador de 9 litros está localizado na frente do motorista, bem como uma caixa de 5 litros de armazenamento integrada à estrutura.
Ian Callum, que também trabalhou nos projetos de inúmeros carros Jaguar, apresentou o projeto para o Rena Max. A carroceria que lembra um caixote retangular é o ponto focal, segurando a roda traseira em um braço oscilante único. Na frente, um garfo telescópico totalmente revestido suporta as funções de suspensão. O cockpit consiste de um guidão plano integrado ao console central da motocicleta e o assento é uma unidade plana, de uma só peça, projetada para o máximo conforto.
Quanto à iluminação, a scooter possui luzes LED completas em toda a volta, garantindo operabilidade a qualquer momento. A caixa superior repousa diretamente atrás do motorista, que repousa os pés em assoalho plano. A produção da Rena Max deverá começar em Dubai no final de 2022. A Barq pretende produzir 50.000 unidades da Rena Max e entregá-las a empresas e indivíduos ao redor do mundo árabe até 2025. Além disso, Barq pretende adotar um modelo de leasing para a scooter, oferecendo a moto por meio de um serviço de assinatura.
Fonte: Motorrad Online
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