Com números de vendas baixíssimos e sem atender as novas normas de emissões do Proconve L7, o Caoa Chery Tiggo 2 dá seu adeus ao mercado brasileiro, apesar de ainda constar no site oficial da marca sino-brasileira. O fim da linha para o primeiro carro da Caoa Chery no país foi confirmado por diversas concessionárias da marca em São Paulo, conforme apurado por Motor1.com.
Em contato com várias revendas da cidade de São Paulo, todas foram unânimes ao afirmar que o Tiggo 2 não tem mais unidades em estoque, que “saiu de linha” e que “o modelo foi substituído pelo Tiggo 3x”. Além disso, as lojas consultadas por Motor1.com afirmaram que o Tiggo 2 teve sua produção encerrada por definitivo em fevereiro, embora algumas delas tenham afirmado que a fábrica em Jacareí (SP) já não fazia o carro desde o final de dezembro de 2021.
Até o momento, o Tiggo 2 era o SUV mais barato da Caoa Chery e o único equipado com motor 1.5 flex aspirado que rende até 115 cv e 14.9 kgfm de torque, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou a transmissão automática de 4 marchas. O motor já com alguns anos nas costas seria um dos motivos para o pequeno SUV deixar o mercado, já que a nova regra de emissões e ruídos do Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares) está valendo desde o dia 1 de janeiro.
Na prática, não seria viável para a montadora atualizar o motor 1.5, já que hoje a marca conta com o 1.0 turbo de 102 cv e 17,1 kgfm mais moderno do Tiggo 3x, fora que as baixas vendas do Tiggo 2 não justificariam tal investimento.
Uma breve consulta na lista da Fenabrave dos carros mais vendidos mostra que o Tiggo 2 estava praticamente “respirando por aparelhos” no mercado. Prova disso é que em janeiro deste ano foram emplacadas 56 unidades, caindo para 32 carros em fevereiro e apenas 10 unidades na parcial de março até o último dia 28. Com isso, o Tiggo 2 vendeu somente 98 unidades, contra 1.809 unidades do Tiggo 3x (acumulado até fevereiro) - seu sucessor natural.
A última vez que o Tiggo 2 vendeu acima das 100 unidades foi em dezembro do ano passado, quando foram comercializadas 158 unidades. Em 2021 o pequeno SUV vendeu o total de 4.123 unidades, ficando já atrás do Tiggo 3x que teve 4.676 carros emplacados – e isso com apenas seis meses de mercado, pois o modelo havia chegado nas lojas somente em junho daquele ano.
Baseado no antigo Celer e lançado em 2018, o Tiggo 2 foi o primeiro carro da fase Caoa Chery, momento em que a marca chinesa e a empresa brasileira fizeram a fusão no Brasil. Até podemos considerar um modelo de transição, pois a Chery já trabalhava para lançar o crossover no país, que inclusive teria sido adiado para que o Grupo Caoa pudesse colocar os engenheiros para fazer algumas alterações no veículo.
Quem consultar o site da montadora, ainda encontrará o Tiggo 2 no configurador nas versões Look manual (R$ 84.990), Look automático (R$ 90.990) e ACT automático (R$ 96.990). Mas esqueça, o SUV mais barato agora é o Tiggo 3x que parte de R$ 105.490.
A equipe do Motor1.com tentou contato com a Caoa Chery para obter uma posição oficial sobre o futuro do Tiggo 2 (que está praticamente selado), mas até o momento a marca não se pronunciou. Tão logo ocorra, a nota será atualizada por aqui.
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