Em março de 2021, a Renault anunciou o investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil para a atualização de sua linha. A promessa era o lançamento de cinco modelos e mais dois elétricos até o segundo semestre de 2022. Com a picape Oroch, nas próximas semanas, e o Kwid E-Tech elétrico, já confirmado pela marca francesa, esse ciclo estará concluído.
Na época, ainda se falava sobre os novos Sandero e Logan, mas que foram cancelados meses depois. Logo em seguida do anúncio, os primeiros lançamentos começaram. O primeiro, a reestilização do Zoe E-Tech já se colocava como o primeiro elétrico dos dois prometidos, ciclo que deve se encerrar ainda neste semestre com o Kwid E-Tech elétrico, que roda já em testes finais no Brasil - veja nosso flagra exclusivo.
Em julho, a Renault apresentou o Captur reestilizado. Além do visual, o SUV foi o primeiro a carregar o motor 1.3 turbo TCe, por enquanto importado da Espanha e que será produzido no Brasil em um segundo momento para a demanda local. Ao mesmo tempo, já rodava com camuflagem a picape Oroch, que se separará do Duster, e que será apresentado nas próximas semanas.
Em janeiro deste ano, o Kwid foi reestilizado e adotou melhorias mecânicas, além dos controles de tração e estabilidade em todas as versões, e ainda assim se manteve com o modelo mais barato do nosso mercado, o único abaixo dos R$ 60 mil em sua versão Zen. Ao mesmo tempo, a marca já confirmada o Kwid E-Tech elétrico para nosso mercado. No mesmo mês, chega a nova geração da van Master, importante modelo na estratégia de comerciais.
Em fevereiro, o Duster recebe o motor 1.3 turbo, atuando no topo da linha do SUV e suprindo um antigo pedido dos consumidores pela motorização maior nesta geração do Duster, até então apenas com o 1.6 aspirado. Temos então os 5 lançamentos e os 2 elétricos prometidos até o fim do semestre: Zoe, Captur, Kwid, Master, Oroch e Kwid E-Tech elétrico.
A Renault já anunciou sua nova fase no Brasil. A marca prepara a planta de São José dos Pinhais (PR) para a produção da plataforma CMF-B, a modular do grupo Nissan-Renault, e que dará origem a um novo SUV - provavelmente na mesma receita do Fiat Pulse, um modelo compacto para atuar abaixo do Duster, que usará o novo motor 1.0 turbo que também faz parte deste ciclo de investimento.
Este carro já roda em testes, como flagrado, usando como base o Dacia Stepway, a versão aventureira do mesmo Sandero que foi cancelado no ano passado para nosso mercado. Toda essa estratégia faz parte de uma mudanças de rumos da Renault, focando em modelos com maior valor agregado e menos volume, algo global.
Em eletrificados, ainda terão a versão elétrica da Master e o Megane E-Tech elétrico este ano e, em 2023, o SUV Arkana, importado em sua versão híbrida da Coréia do Sul. Serão anos agitados na Renault, após algum tempo quieta.
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