Um dos lançamentos da Hyundai para este ano, embora a fabricante ainda não fale a respeito, é o HB20 2023. O hatchback ganhará uma reestilização, como falamos quando o carro apareceu em testes no Brasil pela primeira vez. E não é só aqui que o compacto está realizando o seu desenvolvimento, pois agora foi visto rodando na Europa, aproveitando que algumas regiões ainda estão com um pouco de neve.
O protótipo está bem coberto, usando o mesmo esquema da unidade que vimos no Brasil. Isto significa que é difícil ver qualquer elemento de design que não já não tenhamos notado anteriormente. Sabemos que terá uma nova grade dianteira, inspirada no i20 europeu, faróis redesenhados e novos para-choques. Até as lanternas devem mudar, acabando de vez com os dois pontos polêmicos sobre o carro.
Por ser um protótipo inicial, até o interior pode ser mais do modelo atual do que da versão reestilizada. Podemos esperar algumas coisas vindas do novo Creta, como o volante com novo desenho e a multimídia atualizada com tela de 8". É possível que receba novos equipamentos de segurança na versão topo de linha, principalmente agora que mais rivais apostam nestes itens.
O que não deve mudar é a motorização. A Hyundai já tirou o 1.6 aspirado de linha, assim o hatch manterá o 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm nas versões mais baratas, disponível somente com a transmissão manual de 5 marchas. As versões mais caras utilizam o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto o câmbio pode ser um manual ou automático, ambos de 6 posições.
A geração atual do Hyundai HB20 foi lançada em 2019. Na ocasião, foi muito criticada por seu design e a marca até fez algumas alterações para suavizar suas linhas, como adotar uma grade preta em todas as versões. A reestilização teria sido uma forma de responder às críticas mais rapidamente, ainda que o carro já esteja vendendo bem - foi o carro de passeio mais vendido do ano passado e liderou o segmento.
Considerando que já roda no Brasil há alguns meses, o Hyundai HB20 2023 deve ser lançado na segunda metade de 2022. Ainda não vimos o sedã HB20S em testes, mas é seguro esperar que a reestilização também seja aplicada a ele. Além da dupla de entrada, a marca sul-coreana ainda prepara o Creta N-Line, versão com design esportivado do SUV compacto.
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor 1.0 turbo da Hyundai recebe atualização para novas normas de emissões
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026